You are currently viewing Arte/Dança – A Imagem na Dança

Arte/Dança – A Imagem na Dança

Esta proposta de atividade de ARTE/DANÇA é destinada aos estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental.

Print do vídeo Alice – Momix World Premiere in Rome, February 2019. Disponível emhttps://www.youtube.com/watch?v=2kR7IObR608 Acesso em 13, março de 2024.
 

A Imagem na Dança

A dança é uma forma de expressão artística que pode assumir uma variedade de formas e estilos, desde tradicionais movimentos até as modernas performances de palco. Envolve movimentos corporais rítmicos e coordenados, geralmente acompanhado de música e quando combinada com o uso de imagens, consegue estabelecer diálogos e criar narrativas que transmitem mensagens.

Disponível em https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Apresenta%C3%A7%C3%A3o_do_Grupo_de_Dan%C3%A7a_Xaxado_%2819529557050%29.jpg Acesso em 13, março de 2024.

As imagens podem servir como inspiração para coreógrafos e dançarinos, fornecendo um ponto de partida para explorar temas, emoções e conceitos abstratos. Uma fotografia, pintura ou até mesmo uma cena da natureza pode desencadear movimentos e gestos que capturam a essência da imagem e a traduzem para o palco.

Disponível em https://www.flickr.com/photos/jemil75/2232991355/ Acesso em 13, março de 2024.

Além disso, o uso de imagens durante uma performance de dança pode enriquecer a experiência do espectador, fornecendo-lhes um contexto visual para a narrativa em desenvolvimento. Projeções, cenários ou mesmo adereços podem criar um ambiente sensorial que complementa e amplifica a mensagem transmitida pelos dançarinos.

Print do vídeo Alice – Momix World Premiere in Rome, February 2019. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=2kR7IObR608 Acesso em 14, março de 2024.

A relação entre a dança e as imagens também pode se manifestar de forma mais conceitual, explorando a interseção entre o movimento do corpo e a representação visual. Por exemplo, dançarinos podem criar formas abstratas que evocam uma imagem mental na mente do espectador, desafiando-os a encontrar significado na interação entre o movimento e a percepção visual.

Disponível em: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:ESC2019_-_Russia_06.jpg Acesso em 13, março de 2024.

Além disso, a dança pode ser usada como uma forma de dar vida a imagens estáticas, transformando-as em narrativas dinâmicas. Um conjunto de fotografias pode se tornar uma sequência de movimentos coreografados, revelando novas camadas de significado e emoção através do movimento humano.

QUESTÃO 1

As imagens podem servir como inspiração para coreógrafos e dançarinos, fornecendo um ponto de partida para explorar temas, emoções e conceitos abstratos, podendo desencadear movimentos e gestos que capturam a essência da imagem e a traduzem para o palco. A relação entre dança e imagens pode desafiar a percepção do espectador ao

(A)  apresentar movimentos coreografados de forma literal, sem espaço para interpretação.

(B) criar formas abstratas que evocam uma imagem mental, estimulando a imaginação do espectador.

(C) restringir a expressão dos dançarinos apenas ao movimento corporal, sem considerar a influência das imagens.

(D) utilizar imagens estáticas que não se conectam de forma significativa com a narrativa coreográfica.

QUESTÃO 2

A relação entre a dança e as imagens pode se manifestar de forma mais conceitual, explorando a interseção entre o movimento do corpo e a representação visual. A dança pode transformar imagens estáticas em narrativas dinâmicas  

(A) através da repetição monótona dos movimentos.

(B) explorando novas possibilidades de interpretação visual.

(C) limitando-se à reprodução literal das imagens.

(D) ignorando completamente a essência das imagens.

QUESTÃO 3

De que forma a dança, ao utilizar imagens como inspiração, enriquece sua expressão artística?

QUESTÃO 4

Qual é a importância da relação entre dança e imagens na contemporaneidade?

AutoriaVeruska Bettiol
FormaçãoArte
Componente CurricularArte/Dança
Habilidade(GO-EF07AR15-B) Sistematizar processos de criação e composição em dança, com base em temas ou interesses artísticos, fazendo uso de materiais e recursos convencionais, alternativos e digitais.
ReferênciasMACHADO, Arlindo (Org.). Made in Brazil: três décadas de vídeo no Brasil. Itaú Cultural: Editora Iluminuras, 2003.
MIRANDA, Regina. Dança e tecnologia. In: PEREIRA, Roberto; SOTER, Silvia. Lições de dança 2. Rio de Janeiro: UniverCidade, 2000.