You are currently viewing Arte – Dança e movimentos

Arte – Dança e movimentos

Esta proposta de atividade de Arte, é destinada a estudantes de 2º ano do Ensino Fundamental.

VOCÊ GOSTA DE MOVIMENTAR O CORPO? 

E DE DANÇAR?

A DANÇA É UMA ARTE MUITO ANTIGA!

VOCÊ SABIA QUE ENTRE OS POVOS PRIMITIVOS, JÁ EXISTIAM OS MOVIMENTOS CORPORAIS QUE DEPOIS FORAM CHAMADOS DE DANÇA. ESSA ERA UMA DAS FORMAS DE COMUNICAÇÃO E LIGAÇÃO ENTRE ELES. 

A PRÁTICA DA DANÇA TAMBÉM SERVIA COMO A LIGAÇÃO COM OS DEUSES, ERAM FEITAS CELEBRAÇÕES PARA A COLHEITA, A FERTILIZAÇÃO, A DIVERSÃO, PARA AGRADECIMENTO, COMUNICAÇÃO. OU SEJA, A DANÇA É UMA DAS FORMAS MAIS ANTIGAS DE MANIFESTAÇÃO DA EXPRESSÃO CORPORAL HUMANA, TRADUZINDO A MANIFESTAÇÃO DE UM POVO, SUA EMOÇÃO E COMUNICAÇÃO”.

PARA DANÇAR, BASTA COMEÇAR. A DANÇA É PARA TODAS AS PESSOAS E IDADES, NÃO É NECESSÁRIO SABER UMA COREOGRAFIA; PODEMOS IMPROVISAR E CRIAR NOSSOS MOVIMENTOS E EXPRESSÕES CORPORAIS, GUIADOS POR UM RITMO.

MAIS: AFINAL, O QUE É RITMO?

O RITMO É UMA PARTE ESSENCIAL DA MÚSICA E DA DANÇA. ELE É A ORGANIZAÇÃO DO TEMPO EM UM PADRÃO. OU SEJA É A PULSAÇÃO, AS BATIDAS QUE GUIAM A MÚSICA E, POR CONSEQUÊNCIA, A DANÇA.

QUANDO NOS DEIXAMOS GUIAR PELO RITMO, SEJA ELE RÁPIDO OU LENTO, FORTE OU SUAVE, NOSSO CORPO RESPONDE DE MANEIRA NATURAL, CRIANDO UMA CONEXÃO ENTRE A MÚSICA E O MOVIMENTO. É POR ISSO QUE A DANÇA NÃO EXIGE CONHECIMENTO PRÉVIO ELABORADO, MAS SIM UMA RESPOSTA INTUITIVA AO RITMO DA MÚSICA TOCADA.

QUESTÃO 1

QUAL A FUNÇÃO DA DANÇA CONFORME DESCRITO NO TEXTO, PARA OS POVOS PRIMITIVOS?

A) APENAS COMUNICAÇÃO .
B) CELEBRAÇÕES E MANIFESTAÇÃO DE EMOÇÕES.
C) PRÁTICA ESPORTIVA.
D) APENAS DIVERSÃO.

QUESTÃO 2

O QUE É DESTACADO NO TEXTO COMO UMA DAS FORMAS MAIS ANTIGAS DE MANIFESTAÇÃO DA EXPRESSÃO CORPORAL HUMANA?

A) ESCULTURAS.
B) TEATRO.
C) PINTURA.
D) DANÇA.

QUESTÃO 3

EM CÍRCULO, VAMOS INICIAR NOSSA ATIVIDADE COM UMA PEQUENA SEQUÊNCIA DE MÍMICAS.

O PROFESSOR(A) OU O ADULTO MAIS PRÓXIMO DEVEM DIZER NO OUVIDO DE UMA CRIANÇA UMA AÇÃO  A SER REPRESENTADA E OS OUTROS QUE ESTÃO VENDO DEVEM ADIVINHAR.

LISTA DE AÇÕES: SUGESTÃO

LAVAR LOUÇAVARRER A CASA
TOMAR BANHOOUVIR MÚSICA
DANÇARFAZER EXERCÍCIO

QUESTÃO 4

O QUE SERÁ QUE É NECESSÁRIO PARA DANÇAR, VOCÊ SABE? 

VAMOS LER E ANALISAR OS ITENS ABAIXO E VER EM QUE CONCORDAMOS. 

  • RESPEITAR O RITMO
  • TER UMA COREOGRAFIA
  • QUERER EXPRESSÃO OU REPRESENTAR ALGO
  • TER MÚSICA
  • UM HORÁRIO ESPECÍFICO
  • LUGAR APROPRIADO 

QUESTÃO 5

PARA DANÇAR SÓ PRECISAMOS DE VONTADE, É IMPORTANTE SOLTAR O CORPO E PERCEBER O RITMO. NÃO É NECESSÁRIA UMA COREOGRAFIA, NEM HORA OU LUGAR, ÀS VEZES TAMBÉM NÃO É PRECISO MÚSICA.

VAMOS DANÇAR?
ESCOLHA UMA DAS TRÊS MÚSICAS ABAIXO PARA DANÇA COM OS COLEGAS OU FAMILIARES.


DANÇA DA IMITAÇÃO – CANINÓPOLIS,

Canal Caninópolis “DANÇA DA IMITAÇÃO – CANINÓPOLIS”. DISPONÍVEL EM: <https://www.youtube.com/watch?v=iIkk2hVajZQ>. Acesso em: 22 Jun 2022.


A DANÇA DO MOVIMENTO – MÚSICAS E CANÇÕES PARA CRIANÇAS – O REINO INFANTIL

Canal O Reino Infantil “A Dança do Movimento – Músicas e Canções para Crianças”. DISPONÍVEL EM: <https://www.youtube.com/watch?v=Fj_GFtYc8-c>. Acesso em: 22 Jun 2022.

PALAVRA CANTADA | CIRANDA DOS BICHOS

Canal Palavra Cantada Oficial “Palavra Cantada | Ciranda dos Bichos”. DISPONÍVEL EM: https://www.youtube.com/watch?v=po-Xc2Yh7Ck>. Acesso em: 22 Jun 2022.


PALAVRA CANTADA | TREM DE BRINCAR

Canal Palavra Cantada Oficial “Palavra Cantada | Trem de Brincar”. DISPONÍVEL EM: <https://www.youtube.com/watch?v=Tk98GCjEWNk>. Acesso em: 22 Jun 2022.


PALAVRA CANTADA | SAI PREGUIÇA

Canal Palavra Cantada Oficial “Palavra Cantada | Sai Preguiça”. DISPONÍVEL EM: <https://www.youtube.com/watch?v=bgjcGsKIQN0>. Acesso em: 22 Jun 2022.

DIVIRTAM-SE!!!


SABER MAIS

MÚSICA, RITMO E MOVIMENTO – Brincadeira / Desafio motor para os grandes e pequenos brincantes. Canal: Pequenos Brincantes. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=LvDgR4PCZc4. Acesso em: 29/01/2024.

Dança: Linguagem do Corpo, Autor: Ruth Regina Melo De Lima. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=28120


Autoria: Ariadiny Cândido Morais
Formação:Pedagoga E Mestre Em Educação
Componente CurricularArte
Objetivos:
Contextos e Práticas:
Manifestações das danças tradicionais, sociais e contemporâneas
Repertório corporal
Produção goiana e seus contextos

Elementos da Linguagem:
Espaço, ritmos e tempo
Ações corporais
Explorações plurais e multissensoriais
Habilidades:
(GO-EF02AR08-A) Conhecer, reconhecer e experimentar diversas manifestações das danças tradicionais, sociais e contemporâneas, cultivando a percepção, o imaginário, a dimensão brincante e a capacidade de simbolizar e ampliar o repertório corporal, valorizando a produção goiana e seus contextos.





(GO-EF02AR10-A) Ampliar as experiências de movimento potencializadas por explorações plurais e multissensoriais, na relação com as diferentes formas de orientação no espaço e ritmos de movimento. Vivenciar diversas ações corporais no tempo/espaço e na interação com objetos.
Referência Documento Curricular para Goiás – Ampliado – Cortes Temporais.pdf. Disponível em: https:/sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/ 

Documento Curricular para Goiás Ampliado_vol II.pdf. Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. 

BRANCHES, Neiva Santana R e VIEIRA, Luiz Carlos Rabel. A dança no ensino fundamental de 1º ao 5º ano. Disponível em: <https://efdeportes.com/efd195/a-danca-no-ensino-fundamental.htm> Acessado em 10/06/2022.