You are currently viewing Arte/Dança – Dança Contemporânea

Arte/Dança – Dança Contemporânea

Esta proposta de atividade de ARTE/DANÇA é destinada aos estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental.

O que seria a Dança Contemporânea?

Dança contemporânea pode ser apresentada como um tipo de dança que não se limita a um conjunto de técnicas específicas, abrangendo assim uma variedade de gêneros, ritmos, formas e performances. Ela está em constante transformação.

Acervo cedido pelo Nômades Grupo de Dança.

Quais são as principais características da Dança Contemporânea?

Dentre tantas características podemos ressaltar as possibilidades de movimentos próximos ao chão; quedas e repousos; ausência de técnicas únicas; possibilidade da junção de outras linguagens, como teatro, performance e artes visuais.

Acervo cedido pelo Nômades Grupo de Dança.

O que a dança contemporânea nos faz refletir?

A possibilidade de criar, inovar, romper com normas, regras e padrões hierárquicos, de se diferenciar e ser diferenciado vem ao longo da história da dança e das artes cênicas, estimulando corpos dançantes à composição de partituras cênico-coreográficas, revelando diferentes formas de linguagem expressiva do corpo.

Acervo cedido pelo Professor Eurim Pablo.

Qual é a origem da dança contemporânea?

A dança contemporânea surgiu na década de 1950, como uma forma de protesto ou rompimento com a cultura clássica.

Disponível em Pinterest. Acesso em 06, dez. 2022.

Iphigenie auf Tauris

Tanztheater Wuppertal

Pina Baush 

1973

Qual é o principal objetivo da dança contemporânea?

A dança contemporânea tem como um de seus objetivos o de romper com os padrões estipulados pelas danças tradicionais que condicionam o dançarino ao ato da dança, onde ele tem pouca ou nenhuma autonomia para imprimir sua personalidade.

Disponível em Pinterest. Acesso em 06, dez. 2022.

O que enfatiza a dança contemporânea?

A dança contemporânea propõe uma prática pautada no processo de criação que leva o praticante a experimentar diversas variações do mesmo movimento, sendo que correr, pular, rolar e o andar constituem-se o ponto de partida para todo o desenvolvimento da mesma.

Disponível em Pinterest. Acesso em 06, dez. 2022.

Quais são as regras e movimentos da dança contemporânea?

  • Não existem técnicas predefinidas;
  • Não existem limitações de movimentos, vestuários ou músicas;
  • Valorização da constante experimentação e inovação;
  • Importância da transmissão do conceito, ideia e sentimento que a coreografia propõe;
  • Valorização da criação coreográfica individual;
  • Dentre outras.

E quando falamos de Dança Contemporânea na nossa região?

Primeiro precisamos entender o que seria essa regionalidade

A regionalidade pode ser definida como uma dimensão espacial de um determinado fenômeno tomada como objeto de observação. Isto implica em admitir que o mesmo fenômeno, visto sob a perspectiva da regionalidade, pode ser visto sob outras perspectivas.

E é isso que vamos fazer nessa aula: olhar, observar e conversar sobre uma proposta de dança contemporânea na nossa região.

Um exemplo de grupo de dança contemporânea da cidade de Goiânia – GO

Nômades Grupo de Dança

Acervo cedido pelo Nômades Grupo de Dança.

Espetáculo: 

Memória da Carne Nômades

Direção e Coreografia: Cristiane Santos

2022

Filosofia do Nômades Grupo de Dança

A filosofia do grupo é a de não realizar espetáculos somente para o palco, mas também promover espetáculos de rua, intervenções urbanas e ir onde a plateia está, principalmente para o público que não tem acesso aos teatros, seja em locais públicos como praças, feiras, terminais de ônibus até em hospitais, asilos e tantos outros locais. Possui uma ligação forte com o contexto escolar com a Dança pela Educação e a Dança pelo Movimento.

Nômades Grupo de Dança

Acervos cedidos pelo Nômades Grupo de Dança.

O espetáculo Última Gota criado na escola nasceu de uma pesquisa realizada com a turma da EJA – Educação de Jovens e Adultos.

O Grupo Nômades tem o intuito de levar às escolas, além dos espetáculos, formação e oficinas.

VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?

QUESTÃO 1

O que você entende sobre Dança Contemporânea?

QUESTÃO 2

Estamos estudando sobre a Dança Contemporânea, porém as perguntas abaixo são sobre todas as danças que você conhece:

Quais as danças que tem ou que acontecem no seu bairro?

Quais as danças que tem ou que acontecem na sua cidade?

QUESTÃO 3

Assista aos vídeos propostos no Saiba Mais – Arte – Entrevista com o Grupo Nômades – Partes I, II e III e após assistir os vídeos do “Nômades Grupo de Dança”, responda:

O que mais te chama a atenção na dança do Nômades Grupo de Dança?

Agora te lanço um desafio!

Será que você seria capaz de tentar reproduzir no seu corpo alguns dos movimentos assistidos nos vídeos?

SAIBA MAIS – ARTE/DANÇA – DANÇA CONTEMPORÂNEA

Canal Eurim Pablo – Arte Educação. “Saiba Mais – Arte – Nômades Grupo de Dança – Parte I. Disponível em 
<https://youtu.be/e7gp26M7E0g > Acesso em 12, dez. 2022.

Canal Eurim Pablo – Arte Educação. “Saiba Mais – Arte – Nômades Grupo de Dança – Parte II. Disponível em 
<https://youtu.be/a_FgU7tDyo4 > Acesso em 12, dez. 2022.

Canal Eurim Pablo – Arte Educação. “Saiba Mais – Arte – Nômades Grupo de Dança – Parte III. Disponível em 
<https://youtu.be/eKTX8TFkXTg > Acesso em 12, dez. 2022.

Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando na imagem abaixo:

Componente Curricular:Arte/Dança
Habilidades:(GO-EF06AR44) Expressar, por meio de gesto e movimento em dança, ideias, sentimentos, emoções e pensamentos de forma autônoma e singular.
(GO-EF06AR35) Identificar e manipular diferentes tecnologias e recursos digitais para acessar, apreciar, produzir, registrar e compartilhar práticas e repertórios artísticos, de modo reflexivo, ético e responsável, fazendo relações com as experiências em dança.
Referências:MARQUES, I. A. Ensino da dança hoje: textos e contextos. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
SIQUEIRA, D. da C. O. Corpo, comunicação e cultura: a dança contemporânea em cena. Campinas: Autores Associados, 2006.
STRAZZACAPPA, M. Compartilhando um outro olhar sobre o ensino da dança. In: FALCÃO, J. L. C.; SARAIVA, M. do C. (Org.). Esporte e lazer na cidade: a prática teorizada e a teoria praticada. Florianópolis: Lagoa Editora, 2007. p. 11-28.