You are currently viewing Arte/Dança – Pensamento/Movimento e Dança Contemporânea

Arte/Dança – Pensamento/Movimento e Dança Contemporânea

Esta proposta de atividade de Arte/Dança é destinada aos estudantes do 8º ANO do Ensino Fundamental – Anos Finais.

Disponível em https://www.canva.com/design/DAFjFTh0Oo8/oILz4f3SCYuPfMV8joB–g/edit Acesso em 16, mai. 2023

A técnica de pensar e a ação dos movimentos possuem diversos aspectos, um destes aspectos pode ser desenvolvido no ensino da dança e são norteados pelos FATORES DO MOVIMENTO. São eles:

  • PESO
  • ESPAÇO
  • TEMPO
  • FLUÊNCIA

Para entendermos melhor esses fatores do movimento, vamos nos apoiar nos estudos de Rudolf Von Laban.

Peso é a sensação de força ou pressão exercida em um movimento. A qualidade peso refere-se à intenção, é um diálogo com a gravidade e tem relação com a força muscular e com a resistência.

Peso leve: É a diminuição da gravidade sobre o corpo. Leve sensação de estar sendo carregado pelo ar.

Disponível em https://pixabay.com/images/id-2124647/  Acesso em 23, maio. 22.

Peso forte: É o impacto do corpo no espaço. É a relação do meu peso com o espaço. Laban percebeu que o fator leve tem afinidade de ir para cima e o forte para direção de baixo.

Disponível em https://pixabay.com/images/id-6788572/ Acesso em 23, maio. 22.

O espaço aqui não se refere ao nosso redor, mas à atitude de quem se move em relação a este espaço. Refere-se à atenção que o indivíduo coloca no seu ambiente ao se mover.

Espaço Indireto: Muitos pontos de atenção expandidos por vários pontos ao mesmo tempo, focos flexíveis.

Espaço Direto: Ponto único de foco, atenção em um ponto canalizado, apontando, afiando em seu objetivo.

Disponível em https://pixabay.com/images/id-5635507/  Acesso em 23, maio. 22.

Tempo rápido: Indica a vontade de condensar o tempo, de se apressar para começar ou terminar a ação.

Disponível em https://pixabay.com/images/id-929819/  Acesso em 23, maio. 22.

Tempo lento: Indica a vontade de prolongar, estender o tempo ou uma ação.

Disponível em https://images.app.goo.gl/wfAe3q1bCFyVxgi89   Acesso em 23, maio. 22.

O fluxo é o iniciador do movimento e sua presença é contínua, dá continuidade ao movimento. É a atitude de quem se move em relação à fluência

Fluxo livre: Permite que a energia flua facilmente através das articulações, mantendo a energia dentro do limite do corpo, contida, cuidadosa, precisa, facilmente parada. 

Fluxo contido: É quando a ação é facilmente controlada ou retida.

Disponível em https://pixabay.com/images/id-3684694/    Acesso em 23, maio. 22.

DANÇA CONTEMPORÂNEA

Em qualquer modalidade ou estilo de dança podemos observar os fatores, as qualidades e as dinâmicas do movimento, no entanto, Laban desenvolveu seus estudos voltados para a Dança Moderna e a Dança Contemporânea é o estilo que mais utiliza os estudos da Dança Moderna de Laban no desenvolvimento de seus processos coreográficos e de suas aulas.

Dança Contemporânea é um gênero de dança teatral que se desenvolveu em meados do século XX e, desde então, tornou-se um dos gêneros mais conhecidos, especialmente no mundo ocidental.

A Dança Contemporânea, como forma de expressão artística, desafia convenções e rompe com os limites tradicionais da dança clássica, trazendo consigo um símbolo significativo na atualidade. Essa forma de dança é um reflexo do mundo em que vivemos, capturando a essência da nossa sociedade em constante transformação.

Disponível em  https://images.app.goo.gl/yNEEea9HgyT3fha98 Acesso em 24, maio. 22.

Uma das principais características da dança contemporânea é a liberdade de movimento. Os bailarinos exploram uma ampla gama de técnicas e estilos, incorporando elementos do balé clássico, danças étnicas e outras formas de arte performática. Essa fusão resulta em coreografias fluidas e expressivas, que abordam temas contemporâneos como identidade, política, questões sociais e emocionais.

Acervo pessoal (Professor Eurim Pablo)

Na atualidade, a Dança Contemporânea desempenha um papel crucial na quebra de barreiras e na criação de pontes entre diferentes culturas e perspectivas. Ela transcende fronteiras geográficas e linguísticas, permitindo que a arte seja um meio universal de comunicação. Ao explorar temas contemporâneos e desafiar convenções, a dança contemporânea nos convida a refletir sobre nossa própria existência e a repensar a forma como nos relacionamos com o mundo ao nosso redor.

QUESTÃO 1

Qual dos seguintes fatores do movimento está relacionado à sensação de força ou pressão exercida em um movimento? 

(A) Peso leve 

(B) Espaço direto

(C) Tempo rápido 

(D) Fluxo livre

QUESTÃO 2

Qual é uma das principais características da dança contemporânea?

(A)   Rigidez de movimento

(B)    Fidelidade aos passos do balé clássico

(C)   Liberdade de movimento

(D)   Foco exclusivo na técnica corporal

QUESTÃO 3

O que é Dança Contemporânea?

QUESTÃO 4

Como a dança contemporânea reflete os temas contemporâneos e desafia as convenções da dança clássica?

AutoriaVeruska bettiol e Eurim Pablo
FormaçãoArte e Dança
Componente CurricularArte/Dança
Habilidade:(GO-EF08AR10-A) Identificar e compreender criticamente o campo das práticas e de produção em dança, nas suas diferentes dimensões: cultural, social, política, histórica, estética e ética.
ReferênciasGREINER, Christine. O Corpo: pistas para estudos indisciplinares. – São Paulo: Annablume, 2005.
KATZ, Helena e GREINER, Christine. Corpo e Processo de Comunicação. Revista Fronteiras, 2001.
LABAN, Rudolf Von.Dança Educativa Moderna (tradução Maria da Conceição Parayba Campos). São Paulo: Ícone, 1990.