You are currently viewing Arte – Dança
Scene with many children dancing in the park illustration

Arte – Dança

Esta proposta de atividade de Arte, é destinada a estudantes de 3º ano do Ensino Fundamental.

Você gosta de movimentar o corpo? 

E de dançar?

Parque desenho vetor criado por brgfx – br.freepik.com</a> <ahref=’https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/parque-desenho‘> 

A dança

Houve um tempo em que nossos ancestrais se comunicavam com movimentos graciosos, como os passos de uma dança! 

Podemos dizer que a dança era como uma conversa sem palavras, onde os corpos se expressavam e eram compreendidos por meio das emoções.

Hoje em dia, dançar ainda pode ser como nos séculos atrás, como eles faziam! Não precisamos de uma música especial ou de um lugar específico. Basta sentirmos vontade e deixarmos nosso corpo seguir o ritmo que vem de dentro.

Ao longo dos anos, a dança foi ficando mais complexa com várias modalidades (sapateado, dança de rua, samba, jazz, ballet…). Ou seja, foi aprimorando seus movimentos tornando tudo ainda mais bonito de se viver e apreciar. 

O mais importante é sermos criativos! 

Podemos inventar nossos próprios passos e nos divertir muito. Então, que tal explorarmos nossa criatividade e dançarmos juntos? 

Chame os colegas e vamos nos mexer, balançar e descobrir novas formas de expressar alegria e diversão!

Questão 1

É necessário para dançar

(A) ritmo, horário e um professor

(B) lugar específico e uma música 

(C) ritmo, vontade e expressão

(D) ser jovem e ter uma coreografia

Questão 2

Sobre a dança, podemos dizer que

(A) somente jovens praticam

(B) qualquer pessoa pode praticar 

(C) faz mal às pessoas idosas

(D) não faz bem à saúde

Questão 3

Vamos para a prática?

Com os colegas, em círculo e de pé, vamos quebrar o gelo com uma pequena sequência de mímicas para pensarmos os movimentos/corpo e esquentar.

O professor(a) ou o adulto mais próximo, deve dizer no ouvido de uma criança uma ação  a ser representada e os outros que estão vendo devem adivinhar.

Lista de ações (sugestão)

lavar louçavarrer a casa
tomar banhoouvir música
dançarfazer exercício

Questão 4

Vamos dançar?

Para dançar só precisamos de vontade. Soltar o corpo e perceber o ritmo são parte do processo. Não é necessário uma coreografia, nem hora ou lugar, às vezes também não é preciso música.

Escolha uma das três músicas abaixo para dançar com os colegas ou familiares.
Dança Da Imitação – Caninópolis.

Canal Caninópolis “DANÇA DA IMITAÇÃO – CANINÓPOLIS”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=iIkk2hVajZQ> Acesso em: 23 Jun 2022.

A Dança Do Movimento – Músicas e Canções para Crianças – O Reino Infantil

Canal O Reino Infantil “A Dança do Movimento – Músicas e Canções para Crianças”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Fj_GFtYc8-c>. Acesso em: 23 Jun 2022


Palavra Cantada | Ciranda Dos Bichos

Canal Palavra Cantada Oficial “Palavra Cantada | Ciranda dos Bichos”. Disponível em: <https://youtu.be/po-Xc2Yh7Ck>. Acesso em: 23 Jun 2022.

Questão 5

Ao longo dos anos, a performance/rendimento do corpo foram aprimorados, elevando os níveis de qualidade técnica, a dança foi marcada pelos movimentos repetitivos elaborados.

Por fim, vamos explorar nossa criatividade e pensar nos movimentos que podemos ou não repetir. 

Escolha uma das duas músicas abaixo ou uma que goste e dance, mas tente perceber o ritmo e movimentos que você acha que combinam com a música.

Palavra Cantada | Trem de Brincar

Canal Palavra Cantada Oficial “Palavra Cantada | Trem de Brincar”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Tk98GCjEWNk> Acesso em: 23 Jun 2022.

Palavra Cantada | Sai Preguiça

Canal Palavra Cantada Oficial “Palavra Cantada | Sai Preguiça”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=bgjcGsKIQN0> . Acesso em: 23 Jun 2022.

Divirtam-se!!!

Saber Mais

Dança: Linguagem do Corpo, Autor: Ruth Regina Melo De Lima. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=28120>


Autoria:Ariadiny Cândido Morais
Formação:Pedagoga e Mestre em Educação.
Componente Curricular:Arte
Objetivos:
Contextos e Práticas: Manifestações das danças tradicionais, sociais e contemporâneas Repertório corporal Produção goiana e seus contextos

Elementos da Linguagem: Espaço, ritmos e tempo
Ações corporais Explorações plurais e multissensoriais
Habilidades:
(GO-EF03AR08-A) Conhecer, reconhecer e experimentar diversas manifestações das danças tradicionais, sociais e contemporâneas, cultivando a percepção, o imaginário, a dimensão brincante e a capacidade de simbolizar e ampliar o repertório corporal, valorizando a produção goiana e seus contextos.


(GO-EF03AR10-A) Ampliar as experiências de movimento potencializadas por explorações plurais e multissensoriais, na relação com as diferentes formas de orientação no espaço e ritmos de movimento. Vivenciar diversas ações corporais no tempo/espaço e na interação com objetos.
Referencial: Documento Curricular para Goiás – Ampliado – Cortes Temporais.pdf. Disponível em: https:/sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/ 

Documento Curricular para Goiás Ampliado. Vol II.pdf. Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. 

BRANCHES, Neiva Santana R e VIEIRA, Luiz Carlos Rabel. A dança no ensino fundamental de 1º ao 5º ano. Disponível em: <https://efdeportes.com/efd195/a-danca-no-ensino-fundamental.htm> Acessado em 10/06/2022.