Esta proposta de atividade de Arte, é destinada a estudantes de 1º ano do Ensino Fundamental.
VOCÊ SABIA QUE DESDE AS CIVILIZAÇÕES ANTIGAS A DANÇA JÁ EXISTIA?
ANTIGAMENTE, AS PESSOAS DANÇAVAM PARA HONRAR OS DEUSES!
MAS, AINDA HOJE AS DANÇAS RELIGIOSAS EXISTEM? SIM, É VERDADE!
COM O TEMPO, MUITOS TIPOS DIFERENTES DE DANÇA FORAM SURGINDO, CADA UM COM SUA MÚSICA E JEITINHO ESPECIAL. VOCÊ JÁ OUVIU FALAR DE BALÉ CLÁSSICO? É UMA DANÇA MUITO BONITA, ONDE AS BAILARINAS USAM ROUPAS LINDAS E FAZEM MOVIMENTOS GRACIOSOS! E O BREAKDANCE, JÁ OUVIU FALAR? É UMA DANÇA CHEIA DE ENERGIA, COM PASSOS ACROBÁTICOS E MUITA MÚSICA LEGAL!
TEM TAMBÉM A DANÇA CONTEMPORÂNEA, QUE MISTURA VÁRIOS ESTILOS E CRIAÇÕES. A DANÇA DO VENTRE, QUE É CHEIA DE MOVIMENTOS SUAVES E DELICADOS!
AH, E NÃO PODEMOS ESQUECER DO FORRÓ, DO FUNK E TANTOS OUTROS ESTILOS QUE NOS FAZEM QUERER DANÇAR!
ENTÃO, QUE TAL APRECIAR, REFLETIR E CONVERSAR SOBRE ESSA ARTE TÃO MARAVILHOSA QUE É A DANÇA? VAMOS TODOS JUNTOS CELEBRAR ESSA RIQUEZA DE MOVIMENTOS E FILHOS QUE NOS FAZEM TÃO FELIZES!
QUESTÃO 1
QUANDO FALAMOS EM DANÇA O QUE VEM A MENTE?
QUANDO SE DIZ QUE ALGUÉM É BAILARINO O QUE VOCÊ IMAGINA?
VEJA O VÍDEO PARA REFLETIR:
QUESTÃO 2
AGORA VAMOS VER DOIS VÍDEOS DE COREOGRAFIAS INFANTIS E ANALISÁ-LAS
O QUE MAIS LHE CHAMOU A ATENÇÃO NAS COREOGRAFIAS ACIMA?
QUESTÃO 3
RESPONDA A PARTIR DAS OBSERVAÇÕES FEITAS NOS 3 VÍDEOS ACIMA.
MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA
(A) SÓ CRIANÇAS PODEM DANÇAR
(B) TODOS PODEM DANÇAR
(C) SÓ MULHERES DANÇAM
(B) SÓ HOMENS DANÇAM
QUESTÃO 4
RESPONDA A PARTIR DAS OBSERVAÇÕES FEITAS NOS 3 VÍDEOS ACIMA.
MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA, QUAL A FUNÇÃO DA DANÇA
(A) DIVERTIR
(B) EXERCITAR
(C) CELEBRAR
(B) TODOS AS ALTERNATIVAS ANTERIORES
QUESTÃO 5
PARA FINALIZAR, DIALOGUE COM OS COLEGAS:
A – QUAIS AS PREFERÊNCIAS DE VOCÊS EM RELAÇÃO A DANÇA? PODERÁ SURGIR PREFERÊNCIAS E GOSTOS DIFERENTES DOS SEUS, PORTANTO RESPEITE (SEM PRECONCEITO), AS EXPERIÊNCIAS PESSOAIS.
B – A PARTIR DOS VÍDEOS ACIMA APRECIADOS, EM DANÇA HÁ A POSSIBILIDADE DE ASSEGURAR O ACESSO E A EXPERIÊNCIA A TODOS INDEPENDENTE DE GÊNERO, TIPO FÍSICO E DEMAIS DIVERSIDADES?
SUSGESTÃO
APÓS AS REFLEXÕES DIALOGADAS NESTA ATIVIDADE, A TURMA PODERÁ CRIAR MOVIMENTOS E COREOGRAFIAS A PARTIR DE MÚSICAS E ESTÓRIAS DE SUAS PREFERÊNCIAS EM DUPLAS, GRUPOS OU TODOS DA TURMA.
SABER MAIS
Leia: O corpo perfeito pra dança de Estúdio de Dança Bruna Viana. Disponível em:https://www.brunaviana.com.br/post/o-corpo-perfeito-pra-dan%C3%A7a
Autoria: | Ariadiny Cândido Morais |
Formação: | Pedagoga e Mestre em educação |
Componente Curricular: | Arte |
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento: Processos de Criação: Corpo dançante: eu/outro, individual/coletivo, fomentando os processos identitários, subjetivos, simbólicos e imaginativos | (GO-EF01AR12) Discutir com respeito e sem preconceito, as experiências pessoais e coletivas vivenciadas em dança que se referem a padrões corporais, estereótipos, diversidade, acessibilidade, dentro e fora da instituição escolar, como fonte para a construção de vocabulários e repertórios próprios. |
Referência: | Documento Curricular para Goiás – Ampliado – Cortes Temporais.pdf. Disponível em: https:/sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/ Documento Curricular para Goiás Ampliado_vol II.pdf. Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. VIANA, Bruna. O corpo perfeito para dança. Estúdio de Dança Bruna Viana. Disponível em: https://www.brunaviana.com.br/post/o-corpo-perfeito-pra-dan%C3%A7a. Acessado em: 28/10/2022. |