Esta proposta de atividade de Arte, é destinada a estudantes de 2º ano do Ensino Fundamental.
VOCÊ JÁ BRINCOU DE FAZER ANIMAIS COM A SOMBRA DAS MÃOS NA PAREDE?
SABIA QUE EXISTE UM TIPO DE TEATRO QUE CONSISTE EM CONTAR HISTÓRIAS USANDO A SOMBRA.
QUESTÃO 1
PARA INICIARMOS VAMOS CONHECER UM POUCO DA HISTÓRIA DO TEATRO DE SOMBRA?
NA CHINA, A MILHARES DE ANOS, SURGIU O TEATRO DE SOMBRAS.
SEGUNDO A LENDA O IMPERADOR WU TI, DA DINASTIA HAN, DESESPERADO COM A MORTE DE SUA BAILARINA FAVORITA, ORDENOU AO MAGO DA CORTE QUE A TROUXESSE DE VOLTA DO “REINO DAS SOMBRAS”, CASO CONTRÁRIO ELE SERIA DECAPITADO.
O MAGO USOU A SUA IMAGINAÇÃO E, COM UMA PELE DE PEIXE MACIA E TRANSPARENTE, CONFECCIONOU A SILHUETA DE UMA BAILARINA. DEPOIS, ORDENOU QUE, NO JARDIM DO PALÁCIO, FOSSE ARMADA UMA CORTINA BRANCA CONTRA A LUZ DO SOL, DE MODO QUE DEIXASSE TRANSPARECER A LUZ.
NO DIA DA APRESENTAÇÃO AO IMPERADOR E SUA CORTE, O MAGO FEZ SURGIR, AO SOM DE UMA FLAUTA, A SOMBRA DE UMA BAILARINA MOVIMENTANDO-SE COM LEVEZA E GRACIOSIDADE.
ASSIM SURGIU O TEATRO DE SOMBRAS, QUE SE TORNOU UMA FORMA DE ARTE CONHECIDA EM VÁRIAS CULTURAS E PAÍSES.
Fonte: Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Teatro de sombras. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Teatro_de_sombras
Imagem: Imagem remixada autoral. Disponível em:canva.com
GOSTOU DA LENDA? POR QUÊ?
QUESTÃO 2
AGORA APAGUE AS LUZES, SE POSSÍVEL FECHE AS JANELAS E CORTINAS PARA QUE FIQUE ESCURO.
COM UMA LANTERNA (PODE SER DE CELULAR) POSICIONE EM DIAGONAL PARA A PAREDE, DE MODO QUE SEJA POSSÍVEL FAZER GESTOS COM A MÃO NA FRENTE DA LANTERNA E A SOMBRA APAREÇA NA PAREDE.
QUESTÃO 3
VEJA OS POSSÍVEIS ANIMAIS E TENTE FAZER COM AS MÃOS, NA FRENTE DA LANTERNA. TREINE E FIQUE CRAQUE!
QUESTÃO 4
CONHECEMOS DIVERSAS HISTÓRIAS E FÁBULAS AO LONGO DO ANO. COM OS ANIMAIS PROJETADOS EM SOBRA VAMOS PRODUZIR. TEMOS DUAS OPÇÕES:
A – ESCOLHA UMA HISTÓRIA QUE JÁ CONHECE PARA ENCENAR COM OS COLEGAS OU,
B – CRIE COM OS COLEGAS UMA HISTÓRIA PARA ENCENAR COM OS ANIMAIS QUE APRENDEU A FAZER.
ATENÇÃO:
UM DOS COLEGAS DEVE FICAR RESPONSÁVEL POR GRAVAR(FILMAR COM UM CELULAR OU CÂMERA) A ENCENAÇÃO PARA DIVULGAR NAS REDES SOCIAIS OU EM OUTROS VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO.
Outra Possibilidade
CASO SEJA POSSÍVEL, PODEM CONSTRUIR OS PERSONAGEM EM PAPEL OU PAPELÃO, COLAR UM PALITO DE CHURRASCO E CONTAR A HISTÓRIA USANDO ESTE MATERIAL NO LUGAR DAS MÃOS.
OBSERVAÇÃO: ACESSE OS MOLDES DOS FANTOCHES PARA A ATIVIDADE EM DOCUMENTO DE TEXTO, PARA BAIXAR, PELO LINK: https://docs.google.com/document/d/1hiqB10kgo3tK-sv7tw4EzOWP8H9zMkHPviPC0zTQ0eQ/edit?usp=sharing
Professor (a), você pode acessar este material em documentos editáveis de texto e o PowerPoint. Entre na aba Propostas Didáticas ou no link < https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-arte-2a-serie/ >
SABER MAIS:
Componente Curricular | Arte |
Objetivos: Processos de Criação: Uso de tecnologias e recursos digitais nos processos de improvisação e criação artística Processos de Criação: Criação e socialização de cenas e esquetes teatrais | Habilidades: (EF15AR26) Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, streaming, animações, jogos eletrônicos, gravações em áudio e vídeo, fotografia, softwares, etc.) nos processos de criação artística. (GO-EF02AR19-B) Criar e socializar cenas e esquetes teatrais, de forma individual e coletiva, partindo da improvisação, utilizando figurinos, maquiagem, adereços, cenário, objetos cênicos, ocupando diferentes espaços: palco, sala de aula, sala de leitura, quadra, corredores e pátio. |
Referência | Documento Curricular para Goiás – Ampliado – Cortes Temporais.pdf. Disponível em: https:/sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/ Documento Curricular para Goiás Ampliado_vol II.pdf. Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Wikipédia, a enciclopédia livre. Teatro de sombras. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Teatro_de_sombras Equipe editorial de Conceito.de. (31 de Agosto de 2016). Conceito de teatro de sombras. Disponível em: https://conceito.de/teatro-de-sombras |