You are currently viewing Arte conceitual /Instalação de uma obra de arte

Arte conceitual /Instalação de uma obra de arte

Olá, você sabe o que é uma instalação?

Na aula de hoje vamos fazer uma instalação. Conseguem imaginar uma obra de arte com objetos organizados de uma forma que podemos participar dela com nosso corpo?

ATIVIDADE 1

Obras de Ernesto Neto estão em cartaz na Pinacoteca – Jornal da Gazeta – YouTube

ATIVIDADE 2

Pense em uma instalação que possa fazer e registre em seu caderno em forma de desenho ou escrita. Em seguida, peça ajuda a um adulto, para separar o material e montar a sua própria instalação. Que tal usar materiais tais como; tecidos/ papelão/ caixas/materiais recicláveis etc.?

ATIVIDADE 3

Vamos conhece ruma pouco mais!? Fique ligado!!

Instalação e Performance | Arte Contemporânea – Canal Angélica Ribeiro Artista – YouTube

ATIVIDADE 4

Após assistir ao vídeo gravado pela artista Angélica Ribeiro, escreva em seu caderno o que entendeu por forma de arte tridimensional e imersiva.

ATIVIDADE 5

Conhecendo mais…..

Veja bastidor da instalação artística que retrata ‘família de lixo’ em SP – Canal TV FOLHA –

ATIVIDADE 6

Escreva em seu caderno, o que você compreendeu sobre o vídeo Bastidor da instalação artística que retrata família no lixo.

Saiba Mais | Referências:

Instalação de arte na escola – Canal The Triplets – YouTube

Objeto de Conhecimento· Materialidades e Imaterialidades: Formas de expressão artística · Materialidades e Imaterialidades: Componentes fundamentais para a composição artística.
Componente CurricularArte
Habilidades(GO-EF06AR04-A) Distinguir, explorar e empregar diferentes formas de expressão artística existentes, tais como: desenhos, pinturas, colagens, gravuras, HQ, zines, memes, dobraduras, esculturas, modelagens, instalações, vídeos, fotografias, performances, grafite, intervenções artísticas, tecelagens fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos, técnicas convencionais e não convencionais. Compreender os processos de criação artística bem como suas possibilidades distintas na bidimensionalidade e tridimensionalidade, articulados com a poética pessoal. (GO-EF06AR04-B) Reconhecer e explorar suportes, ferramentas, materiais, técnicas tradicionais e alternativas, como componentes fundamentais para a composição da produção artística, valorizando o processo de criação e refletindo sobre as representações imagéticas, bem como suas simbologias.
Proponentes/ Professores:Edimar Joaquim de Oliveira Irene Carvalho de Souza
Instituição Educacional:Escola Municipal Tropical Ville.
CRE:Brasil Di Ramos Caiado

Ciclo da Adolescência – Turma F (6º ano) – Corpo, Expressão e Movimento