You are currently viewing Arte – Cor – Elementos das artes visuais

Arte – Cor – Elementos das artes visuais

Esta proposta de atividade de Arte, é destinada a estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental.

Cor

A cor é um elemento da Arte, especialmente nas artes visuais, uma vez que existe um fascínio pelas cores do Humano. existem estudos que atribuem características, significados e até sentimentos.

Agora é com você!

Questão 1

São elementos básicos da arte visual:

(a) cor, reta, quadrado e textura 

(b) linha, forma, cor e textura

(c) cor, tinta, tela e forma 

(d) linha, régua e borracha

Questão 2

Observe a imagem e responda a que ela se refere.

(a) tintas e pincéis 

(b) cores preferidas

(c) cores primárias 

(d) cores secundárias

Questão 3

Existem muitos aspectos que envolvem as cores, mas sua representação é sempre um tema importante. Observe as imagens e descreva o que percebe e as cores comuns a cada grupo.

   Imagem 1                                                   Imagem 2      

Qual das duas imagens representam cores quentes?

Questão 4

As cores primárias são a base para criarmos outras cores. Já as cores secundárias são a união de cores primárias que geram uma nova cor. Assim, o verde é a junção do azul com o amarelo, o laranja é o amarelo com vermelho e o roxo/violeta é o vermelho com o azul.

Nesta lógica, o que seriam as cores terciárias?

Fique à vontade para pesquisar e testar com tintas, lápis e canetinhas.

Saiba mais

AIDAR, Laura. Toda Matéria: Características das Cores. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/caracteristicas-das-cores/#:~:text=S%C3%A3o%20tr%C3%AAs%20as%20cores%20prim%C3%A1rias,ou%20violeta%20(vermelho%20e%20azul). Acesso em: 12/04/2023.


Autoria:Ariadiny Cândido Morais
Formação:Pedagoga e Mestre em Educação.
Componente Curricular:ARTE
Habilidades:(GO-EF04AR02-A) Explorar, reconhecer e produzir criativamente os elementos constitutivos das artes visuais, tais como: o ponto, a linha, a forma, a cor, o espaço, o movimento, a textura, os planos, a perspectiva, como componentes fundamentais para a composição e a criação artística em contextos variados e significativos, utilizando diferentes suportes e ferramentas.
Referências: GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. 433 p. Disponível em <sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais&gt&gt. Acesso em 03/04/2023.

GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Cortes Temporais. CONSED; UNDIME, 2019. p. 143. Disponível em: <sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2 > . Acesso em 03/04/2023.
Imagens construídas e retiradas do Canva – Pró. Disponível em: canva.com. Acesso em 12/04/2023