You are currently viewing Arte – Construindo um Teatro de sombras

Arte – Construindo um Teatro de sombras

Esta proposta de atividade de Arte, é destinada a estudantes de 3º ano do Ensino Fundamental.

Você já brincou de fazer sombra com as mãos na parede ou em um lençol branco?

Sabia que existe um tipo de teatro que a encenação é feita usando a sombra.

A plateia vê apenas a sombra projetada, seja com fantoches, pessoas de corpo inteiro ou somente as mão. Tudo depende de como se quer contar a história.

Questão 1

Vamos ler um pouco da lenda do surgimento do teatro de sombra?

Na China, há milhares de anos, surgiu o teatro de sombras. 

Segundo a lenda o imperador Wu Ti, da dinastia Han, desesperado com a morte de sua bailarina favorita, ordenou ao Mago da corte que a trouxesse de volta do “reino das sombras”, caso contrário ele seria decapitado.

O Mago usou a sua imaginação e, com uma pele de peixe macia e transparente, confeccionou a silhueta de uma bailarina. Depois, ordenou que, no jardim do palácio, fosse armada uma cortina branca contra a luz do sol, de modo que deixasse transparecer a luz.

No dia da apresentação ao imperador e sua corte, o mago fez surgir, ao som de uma flauta, a sombra de uma bailarina movimentando-se com leveza e graciosidade. 

Assim surgiu o teatro de sombras, que se tornou uma forma de arte conhecida em várias culturas e países.

Fonte: Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Teatro de sombras. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Teatro_de_sombras. Imagem: Imagem remixada autoral. Disponível em: canva.com 

Gostou da lenda? Por quê?

Questão 2

Vamos construir nossos personagens, você pode criá-los ou pegar do acervo desta atividade, clicando no link a seguir.

Materiais: uma caixa de papelão, uma folha branca fina, uma folha para fazer os personagens, uma fita adesiva, uma tesoura e um palito de churrasco. Se quiser uma tinta para pintar a caixa por fora.

Siga as etapas da figura abaixo.

OBSERVAÇÃO: acesse o link do arquivo com os moldes de possíveis personagens para fantoche: https://docs.google.com/document/d/1hiqB10kgo3tK-sv7tw4EzOWP8H9zMkHPviPC0zTQ0eQ/edit?usp=sharing

Questão 3

Agora vamos construir nosso pequeno teatro de fantoches de sombras?

Siga as etapas da figura abaixo.

Questão 4

Conhecemos diversas histórias e fábulas. Com os personagens projetados em sobra vamos produzir uma peça. Temos duas opções:

A – Escolha uma história que já conhece para encenar com os colegas ou,

B – Crie com os colegas uma história para encenar com os personagens que construiram.

Atenção: um dos colegas deve ficar responsável por gravar(filmar com um celular ou câmera) a encenação para divulgar nas redes sociais ou em outros veículos de comunicação.



Professor (a), você pode acessar este material em documentos editáveis de texto e PowerPoint. Entre na aba Propostas Didáticas ou no Link: <https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-arte-3a-serie/>

Saber mais

Ariadiny Candido – A lenda do teatro de sombras. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=8XzgRhPvSCM

Teatro – O teatro de sombras – A história de Dom Quixote Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=4Q6d8JPcwhM

SESC REGISTRO – Teatro de sombras | #EspaçoDeBrincar. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=5cPU8EGH3pY
Componente CurricularArte
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento(EF15AR26) Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, animações, jogos eletrônicos, gravações em áudio e vídeo, fotografia, softwares, etc.) nos processos de criação artística.

(GO-EF03AR19-B) Criar e socializar cenas e esquetes teatrais, de forma individual e coletiva, partindo da improvisação, utilizando figurinos, maquiagem, adereços, cenário, objetos cênicos , ocupando diferentes espaços dentro da instituição escolar: palco, sala de aula, sala de leitura, quadra, corredores, pátio e no entorno dela: praças, calçadas, feiras, bosques, parques, espaços comunitários e espaços culturas.
Referência Documento Curricular para Goiás – Ampliado – Cortes Temporais.pdf. Disponível em: https:/sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/ 

Documento Curricular para Goiás Ampliado_vol II.pdf. Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. 

Wikipédia, a enciclopédia livre.Teatro de sombras. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Teatro_de_sombras 

Equipe editorial de Conceito.de. (31 de Agosto de 2016). Conceito de teatro de sombras. Disponível em:  https://conceito.de/teatro-de-sombras