You are currently viewing Arte – Dialogando sobre Dança

Arte – Dialogando sobre Dança

Esta proposta de atividade de Arte, é destinada a estudantes de 1º ano do Ensino Fundamental.

VOCÊ SABIA QUE DESDE AS CIVILIZAÇÕES ANTIGAS A DANÇA JÁ EXISTIA?

Imagem autoral. Canva.com

ANTIGAMENTE, AS PESSOAS DANÇAVAM PARA HONRAR OS DEUSES! 

MAS, AINDA HOJE AS DANÇAS RELIGIOSAS EXISTEM? SIM, É VERDADE! 

COM O TEMPO, MUITOS TIPOS DIFERENTES DE DANÇA FORAM SURGINDO, CADA UM COM SUA MÚSICA E JEITINHO ESPECIAL. VOCÊ JÁ OUVIU FALAR DE BALÉ CLÁSSICO? É UMA DANÇA MUITO BONITA, ONDE AS BAILARINAS USAM ROUPAS LINDAS E FAZEM MOVIMENTOS GRACIOSOS! E O BREAKDANCE, JÁ OUVIU FALAR? É UMA DANÇA CHEIA DE ENERGIA, COM PASSOS ACROBÁTICOS E MUITA MÚSICA LEGAL!

TEM TAMBÉM A DANÇA CONTEMPORÂNEA, QUE MISTURA VÁRIOS ESTILOS E CRIAÇÕES. A DANÇA DO VENTRE, QUE É CHEIA DE MOVIMENTOS SUAVES E DELICADOS! 

AH, E NÃO PODEMOS ESQUECER DO FORRÓ, DO FUNK E TANTOS OUTROS ESTILOS QUE NOS FAZEM QUERER DANÇAR!

ENTÃO, QUE TAL APRECIAR, REFLETIR E CONVERSAR SOBRE ESSA ARTE TÃO MARAVILHOSA QUE É A DANÇA? VAMOS TODOS JUNTOS CELEBRAR ESSA RIQUEZA DE MOVIMENTOS E FILHOS QUE NOS FAZEM TÃO FELIZES!

QUESTÃO 1

QUANDO FALAMOS EM DANÇA O QUE VEM A MENTE?

QUANDO SE DIZ QUE ALGUÉM É BAILARINO O QUE VOCÊ IMAGINA?

VEJA O VÍDEO PARA REFLETIR:

UMA COREOGRAFIA ORIGINAL DE SADECK WAFF. Paris 2024. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=XCdsIkQqAmE

QUESTÃO 2

AGORA VAMOS VER DOIS VÍDEOS DE COREOGRAFIAS INFANTIS E ANALISÁ-LAS

Projeto de arte “Céu” coreografia: “Borboletas”. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=MaFTOMxKErY

Estrela feliz. Coreografia: Dança Crocodilos famintos estrela festival de inverno. Disponível em: www.youtube.com/watch?v=H-tOrq0CXT8

O QUE MAIS LHE CHAMOU A ATENÇÃO NAS COREOGRAFIAS ACIMA?

QUESTÃO 3

RESPONDA A PARTIR DAS OBSERVAÇÕES FEITAS NOS 3 VÍDEOS ACIMA.

MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA

(A) SÓ CRIANÇAS PODEM DANÇAR

(B) TODOS PODEM DANÇAR

(C) SÓ MULHERES DANÇAM

(B) SÓ HOMENS DANÇAM

QUESTÃO 4

RESPONDA A PARTIR DAS OBSERVAÇÕES FEITAS NOS 3 VÍDEOS ACIMA.

MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA, QUAL A FUNÇÃO DA DANÇA

(A) DIVERTIR  

(B) EXERCITAR 

(C) CELEBRAR 

(B) TODOS AS ALTERNATIVAS ANTERIORES

QUESTÃO 5

PARA FINALIZAR, DIALOGUE COM OS COLEGAS:

A –  QUAIS AS PREFERÊNCIAS DE VOCÊS EM RELAÇÃO A DANÇA? PODERÁ SURGIR PREFERÊNCIAS E GOSTOS DIFERENTES DOS SEUS, PORTANTO RESPEITE (SEM PRECONCEITO), AS EXPERIÊNCIAS PESSOAIS.

B – A PARTIR DOS VÍDEOS ACIMA APRECIADOS, EM DANÇA HÁ A POSSIBILIDADE DE  ASSEGURAR O ACESSO E A EXPERIÊNCIA A TODOS INDEPENDENTE DE GÊNERO, TIPO FÍSICO E DEMAIS DIVERSIDADES?

SUSGESTÃO

APÓS AS REFLEXÕES DIALOGADAS NESTA ATIVIDADE, A TURMA PODERÁ CRIAR MOVIMENTOS E COREOGRAFIAS A PARTIR DE MÚSICAS E ESTÓRIAS DE SUAS PREFERÊNCIAS EM DUPLAS, GRUPOS OU TODOS DA TURMA.

SABER MAIS

Leia: O corpo perfeito pra dança de Estúdio de Dança Bruna Viana. Disponível em:https://www.brunaviana.com.br/post/o-corpo-perfeito-pra-dan%C3%A7a

Diversidade na Dança – Ariadiny Cândido. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=wVxQrxA6V-8>


Autoria: Ariadiny Cândido Morais
Formação:Pedagoga e Mestre em educação
Componente Curricular:Arte
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento:
Processos de Criação: Corpo dançante: eu/outro, individual/coletivo, fomentando os processos identitários, subjetivos, simbólicos e imaginativos


(GO-EF01AR12) Discutir com respeito e sem preconceito, as experiências pessoais e coletivas vivenciadas em dança que se referem a padrões corporais, estereótipos, diversidade, acessibilidade, dentro e fora da instituição escolar, como fonte para a construção de vocabulários e repertórios próprios.



Referência: 
Documento Curricular para Goiás – Ampliado – Cortes Temporais.pdf. Disponível em: https:/sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/ 

Documento Curricular para Goiás Ampliado_vol II.pdf. Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. 

VIANA, Bruna.  O corpo perfeito para dança. Estúdio de Dança Bruna Viana. Disponível em: https://www.brunaviana.com.br/post/o-corpo-perfeito-pra-dan%C3%A7a. Acessado em: 28/10/2022.