Esta proposta de atividade de Arte, é destinada a estudantes de 2º ano do Ensino Fundamental.
VOCÊ JÁ BRINCOU DE FAZER ANIMAIS COM A SOMBRA DAS MÃOS NA PAREDE?
SABIA QUE EXISTE UM TIPO DE TEATRO QUE CONSISTE EM CONTAR HISTÓRIAS USANDO A SOMBRA.
O TEATRO DE SOMBRAS É UMA FORMA DE ARTE QUE UTILIZA SILHUETAS PROJETADAS EM UMA TELA PARA CONTAR HISTÓRIAS OU REPRESENTAR CENAS. ESSAS SILHUETAS SÃO GERALMENTE MANIPULADAS POR TRÁS DE UMA LUZ, CRIANDO EFEITOS VISUAIS IMPRESSIONANTES.
ESTA FORMA DE TEATRO É PRATICADA EM DIVERSAS CULTURAS AO REDOR DO MUNDO E PODE ENVOLVER DESDE SIMPLES APRESENTAÇÕES DE ENTRETENIMENTO ATÉ PERFORMANCES ELABORADAS E NARRATIVAS COMPLEXAS.
A TÉCNICA DO TEATRO DE SOMBRAS PODE INCLUIR DIFERENTES TIPOS DE ELEMENTOS, COMO FIGURAS DE PAPEL, TECIDOS OU OUTROS MATERIAIS OPACOS. OS MANIPULADORES DE SOMBRAS MOVEM ESSES ELEMENTOS ENTRE A FONTE DE LUZ E A TELA PARA CRIAR FORMAS E MOVIMENTOS QUE SÃO PROJETADOS PARA O PÚBLICO.
O TEATRO DE SOMBRAS MUITAS VEZES É ACOMPANHADO POR MÚSICA, NARRAÇÃO OU DIÁLOGO PARA AJUDAR A CONTAR A HISTÓRIA E CRIAR ATMOSFERA. É UMA FORMA DE ARTE VISUAL ÚNICA QUE COMBINA HABILIDADES DE NARRATIVA, MANIPULAÇÃO E ILUMINAÇÃO PARA CRIAR UM ESPETÁCULO CATIVANTE PARA O PÚBLICO
QUESTÃO 1
PARA INICIARMOS VAMOS CONHECER UM POUCO DA HISTÓRIA DO TEATRO DE SOMBRA?
NA CHINA, A MILHARES DE ANOS, SURGIU O TEATRO DE SOMBRAS.
SEGUNDO A LENDA O IMPERADOR WU TI, DA DINASTIA HAN, DESESPERADO COM A MORTE DE SUA BAILARINA FAVORITA, ORDENOU AO MAGO DA CORTE QUE A TROUXESSE DE VOLTA DO “REINO DAS SOMBRAS”, CASO CONTRÁRIO ELE SERIA DECAPITADO.
O MAGO USOU A SUA IMAGINAÇÃO E, COM UMA PELE DE PEIXE MACIA E TRANSPARENTE, CONFECCIONOU A SILHUETA DE UMA BAILARINA. DEPOIS, ORDENOU QUE, NO JARDIM DO PALÁCIO, FOSSE ARMADA UMA CORTINA BRANCA CONTRA A LUZ DO SOL, DE MODO QUE DEIXASSE TRANSPARECER A LUZ.
NO DIA DA APRESENTAÇÃO AO IMPERADOR E SUA CORTE, O MAGO FEZ SURGIR, AO SOM DE UMA FLAUTA, A SOMBRA DE UMA BAILARINA MOVIMENTANDO-SE COM LEVEZA E GRACIOSIDADE.
ASSIM SURGIU O TEATRO DE SOMBRAS, QUE SE TORNOU UMA FORMA DE ARTE CONHECIDA EM VÁRIAS CULTURAS E PAÍSES.
Fonte: Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Teatro de sombras. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Teatro_de_sombras
Imagem: Imagem remixada autoral. Disponível em:canva.com
GOSTOU DA LENDA? POR QUÊ?
QUESTÃO 2
SÃO ELEMENTOS DO TEATRO DE SOMBRAS
(A) AUTOR E PLATÉIA
(B) LUZ E SOMBRAS
(C) SOBRAS E COMIDAS
(D) FIGURINOS E CORES
QUESTÃO 3
SÃO PERSONAGENS DA LENDA DO TEATRO DE SOMBRAS.
(A) IMPERADOR E SOL
(B) MAGO E VENDEDOR
(C) BAILARINA E MAGO
(D) VENDEDOR E BAILARINA
QUESTÃO 2
AGORA APAGUE AS LUZES, SE POSSÍVEL FECHE AS JANELAS E CORTINAS PARA QUE FIQUE ESCURO.
COM UMA LANTERNA (PODE SER DE CELULAR) POSICIONE EM DIAGONAL PARA A PAREDE, DE MODO QUE SEJA POSSÍVEL FAZER GESTOS COM A MÃO NA FRENTE DA LANTERNA E A SOMBRA APAREÇA NA PAREDE.
QUESTÃO 3
VEJA OS POSSÍVEIS ANIMAIS E TENTE FAZER COM AS MÃOS, NA FRENTE DA LANTERNA. TREINE E FIQUE CRAQUE!
QUESTÃO 4
CONHECEMOS DIVERSAS HISTÓRIAS E FÁBULAS AO LONGO DO ANO. COM OS ANIMAIS PROJETADOS EM SOBRA VAMOS PRODUZIR. TEMOS DUAS OPÇÕES:
A – ESCOLHA UMA HISTÓRIA QUE JÁ CONHECE PARA ENCENAR COM OS COLEGAS OU,
B – CRIE COM OS COLEGAS UMA HISTÓRIA PARA ENCENAR COM OS ANIMAIS QUE APRENDEU A FAZER.
ATENÇÃO:
UM DOS COLEGAS DEVE FICAR RESPONSÁVEL POR GRAVAR(FILMAR COM UM CELULAR OU CÂMERA) A ENCENAÇÃO PARA DIVULGAR NAS REDES SOCIAIS OU EM OUTROS VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO.
SABER MAIS:
Autoria: | Ariadiny Cândido Morais |
Formação: | Pedagoga e Mestre em Educação |
Componente Curricular | Arte |
Objetivos: Processos de Criação: Uso de tecnologias e recursos digitais nos processos de improvisação e criação artística Processos de Criação: Criação e socialização de cenas e esquetes teatrais | Habilidades: (EF15AR26) Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, streaming, animações, jogos eletrônicos, gravações em áudio e vídeo, fotografia, softwares, etc.) nos processos de criação artística. (GO-EF02AR19-B) Criar e socializar cenas e esquetes teatrais, de forma individual e coletiva, partindo da improvisação, utilizando figurinos, maquiagem, adereços, cenário, objetos cênicos, ocupando diferentes espaços: palco, sala de aula, sala de leitura, quadra, corredores e pátio. |
Referência | Documento Curricular para Goiás – Ampliado – Cortes Temporais.pdf. Disponível em: https:/sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/ Documento Curricular para Goiás Ampliado_vol II.pdf. Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Wikipédia, a enciclopédia livre. Teatro de sombras. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Teatro_de_sombras Equipe editorial de Conceito.de. (31 de Agosto de 2016). Conceito de teatro de sombras. Disponível em: https://conceito.de/teatro-de-sombras |