You are currently viewing Arte/Artes Visuais – Pintura

Arte/Artes Visuais – Pintura

Esta proposta de atividade de ARTE/ARTES VISUAIS é destinada aos estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental.

A pintura é uma forma de expressão artística que envolve a aplicação de pigmentos em uma superfície, como tela, papel, madeira, parede ou qualquer outro material adequado. É uma das formas mais antigas de arte e tem desempenhado um papel significativo na história da humanidade.

Disponível em https://pixabay.com/pt/photos/mural-pintura-decora%C3%A7%C3%A3o-desenhando-967953/ Acesso em 27, jun. 2023.

A função da pintura é ampla e multifacetada. Ela desempenha um papel estético, permitindo que os artistas transmitam suas emoções, ideias e visões de mundo de maneira visualmente cativante. Através da escolha de cores, texturas e composições, os artistas podem criar imagens que provocam uma resposta emocional nos espectadores, estimulando a reflexão, a contemplação e a estética.

Disponível em https://pixabay.com/pt/photos/pintura-de-rua-cor-arte-de-rua-4748148/ Acesso em 27, jun. 2023.

Além disso, a pintura também tem uma função comunicativa. Ela pode ser usada para contar histórias, transmitir mensagens políticas, sociais ou culturais e documentar eventos históricos. Ao longo dos séculos, as pinturas têm sido usadas como uma forma de expressão visual que transcende as barreiras linguísticas, permitindo a comunicação entre diferentes culturas e períodos de tempo.

utra função importante da pintura é a preservação da memória e da cultura. Por meio das pinturas, podemos ter acesso a representações visuais de pessoas, lugares e eventos que moldaram nossa história. Elas são uma forma de documentar e preservar o conhecimento e a identidade cultural de uma sociedade.

Disponível em https://www.publicdomainpictures.net/pt/view-image.php?image=494601&picture=pintura-de-cafe-ao-ar-livre Acesso em 27, jun. 2023.

Existem vários tipos de pinturas, cada uma com suas características distintas. Aqui estão alguns dos principais tipos de pintura:

Pintura a óleo: É uma das técnicas mais tradicionais e populares. Os pigmentos são misturados com óleo de linhaça ou outros óleos para criar cores ricas e vibrantes. A pintura a óleo é conhecida por sua durabilidade e capacidade de criar texturas e efeitos de luz.

Disponível em https://pixabay.com/pt/photos/pinturas-famosas-pintura-a-%C3%B3leo-698290/ Acesso em 27, jun. 2023.

Aquarela: É uma técnica em que os pigmentos transparentes são diluídos em água e aplicados em papel. A aquarela é valorizada por sua transparência, delicadeza e efeitos luminosos.

Disponível em https://pixabay.com/pt/photos/aquarela-retrato-pintura-arte-5049980/ Acesso em 27, jun. 2023.

Pintura acrílica: Utiliza pigmentos que secam rapidamente, permitindo camadas sobrepostas e correções. A pintura acrílica é multifacetada e pode ser aplicada em diversos suportes, como tela, papel, madeira e metal.

Disponível em https://pixabay.com/pt/illustrations/pintura-tinta-acr%C3%ADlica-pinceladas-1750102/ Acesso em 27, jun. 2023.

Pintura guache: É uma técnica semelhante à aquarela, mas utiliza pigmentos opacos. O guache oferece uma cobertura mais densa e pode ser usado tanto de forma transparente quanto opaca.

Disponível em https://www.flickr.com/photos/115537423@N04/34219976976 Acesso em 27, jun. 2023.

A pintura mais famosa do mundo é a Mona Lisa, também conhecida como La Gioconda, criada pelo famoso artista italiano Leonardo da Vinci. A obra é um retrato enigmático de uma mulher com um sorriso sutil, pintada entre os anos de 1503 e 1506. A Mona Lisa é exibida no Museu do Louvre, em Paris, e atrai milhões de visitantes todos os anos. Ela é amplamente reconhecida como um ícone da arte e um símbolo da cultura ocidental. Além de sua habilidade técnica e beleza estética, a pintura também desperta fascínio devido à sua história e ao mistério que envolve a identidade da mulher retratada.

Disponível em https://www.wallpaperflare.com/mona-lisa-painting-picture-frame-women-adult-religion-spirituality-wallpaper-aokmr Acesso em 27, jun. 2023.

QUESTÃO 1

A pintura é uma forma de expressão artística que envolve a aplicação de pigmentos em uma superfície, como tela, papel, madeira, parede ou qualquer outro material adequado. A função da pintura é ampla e multifacetada. Ela desempenha o papel de

(A) Transmitir emoções e ideias.

(B) Atrair visitantes para museus.

(C) Documentar eventos esportivos.

(D) Fabricar materiais de construção.

QUESTÃO 2

Existem vários tipos de pinturas, cada uma com suas características distintas. A técnica de pintura que utiliza pigmentos diluídos em água é

(A) Pintura a óleo.

(B) Aquarela.

(C) Pintura acrílica.

(D) Pintura guache.

QUESTÃO 3

Qual é a pintura mais famosa do mundo, criada por Leonardo da Vinci?

QUESTÃO 4

Como a pintura pode influenciar a forma como nos relacionamos com a história e a cultura?

AutoriaVeruska Bettiol
Formação Artes Visuais
Componente CurricularArte/Artes Visuais
Habilidade  (GO-EF08AR31) Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética, trazendo sentidos e significados para as produções artísticas diversas.
ReferênciasALBERTI, Leon Batista. Da pintura. Tradução de Antonio Silveira Mendonça. Campinas: Editora Unicamp, 1999.
ALBERS, Josef. A interação da cor. São Paulo: WMFMartins Fontes, 2009.
ARGAN, Giulio Carlo. Arte e crítica de arte. Lisboa: Editorial Estampa, 1998.
GAGE, J. A cor na arte. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2012.