You are currently viewing Arte – Como fazer um Teatro de sombras?

Arte – Como fazer um Teatro de sombras?

Esta proposta de atividade de Arte, é destinada a estudantes de 2º ano do Ensino Fundamental.

VOCÊ JÁ BRINCOU DE FAZER ANIMAIS COM A SOMBRA DAS MÃOS NA PAREDE?

Imagem do Canva Educacional: Disponível em: Canva.com

SABIA QUE EXISTE UM TIPO DE TEATRO QUE CONSISTE EM CONTAR HISTÓRIAS USANDO A SOMBRA.

QUESTÃO 1

PARA INICIARMOS VAMOS CONHECER UM POUCO DA HISTÓRIA DO TEATRO DE SOMBRA?

NA CHINA, A MILHARES DE ANOS, SURGIU O TEATRO DE SOMBRAS. 

SEGUNDO A LENDA O IMPERADOR WU TI, DA DINASTIA HAN, DESESPERADO COM A MORTE DE SUA BAILARINA FAVORITA, ORDENOU AO MAGO DA CORTE QUE A TROUXESSE DE VOLTA DO “REINO DAS SOMBRAS”, CASO CONTRÁRIO ELE SERIA DECAPITADO.

O MAGO USOU A SUA IMAGINAÇÃO E, COM UMA PELE DE PEIXE MACIA E TRANSPARENTE, CONFECCIONOU A SILHUETA DE UMA BAILARINA. DEPOIS, ORDENOU QUE, NO JARDIM DO PALÁCIO, FOSSE ARMADA UMA CORTINA BRANCA CONTRA A LUZ DO SOL, DE MODO QUE DEIXASSE TRANSPARECER A LUZ.

NO DIA DA APRESENTAÇÃO AO IMPERADOR E SUA CORTE, O MAGO FEZ SURGIR, AO SOM DE UMA FLAUTA, A SOMBRA DE UMA BAILARINA MOVIMENTANDO-SE COM LEVEZA E GRACIOSIDADE. 

ASSIM SURGIU O TEATRO DE SOMBRAS, QUE SE TORNOU UMA FORMA DE ARTE CONHECIDA EM VÁRIAS CULTURAS E PAÍSES.

Fonte: Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Teatro de sombras. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Teatro_de_sombras

Imagem: Imagem remixada autoral. Disponível em:canva.com

GOSTOU DA LENDA? POR QUÊ?

QUESTÃO 2

AGORA APAGUE AS LUZES, SE POSSÍVEL FECHE AS JANELAS E CORTINAS PARA QUE FIQUE ESCURO.

COM UMA LANTERNA (PODE SER DE CELULAR) POSICIONE EM DIAGONAL PARA A PAREDE, DE MODO QUE SEJA POSSÍVEL FAZER GESTOS COM A MÃO NA FRENTE DA LANTERNA E A SOMBRA APAREÇA NA PAREDE.

Imagem autoral, 2022. Disponível em: canva.com

QUESTÃO 3

VEJA OS POSSÍVEIS ANIMAIS E TENTE FAZER COM AS MÃOS, NA FRENTE DA LANTERNA. TREINE E FIQUE CRAQUE!

Diversas Imagens pesquisadas, construídas, remixadas e qualificadas. 

QUESTÃO 4

CONHECEMOS DIVERSAS HISTÓRIAS E FÁBULAS AO LONGO DO ANO. COM OS ANIMAIS PROJETADOS EM SOBRA VAMOS PRODUZIR. TEMOS DUAS OPÇÕES:

A – ESCOLHA UMA HISTÓRIA QUE JÁ CONHECE PARA ENCENAR COM OS COLEGAS OU,

B – CRIE COM OS COLEGAS UMA HISTÓRIA PARA ENCENAR COM OS ANIMAIS QUE APRENDEU A FAZER.

ATENÇÃO:

UM DOS COLEGAS DEVE FICAR RESPONSÁVEL POR GRAVAR(FILMAR COM UM CELULAR OU CÂMERA) A ENCENAÇÃO PARA DIVULGAR NAS REDES SOCIAIS OU EM OUTROS VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO.

Outra Possibilidade

Fantoche de sombra animal Vetor grátis – Licença Gratuita Disponível em: https://pt.vecteezy.com/arte-vetorial/121516-fantoche-de-sombra-animal

CASO SEJA POSSÍVEL, PODEM CONSTRUIR OS PERSONAGEM EM PAPEL OU PAPELÃO, COLAR UM PALITO DE CHURRASCO E CONTAR A HISTÓRIA USANDO ESTE MATERIAL NO LUGAR DAS MÃOS. 

OBSERVAÇÃO: ACESSE OS MOLDES DOS FANTOCHES PARA A ATIVIDADE EM DOCUMENTO DE TEXTO, PARA BAIXAR, PELO LINK: https://docs.google.com/document/d/1hiqB10kgo3tK-sv7tw4EzOWP8H9zMkHPviPC0zTQ0eQ/edit?usp=sharing


Professor (a), você pode acessar este material em documentos editáveis de texto e o PowerPoint. Entre na aba Propostas Didáticas ou no link < https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-arte-2a-serie/ >


SABER MAIS:

EL PRIMER CUENTO DEL MUNDO – Teatro de Sombras – A la Sombrita. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=WVTJbllqR0Q

Ariadiny Candido – A lenda do teatro de sombras. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=8XzgRhPvSCM
Componente CurricularArte
Objetivos:
Processos de Criação:
Uso de tecnologias e recursos digitais nos processos de improvisação e criação artística

Processos de Criação:
Criação e socialização de cenas e esquetes teatrais
Habilidades:

(EF15AR26) Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, streaming, animações, jogos eletrônicos, gravações em áudio e vídeo, fotografia, softwares, etc.) nos processos de criação artística.



(GO-EF02AR19-B) Criar e socializar cenas e esquetes teatrais, de forma individual e coletiva, partindo da improvisação, utilizando figurinos, maquiagem, adereços, cenário, objetos cênicos, ocupando diferentes espaços: palco, sala de aula, sala de leitura, quadra, corredores e pátio.
Referência Documento Curricular para Goiás – Ampliado – Cortes Temporais.pdf. Disponível em: https:/sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/ 

Documento Curricular para Goiás Ampliado_vol II.pdf. Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. 

Wikipédia, a enciclopédia livre. Teatro de sombras. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Teatro_de_sombras 

Equipe editorial de Conceito.de. (31 de Agosto de 2016). Conceito de teatro de sombras. Disponível em:  https://conceito.de/teatro-de-sombras