You are currently viewing ARTE – ARTES VISUAIS – PAREIDOLIA

ARTE – ARTES VISUAIS – PAREIDOLIA

Olá, educando (a). Esta videoaula de Arte foi veiculada na TV no dia 07 de dezembro de 2021 (Terça-Feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

As obras artísticas têm como fonte de inspiração uma diversidade de elementos: uma história, um sentimento, a observação da natureza, etc. Nesta sequência, será explorado como fonte de inspiração para a produção artística o fenômeno da pareidolia.

https://www.freepik.com/free-photos-vectors/family

ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR COM A TEMÁTICA: ARTES VISUAIS – PAREIDOLIA

Arte | 2º Ano | Ens Fundamental | Aula 9

OLÁ, CRIANÇAS, TUDO BEM? HOJE NOSSA ATIVIDADE É SOBRE DOBRADURAS. VOCÊS SABEM O QUE É PAREIDOLIA? É UM FENÔMENO NEUROPSICOLÓGICO ONDE HÁ UM RECONHECIMENTO DE UM OBJETO FAMILIAR EM UM ESTÍMULO ALEATÓRIO. A PALAVRA PAREIDOLIA VEM DO GREGO “PARA”, QUE SIGNIFICA “JUNTO DE”; E “EIDOLON”, IMAGEM, FIGURA OU FORMA.

ATIVIDADE – 1

  • PEGAR UM LÁPIS PRETO E DUAS FOLHAS DE PAPEL OU UMA CARTOLINA DIVIDIDA AO MEIO (VOCÊ PODE LEVAR MAIS, CASO COMETA ALGUM ERRO.). 
  • OBSERVE O CHÃO, AS PAREDES, O TETO, MÓVEIS, PLANTAS, ETC., A FIM DE PROCURAR POR IMAGENS INUSITADAS E ESCOLHER UMA OU DUAS IMAGENS PARA DESENHAR.  FIQUE À VONTADE E EXPLORE O AMBIENTE QUE VOCÊ ESTÁ. AO PERCEBER ALGUMA IMAGEM, FAÇA UM ESBOÇO DELA NO PAPEL, IDENTIFICANDO O AMBIENTE, OBJETO OU ELEMENTO EM QUE A FIGURA FOI VISTA. 

ATIVIDADE – 2

  • AGORA PENSE NAS CORES QUE DESEJA UTILIZAR EM SEU DESENHO, ELAS NÃO PRECISAM CORRESPONDER À DO OBJETO REAL. CRIE UM NOME PARA A SUA OBRA. 
  • “O QUE VOCÊS ACHARAM DE REPRESENTAR A FIGURA QUE VIRAM?”, “FICOU PARECIDO? OU DIFERENTE?”, “AO OBSERVAR O DESENHO FINALIZADO, VOCÊS CONSEGUEM VER ALGUMA OUTRA FIGURA?”.

ATIVIDADE – 3

  • COMO FOI O EXERCÍCIO DE OBSERVAÇÃO E PERCEPÇÃO DE PAREIDOLIAS? QUAIS FIGURAS VOCÊ VIU? QUAL DELAS ESCOLHEU PARA REPRESENTAR NO SEU DESENHO? O QUE FOI MAIS DIVERTIDO? POR QUÊ?

AGORA, VAMOS RELEMBRAR O QUE APRENDEMOS HOJE?

  • CONCEITO DE PAREIDOLIA;
  •  A PAREIDOLIA PODE SER FONTE DE INSPIRAÇÃO PARA A PRODUÇÃO ARTÍSTICA;
  • OBSERVAR O AMBIENTE AO NOSSO REDOR.

Ciclo da infância:
Habilidade estruturante
Habilidades complementares 
(EF15AR01) Identificar e apreciar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.
(EF15AR02) Explorar e reconhecer elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, cor, espaço, movimento etc.).
(EF15AR04) Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais.
(EF15AR05) Experimentar a criação em artes visuais de modo individual, coletivo e colaborativo, explorando diferentes espaços da escola e da comunidade;
(EF15AR06) Dialogar sobre a sua criação e as dos colegas, para alcançar sentidos plurais.