Esta proposta de atividade de Arte, é destinada a estudantes de 5º ano do Ensino Fundamental
Na atividade 7, Dialogamos sobre museus abertos como o Beco da Codorna e Museu Aberto de Esculturas do Setor Universitário, falamos ainda de tipos distintos de Museus.
“Eu não pinto as coisas como as vejo, mas sim como as penso.”
Pablo Picasso
Questão 1
É possível fazer uma relação entre a frase do artista Pablo Picasso e a Obra de Leonardo Mareco?
Se sim, registre por escrito em seu material qual a relação estabelecida entre ambos e sua percepção inicial ao olhar para a imagem da obra de Mareco.
Questão 2
Qual ou quais são as suas percepções e sentimentos ao parar em frente a uma obra de Arte ao observá-la por alguns minutos, com calma?
Para responder esta questão e ampliar nosso repertório cultural e nossas experiências artísticas, a segunda parte da atividade de hoje compreende visitar um espaço artístico diferente, A Vila Cultural Cora Coralina.
Mas vocês também podem visitar outro Museu de Arte em espaço fechado.
Atenção: Com um celular e a ajuda de um responsável, registre uma obra que lhe chamou mais a atenção. Resgate também a foto da atividade anterior, para que seja possível responder às próximas questões .
Veja sugestões de lugares na parte inferior da atividade.
Questão 3
Quais reflexões e observações foram possíveis de fazer? Portanto agora é sua vez, vamos refletir e registrar por escrito em seu material:
a – Foi possível estabelecer relações e/ou comparações entre os espaços abertos e fechados de Arte, bem como das obras, elementos e técnicas usadas pelos artistas?
b – Em qual ambiente você se sentiu mais à vontade e porque?
c – Quais obras lhe proporcionaram mais sentimentos, do espaço aberto ou fechado?
d – Quais sentimentos foram esses (espanto, admiração, tristeza, alegria, angústia…)
e – Quais técnicas e elementos lhe chamou mais a atenção? Você se lembra do nome do artista?
Professor (a), você pode acessar o material desta aula em documentos de texto e PowerPoint na aba: Proposta Didática ou pelo link a seguir: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-arte-5a-serie/
Para Saber Mais
Lista de alguns espaços culturais de Goiânia
Museu de Arte de Goiânia (MAG)
Endereço: Rua 1, nº 605, Bosque dos Buritis, S. Oeste.
Centro de Fotografia Contemporânea
Endereço: Rua 77 37 85 Quadra Centro, Goiânia, Goiás 74055-090 Brasil
Museu de Arte Contemporânea de Goiás
Endereço: Av. Deputado Jamel Cecílio, Qd. Gleba, n°4.490 – Setor Fazenda Gameleira, Goiânia – GO, 74884-801
Centro Audiovisual / Museu do Índio
Endereço: Alameda Leopoldo de Bulhões, Rua L-1, 4 – s/n quadra 3 – St. Pedro Ludovico, Goiânia – GO, 74820-060
Componente Curricular | Arte |
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento | (GO-EF05AR07-A) Reconhecer, explorar e habituar-se a frequentar espaços do sistema das artes visuais, tais como: museus, espaços culturais, centros culturais, fundações, ateliês de artistas e artesãos, desenvolver o sentido de pertencimento a uma cultura, aprender de forma significativa as relações entre o sujeito e as experiências em artes visuais, ampliar o seu repertório imagético, estético, o pensamento crítico e sensível. (GO-EF05AR26) Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais, tais como: multimeios, animações, jogos eletrônicos, gravações em áudio e vídeo, fotografia, softwares, nos processos de criação e interação artística, estabelecendo relações e diálogos contextualizados, aproximando realidades distintas. |
Referência | Documento Curricular para Goiás – Ampliado – Cortes Temporais.pdf. Disponível em: https:/sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/ Documento Curricular para Goiás Ampliado_vol II.pdf. Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Arte: conceitos, modalidades, estéticas, funções e estados, Material de Apoio. 2021 Disponível em: https://app.planejativo.com/ver-aula/478/material-de-apoio/resumo/artes-e-ed-fisica/arte-conceitos-modalidades-esteticas-funcoes-e-estados#:~:text=Fun%C3%A7%C3%B5es%20da%20arte&text=A%20arte%20estimula%20a%20percep%C3%A7%C3%A3o,os%20horizontes%20de%20cidad%C3%A3os%20marginalizados. Acessado em 09/08/2022 |