Esta proposta de atividade de Arte, é destinada a estudantes de 3º ano do Ensino Fundamental.
Você já brincou de fazer sombra com as mãos na parede ou em um lençol branco?
O Teatro de Sombras é um tipo de espetáculo onde apreciamos histórias e figuras feitas por meio de sombras. Para isso, usa-se uma luz que projeta as silhuetas de papéis, pessoas, mãos ou objetos em uma tela. O que você vê são apenas as sombras que se movem!
O surgimento do teatro de sombra (segundo estudos e uma antiga lenda), se deu há muito tempo na China, em que um imperador (Wu Ti, da dinastia Han) estava muito triste porque sua bailarina favorita havia morrido. Ele pediu a um mago que trouxesse a bailarina de volta. O mago, com muita criatividade, fez a sombra de uma bailarina usando uma pele de peixe. Quando ele mostrou a sombra para o imperador, todos ficaram maravilhados. Assim, nasceu o teatro de sombras, uma arte que hoje é famosa em muitos lugares ao redor do mundo!
Embora as brincadeiras infantis com sombras feitas com as mãos, possam ser presentes em muitos momentos em diversas partes do mundo e de algum modo ter inspirado aspectos do teatro de sombras, a prática formal, estruturada de espetáculos teatrais se desenvolveu como uma forma de arte sofisticada, com apresentações elaboradas que combinam inúmeras habilidades como as de roteirização, manipulação, interpretação e iluminação.
Ou seja, o teatro de sombras apesar de se parecer com as brincadeiras que muitos de nós já criamos com a luz de lanternas, velas ou fogueiras, na verdade exige uma série de habilidades, preparação e planejamento que somente com muito trabalho é possível de ser apresentada e reconhecida como um espetáculo teatral.
Questão 1
O teatro de sombras apesar de se parecer com as brincadeiras que muitos de nós já criamos com a luz de lanternas, velas ou fogueiras, na verdade
(A) exige habilidades de um eletricista e um contador de histórias para ser teatro.
(B) exige apenas luz, sombra e um pano para ser uma peça teatral.
(C) exige habilidades, preparação e planejamento para ser uma peça teatral.
(D) exige apenas luz, um pano e professores para ser uma peça teatral.
Questão 2
A origem do teatro de sombras segundo o texto
(A) são brincadeiras antigas criadas por crianças quando não havia luz.
(B) uma lenda antiga no México contada por pessoas de idade
(C) são das atividades antigas criadas por magos quando surgiu a lanterna.
(B) vem dos países orientais, para alguns de uma lenda chinesa antiga.
Questão 3
Vamos construir nossos personagens, você pode criá-los ou pegar do acervo desta atividade, clicando no link a seguir.
Materiais: uma caixa de papelão, uma folha branca fina, uma folha para fazer os personagens, uma fita adesiva, uma tesoura e um palito de churrasco. Se quiser uma tinta para pintar a caixa por fora.
Siga as etapas da figura abaixo.
OBSERVAÇÃO: clique no botão e baixe o arquivo com moldes de possíveis personagens para fantoche
Questão 4
Agora vamos construir nosso pequeno teatro de fantoches de sombras?
Siga as etapas da figura abaixo.
Questão 5
Conhecemos diversas histórias e fábulas. Com os personagens projetados em sobra vamos produzir uma peça. Temos duas opções:
A – Escolha uma história que já conhece para encenar com os colegas ou,
B – Crie com os colegas uma história para encenar com os personagens que construíram.
Atenção: um dos colegas deve ficar responsável por gravar(filmar com um celular ou câmera) a encenação para divulgar nas redes sociais ou em outros veículos de comunicação.
Saber mais
Autoria: | Ariadiny Cândido Morais |
Formação: | Pedagoga e Mestre em educação |
Componente Curricular | Arte |
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento | (EF15AR26) Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, animações, jogos eletrônicos, gravações em áudio e vídeo, fotografia, softwares, etc.) nos processos de criação artística. (GO-EF03AR19-B) Criar e socializar cenas e esquetes teatrais, de forma individual e coletiva, partindo da improvisação, utilizando figurinos, maquiagem, adereços, cenário, objetos cênicos , ocupando diferentes espaços dentro da instituição escolar: palco, sala de aula, sala de leitura, quadra, corredores, pátio e no entorno dela: praças, calçadas, feiras, bosques, parques, espaços comunitários e espaços culturas. |
Referência | Documento Curricular para Goiás – Ampliado – Cortes Temporais.pdf. Disponível em: https:/sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/ Documento Curricular para Goiás Ampliado_vol II.pdf. Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Wikipédia, a enciclopédia livre.Teatro de sombras. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Teatro_de_sombras Equipe editorial de Conceito.de. (31 de Agosto de 2016). Conceito de teatro de sombras. Disponível em: https://conceito.de/teatro-de-sombras |