You are currently viewing ARTE – DIVERSIDADE E FOTOGRAFIA

ARTE – DIVERSIDADE E FOTOGRAFIA

Olá, educando (a)! Esta videoaula de ARTE foi veiculada na TV no dia 19/08/2021 (Quinta-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

NA VIDEOAULA DE HOJE ESTUDAREMOS SOBRE A IMPORTÂNCIA DO RESPEITO À DIVERSIDADE. SIM! A DIFERENÇA NOS ENRIQUECE E O RESPEITO NOS UNE! VOCÊ É UM SER ÚNICO E SUAS CARACTERÍSTICAS FÍSICAS DEVEM SER RECONHECIDAS POR VOCÊ E ACEITAS PELOS OUTROS. VEREMOS QUE A FOTOGRAFIA É UMA REPRESENTAÇÃO ARTÍSTICA DA REALIDADE MUITO PRESENTE EM NOSSO COTIDIANO E, PARA TIRAR UMA BOA FOTO, O ARTISTA USA ALGUMAS TÉCNICAS, COMO O ENQUADRAMENTO.

ASSISTA A VIDEOAULA ABAIXO COM O TEMA: DIVERSIDADE, CULTURA E REPRESENTAÇÃO FOTOGRÁFICA.

Arte | Turma D | 4 Ano | Ciclo da Infância

Olá criança, tudo bem com você? O mundo é repleto de diversidade: convivemos com pessoas muito diferentes de nós e, para uma boa convivência, o respeito é fundamental.  As pessoas possuem traços e marcas que as tornam únicas, o que faz com que tenhamos uma imensa riqueza. Na videoaula, abordaremos também uma forma de arte muito interessante e presente em nossa vida: a fotografia. Como é legal pegar a máquina fotográfica e sair registrando pessoas ou imagens, não é mesmo? Mas para aprimorar os resultados, os artistas usam algumas técnicas, como o enquadramento. Vamos lá? Já pegou seu material? Sua participação é fundamental!

ATIVIDADE – 1

Observe a obra de arte “Humanae (Work in progress)” já comentada em nossa videoaula”.

Humanæ, 2012 (trabalho em andamento) por Angélica Dass

Disponível: https://www.portrait.gov.au/magazines/62/colour-by-numbersAcesso em: 24/05/2021

A fotografia conectou pessoas com características variadas em uma imagem. Inspirado nessa obra, observe as características das pessoas da sua família e faça uma releitura no quadro abaixo. Não se esqueça de valorizar as diferenças em sua representação. Utilize a tabela abaixo para a sua representação.










ATIVIDADE – 2

A obra “Flicts” do escritor Ziraldo fala de uma cor diferente que não consegue fazer parte de nenhum grupo de cores. Com o passar da narrativa, ele entende que todas as cores (e pessoas), por mais diferentes que sejam, têm seu lugar no mundo. Acompanhe essa história no vídeo:

#FiqueEmCasaJundiaí | Quarentena de Histórias – Flicts

Nessa proposta de atividade, observe-se em um espelho e perceba suas características como, por exemplo, se em seu corpo há cicatrizes, pintas ou outras marcas que o (a) tornam diferentes de outras pessoas. Analise qual a parte de seu corpo que você mais gosta e verifique quais são os tipos de texturas que existem em seu corpo. Veja seu cabelo, suas unhas, pele e traços de seu rosto.

Caso tenha uma máquina fotográfica ou um aparelho celular com essa função, registre as partes do seu corpo que você observou. Caso não tenha, faça um desenho representando as suas observações.

ATIVIDADE – 3

Visite o Museu da Fotografia e conheça o rico acervo e a história das representações fotográficas.

Você conhece algum fotógrafo? Caso tenha  oportunidade de ter o contato com esse profissional, em algum momento, pergunte sobre o que mais lhe fascina no universo da fotografia e as maiores dificuldades ao exercer o seu trabalho. Não deixe de registrar suas impressões.

RELEMBRANDO !

DIVERSIDADE.

CULTURA.

REPRESENTAÇÃO FOTOGRÁFICA.


Ciclo da infância: Habilidade estruturante Habilidades complementares 
(GO-EF04AR01-A) Apontar, relacionar, compreender, explorar, representar e criar, criticamente, formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, locais, regionais e nacionais, desenvolvendo a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar, bem como valorizar o repertório imagético do cotidiano individual e coletivo, fortalecendo o respeito às diferenças sociais e compreendendo-se enquanto sujeito atuante na sociedade.
(GO-EF04AR03-A) Conhecer, reconhecer, analisar e valorizar a influência das distintas matrizes estéticas e culturais das artes visuais nas manifestações artísticas locais, regionais, nacionais e universais, bem como produzir artisticamente, a partir das obras dos artistas estudados, relacionando-os aos contextos pessoais e sociais presentes na vida cotidiana, de forma reflexiva e investigativa. 
(GO-EF04AR04-A) Reconhecer, distinguir, explorar e empregar diferentes formas de expressão artística em criações autorais, tais como: desenhos, croquis, maquetes, pinturas, gravuras, colagens, HQ, dobraduras, esculturas, modelagens, instalações, vídeos, fotografias, performances, fazendo uso sustentável de materiais, suportes, objetos, ferramentas, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais, como componentes fundamentais para ampliar as experiências artísticas e o seu repertório imagético nas produções em contexto.