Esta proposta de atividade de Arte, é destinada a estudantes de 2º ano do Ensino Fundamental.
VOCÊ GOSTA DE MOVIMENTAR O CORPO?
E DE DANÇAR?
A DANÇA É UMA ARTE MUITO ANTIGA!
VOCÊ SABIA QUE ENTRE OS POVOS PRIMITIVOS, JÁ EXISTIAM OS MOVIMENTOS CORPORAIS QUE DEPOIS FORAM CHAMADOS DE DANÇA. ESSA ERA UMA DAS FORMAS DE COMUNICAÇÃO E LIGAÇÃO ENTRE ELES.
A PRÁTICA DA DANÇA TAMBÉM SERVIA COMO A LIGAÇÃO COM OS DEUSES, ERAM FEITAS CELEBRAÇÕES PARA A COLHEITA, A FERTILIZAÇÃO, A DIVERSÃO, PARA AGRADECIMENTO, COMUNICAÇÃO. OU SEJA, A DANÇA É UMA DAS FORMAS MAIS ANTIGAS DE MANIFESTAÇÃO DA EXPRESSÃO CORPORAL HUMANA, TRADUZINDO A MANIFESTAÇÃO DE UM POVO, SUA EMOÇÃO E COMUNICAÇÃO”.
PARA DANÇAR, BASTA COMEÇAR. A DANÇA É PARA TODAS AS PESSOAS E IDADES, NÃO É NECESSÁRIO SABER UMA COREOGRAFIA; PODEMOS IMPROVISAR E CRIAR NOSSOS MOVIMENTOS E EXPRESSÕES CORPORAIS, GUIADOS POR UM RITMO.
MAIS: AFINAL, O QUE É RITMO?
O RITMO É UMA PARTE ESSENCIAL DA MÚSICA E DA DANÇA. ELE É A ORGANIZAÇÃO DO TEMPO EM UM PADRÃO. OU SEJA É A PULSAÇÃO, AS BATIDAS QUE GUIAM A MÚSICA E, POR CONSEQUÊNCIA, A DANÇA.
QUANDO NOS DEIXAMOS GUIAR PELO RITMO, SEJA ELE RÁPIDO OU LENTO, FORTE OU SUAVE, NOSSO CORPO RESPONDE DE MANEIRA NATURAL, CRIANDO UMA CONEXÃO ENTRE A MÚSICA E O MOVIMENTO. É POR ISSO QUE A DANÇA NÃO EXIGE CONHECIMENTO PRÉVIO ELABORADO, MAS SIM UMA RESPOSTA INTUITIVA AO RITMO DA MÚSICA TOCADA.
QUESTÃO 1
QUAL A FUNÇÃO DA DANÇA CONFORME DESCRITO NO TEXTO, PARA OS POVOS PRIMITIVOS?
A) APENAS COMUNICAÇÃO .
B) CELEBRAÇÕES E MANIFESTAÇÃO DE EMOÇÕES.
C) PRÁTICA ESPORTIVA.
D) APENAS DIVERSÃO.
QUESTÃO 2
O QUE É DESTACADO NO TEXTO COMO UMA DAS FORMAS MAIS ANTIGAS DE MANIFESTAÇÃO DA EXPRESSÃO CORPORAL HUMANA?
A) ESCULTURAS.
B) TEATRO.
C) PINTURA.
D) DANÇA.
QUESTÃO 3
EM CÍRCULO, VAMOS INICIAR NOSSA ATIVIDADE COM UMA PEQUENA SEQUÊNCIA DE MÍMICAS.
O PROFESSOR(A) OU O ADULTO MAIS PRÓXIMO DEVEM DIZER NO OUVIDO DE UMA CRIANÇA UMA AÇÃO A SER REPRESENTADA E OS OUTROS QUE ESTÃO VENDO DEVEM ADIVINHAR.
LISTA DE AÇÕES: SUGESTÃO
LAVAR LOUÇA | VARRER A CASA |
TOMAR BANHO | OUVIR MÚSICA |
DANÇAR | FAZER EXERCÍCIO |
QUESTÃO 4
O QUE SERÁ QUE É NECESSÁRIO PARA DANÇAR, VOCÊ SABE?
VAMOS LER E ANALISAR OS ITENS ABAIXO E VER EM QUE CONCORDAMOS.
- RESPEITAR O RITMO
- TER UMA COREOGRAFIA
- QUERER EXPRESSÃO OU REPRESENTAR ALGO
- TER MÚSICA
- UM HORÁRIO ESPECÍFICO
- LUGAR APROPRIADO
QUESTÃO 5
PARA DANÇAR SÓ PRECISAMOS DE VONTADE, É IMPORTANTE SOLTAR O CORPO E PERCEBER O RITMO. NÃO É NECESSÁRIA UMA COREOGRAFIA, NEM HORA OU LUGAR, ÀS VEZES TAMBÉM NÃO É PRECISO MÚSICA.
VAMOS DANÇAR?
ESCOLHA UMA DAS TRÊS MÚSICAS ABAIXO PARA DANÇA COM OS COLEGAS OU FAMILIARES.
DANÇA DA IMITAÇÃO – CANINÓPOLIS,
A DANÇA DO MOVIMENTO – MÚSICAS E CANÇÕES PARA CRIANÇAS – O REINO INFANTIL
PALAVRA CANTADA | CIRANDA DOS BICHOS
PALAVRA CANTADA | TREM DE BRINCAR
PALAVRA CANTADA | SAI PREGUIÇA
DIVIRTAM-SE!!!
SABER MAIS
Dança: Linguagem do Corpo, Autor: Ruth Regina Melo De Lima. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=28120
Autoria: | Ariadiny Cândido Morais |
Formação: | Pedagoga E Mestre Em Educação |
Componente Curricular | Arte |
Objetivos: Contextos e Práticas: Manifestações das danças tradicionais, sociais e contemporâneas Repertório corporal Produção goiana e seus contextos Elementos da Linguagem: Espaço, ritmos e tempo Ações corporais Explorações plurais e multissensoriais | Habilidades: (GO-EF02AR08-A) Conhecer, reconhecer e experimentar diversas manifestações das danças tradicionais, sociais e contemporâneas, cultivando a percepção, o imaginário, a dimensão brincante e a capacidade de simbolizar e ampliar o repertório corporal, valorizando a produção goiana e seus contextos. (GO-EF02AR10-A) Ampliar as experiências de movimento potencializadas por explorações plurais e multissensoriais, na relação com as diferentes formas de orientação no espaço e ritmos de movimento. Vivenciar diversas ações corporais no tempo/espaço e na interação com objetos. |
Referência | Documento Curricular para Goiás – Ampliado – Cortes Temporais.pdf. Disponível em: https:/sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/ Documento Curricular para Goiás Ampliado_vol II.pdf. Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. BRANCHES, Neiva Santana R e VIEIRA, Luiz Carlos Rabel. A dança no ensino fundamental de 1º ao 5º ano. Disponível em: <https://efdeportes.com/efd195/a-danca-no-ensino-fundamental.htm> Acessado em 10/06/2022. |