You are currently viewing Arte/Dança – Registro de Dança

Arte/Dança – Registro de Dança

Esta proposta de atividade de ARTE/DANÇA é destinada aos estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental.

Disponível em https://depositphotos.com/br/model/172030438.html?qview=172068222 Acesso em 31, jan. 2023.

Registro de Dança

A videodança é uma forma de expressão artística que combina a linguagem da dança com a linguagem cinematográfica, resultando em uma fusão de movimento, imagem e som. Essa modalidade artística oferece possibilidades inovadoras para a criação e documentação do registro de dança, transformando a maneira como percebemos e interagimos com a expressão corporal.

Disponível em https://commons.wikimedia.org/wiki/File:%22C%C3%A9u_na_Boca%22_Quasar_Cia_de_Dan%C3%A7a_%286928683628%29.jpg Acesso em 31, jan. 2023.

O registro de dança, no contexto da videodança, não se limita apenas à documentação visual dos movimentos coreográficos. Ele se estende para além da simples gravação, incorporando elementos cinematográficos como enquadramentos, ângulos de câmera, edição e trilha sonora. Essa abordagem ampliada permite que os criadores explorem narrativas visuais, criem atmosferas emocionais e brinquem com a percepção do espectador de uma forma que vai além das possibilidades do palco tradicional.

Disponível em https://pixabay.com/pt/photos/dan%C3%A7arino-mulher-garota-bailarina-1489686/ Acesso em 31, jan. 2023.

Ao associar o registro de dança à videodança, os artistas têm a oportunidade de explorar novas formas de contar histórias por meio do corpo em movimento. A câmera se torna um instrumento coreográfico adicional, possibilitando a captura de detalhes e perspectivas que podem escapar a uma plateia ao vivo.

Disponível em https://www.flickr.com/photos/vivadancafestival/48351670436/ Acesso em 31, jan. 2023.

Além disso, a videodança permite que a dança seja acessível a um público mais amplo, rompendo as barreiras geográficas e temporais. As performances podem ser gravadas, editadas e compartilhadas online, alcançando espectadores em todo o mundo. Isso não apenas democratiza o acesso à dança, mas também oferece uma plataforma para a experimentação e colaboração entre artistas de diferentes disciplinas.

O conceito de registro de dança associado à videodança destaca a evolução constante das formas de expressão artística, explorando a interseção entre o físico e o visual. Essa abordagem inovadora oferece novas perspectivas sobre a dança, desafiando as convenções tradicionais e convidando o público a mergulhar em um universo rico em possibilidades estéticas e emocionais.

Disponível em https://pixabay.com/pt/photos/jovem-mulher-dan%C3%A7a-bal%C3%A9-bailarina-3399066/ Acesso em 31, jan. 2023.

QUESTÃO 1

O registro de dança se torna uma possibilidade inovadora, pois oferece novas perspectivas sobre a dança, desafiando as convenções tradicionais e convidando o público a mergulhar em um universo rico em possibilidades estéticas e emocionais. Então, como a associação do registro de dança à videodança contribui para a evolução constante das formas de expressão artística?

(A) Limitando a experimentação entre artistas.

(B) Ignorando a importância dos elementos cinematográficos.

(C) Explorando a interseção entre o físico e o visual.

(D) Restringindo o acesso geográfico às performances.

QUESTÃO 2

Ao associar o registro de dança à videodança, os artistas têm a oportunidade de explorar novas formas de contar histórias por meio do corpo em movimento. A câmera se torna um instrumento coreográfico adicional que 

(A) Limita-se a capturar movimentos ao vivo.

(B) Amplia a captura de detalhes e perspectivas.

(C) Ignora a importância da edição visual.

(D) Reduz o papel da trilha sonora na performance.

QUESTÃO 3

O que diferencia o registro de dança na videodança do registro convencional em palco?

QUESTÃO 4

Como o registro de dança pode desafiar as convenções tradicionais da dança?

AutoriaVeruska Bettiol
FormaçãoArte
Componente CurricularArte/Dança
Habilidade(GO-EF06AR09–B) Identificar e distinguir situações nas quais a dança se relaciona com performance, teatro, videodança, tecnologias de informação e comunicação, animação, cinema, musicais.
ReferênciasCALDAS, Paulo, BRUM, Leonel (orgs.). Videodança. Rio de Janeiro: Oi Futuro, 2007. (Dança em foco, vol. 2).
MACHADO, Arlindo (Org.). Made in Brazil: três décadas de vídeo no Brasil. Itaú Cultural: Editora Iluminuras, 2003.
MIRANDA, Regina. Dança e tecnologia. In: PEREIRA, Roberto; SOTER, Silvia. Lições de dança 2. Rio de Janeiro: UniverCidade, 2000.
VIDEODANÇA. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura.