You are currently viewing ARTE – Conhecendo a Vila Cenográfica de Santa Luzia (2ª parte)

ARTE – Conhecendo a Vila Cenográfica de Santa Luzia (2ª parte)

Sinopse: Você já foi a um Museu? Conhece aos museus de Goiânia? Hoje teremos a oportunidade de conhecer um museu incrível! O Memorial do Cerrado! Que foi eleito em 2008 como o local mais bonito de Goiânia.


Olá, educando (a)!
Esta videoaula de Arte é a continuidade da videoaula de Arte veiculada na TV dia 19/08/2021 (Quinta-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

Assista a segunda parte da videoaula abaixo, com a temática – Vamos ao Museu? Vila de antigamente


AGRUPAMENTO I | 9º ANO | CICLO DA ADOLESCÊNCIA | ARTE | PROF.: POLLYANNA BRITO

Museu Memorial do Cerrado: 

Conhecendo a Vila Cenográfica de Santa Luzia

O Memorial do Cerrado é um complexo científico que funciona no Campus II da PUC Goiás. É um museu que retrata desde a origem do planeta Terra à chegada dos portugueses ao Brasil.  E hoje continuaremos a conheceremos como era uma Vila no Período Colonial. Como era uma Vila? Como funcionava? Será se tinha os mesmos luxos que temos hoje? Vamos conhecer juntos a Vila Cenográfica de Santa Luzia?     

O Memorial do Cerrado tem como proposito o estudo, valorização e consciência do Bioma Cerrado. Bem como da cultura dos povos do Cerrado. Entender como essas culturas vivem e vem se desenvolvendo nos ajuda a entender porque ele vem sendo tão devastado e como ele pode ser preservado. 

A Vila Cenográfica de Santa Luzia foi reconstruída em tamanho original dos primeiros povoados de origem colonial portuguesa na região central do Brasil. A vila conta com espaço urbano e rural, com réplicas de fazendas e oficinas rurais, responsáveis pela geração de riqueza daquele tempo. Andar pelo local é uma forma de se inserir na história, já que o visitante fica em contato direto com as antigas moendas, alambiques de barro, oficina de rapadura e açúcar, oficina do ferreiro, seleiro, funilaria do carapina, serraria, além da venda – ponto de comércio da época – a igreja, a prefeitura, a cadeia, o bordel, dentre outras atrações interessantes (Disponível em: https://museucerrado.com.br/eco-historia/memorial-do-cerrado/). As casas da fazenda estavam decoradas, retratando antigas fazendas de nossa região. Os objetos dentro delas foram doados ao Memorial. Tinham camas, quadros, enfeites e muitos outros.   


Habilidade estruturante /Habilidades complementares

(GO-EF09AR01) Pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, em obras de artistas goianos, brasileiros e estrangeiros, de diferentes épocas e em diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais. Cultivar a percepção estética, o imaginário, a capacidade de simbolizar, de interpretar e ampliar o seu repertório imagético.


Referências: https://museucerrado.com.br/eco-historia/memorial-do-cerrado e https://especiais.opopular.com.br/museu-e-seu/memorial-do-cerrado e https://vamosporai.com/viagens-pelo-brasil/centro-oeste/goias/memorial-do-cerrado-em-goiania