You are currently viewing Arte/Artes Visuais – Museu do Louvre

Arte/Artes Visuais – Museu do Louvre

Esta proposta de atividade de ARTE/ARTES VISUAIS é destinada aos estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental.

Disponível em https://www.canva.com/design/DAFjpMkn83I/LA2RvHR-lLuJ9C92IfwOSw/edit Acesso em 22, mai. 2023

O QUE É UM MUSEU?

Um museu é um espaço dedicado à preservação, pesquisa, exposição e difusão do patrimônio cultural e histórico de uma sociedade. É um local onde objetos, obras de arte, documentos e outros elementos são cuidadosamente guardados e disponibilizados para o público.

IMPORTÂNCIA DOS MUSEUS

Os museus têm uma importância fundamental na sociedade, pois desempenham diversos papéis essenciais: são espaços de preservação, aprendizado, pesquisa e expressão artística. Eles são guardiões do nosso patrimônio cultural e histórico, proporcionando um elo entre o passado, o presente e o futuro.

Disponível em https://www.flickr.com/photos/governosp/40505118533 Acesso em 22, mai. 2023

Através dos museus, podemos conectar-nos com nossa identidade, ampliar horizontes e apreciar a diversidade e a riqueza do mundo em que vivemos.

Os museus desempenham ainda, um papel vital na economia e no turismo. Eles são atrações turísticas importantes, atraindo visitantes de diferentes partes do mundo. Os museus podem suportar o desenvolvimento local, gerando empregos diretos e indiretos, estimulando a economia local e ansiosos pelo fortalecimento da identidade cultural de uma região. Exemplo disso é o Museu do Louvre.

Disponível em https://pixabay.com/pt/photos/louvre-arquitetura-edif%C3%ADcios-museu-5767708/ Acesso em 22, mai. 2023

MUSEU DO LOUVRE

O Museu do Louvre, localizado em Paris, França, é considerado um dos museus mais prestigiados e visitados do mundo. Com uma história que remonta ao século XII, o Louvre é reconhecido não apenas por sua impressionante coleção de obras de arte e antiguidades, mas também por sua arquitetura imponente e culto cultural.

Disponível em https://pixabay.com/pt/photos/louvre-pir%C3%A2mide-paris-arquitetura-114322/ Acesso em 22, mai. 2023

Uma das peças mais icônicas do Louvre é a Mona Lisa, pintada por Leonardo da Vinci. Esse quadro é um dos mais famosos e reconhecíveis do mundo, atraindo milhões de visitantes que desejam contemplar sua beleza e expressão enigmática.

Disponível em https://www.artelimitada.com.br/produto/mona-lisa/ Acesso em 22, mai. 2023

Disponível em https://pixabay.com/pt/photos/paris-louvre-arte-monalisa-turismo-1325512/ Acesso em 22, mai. 2023

Além disso, o museu abriga outras obras-primas renascentistas, como a Vênus de Milo e a Liberdade Guiando o Povo de Eugène Delacroix.

Disponível em https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/2/2f/0_V%C3%A9nus_de_Milo_-_Ma_399_-_Louvre_1.JPG Acesso em 22, mai. 2023

Disponível em https://www.flickr.com/photos/pauloito/3038323680 Acesso em 22, mai. 2023

O museu possui uma extensa coleção de arte egípcia, arte grega e romana, arte islâmica, arte asiática e uma variedade de objetos de diferentes civilizações ao redor do mundo.

Além das exposições permanentes, o Louvre também realiza exposições temporárias que abordam temas específicos e destacam diferentes períodos artísticos e culturais. Essas aparências criaram para manter o museu atualizado e oferecer aos visitantes a oportunidade de apreciar obras de arte de artistas consagrados e emergentes.

A arquitetura do Louvre é uma atração por si só. O palácio é uma mistura de estilos arquitetônicos que refletem sua evolução ao longo dos séculos. A famosa pirâmide de vidro, projetada pelo arquiteto Ieoh Ming Pei, é uma adição contemporânea ao complexo do museu e se tornou um marco icônico de Paris.

Disponível em https://pixabay.com/pt/photos/museu-pir%C3%A2mide-louvre-paris-fran%C3%A7a-5431661/ Acesso em 22, mai. 2023

QUESTÃO 1

Um museu é um espaço dedicado à preservação, pesquisa, exposição e difusão do patrimônio cultural e histórico de uma sociedade. Qual é sua função principal?

(A) Preservar e difundir o patrimônio cultural e histórico.

(B) Proporcionar entretenimento aos visitantes.

(C) Realizar eventos sociais e festivais.

(D) Vender obras de arte e objetos históricos.

QUESTÃO 2

O Museu do Louvre, localizado em Paris, França, é considerado um dos museus mais prestigiados e visitados do mundo. O que torna o Museu do Louvre tão famoso?

(A) Sua coleção de arte egípcia e grega.

(B) Sua localização em Paris, França.

(C) Uma arquitetura impressionante do Palácio do Louvre.

(D) A famosa pintura da Mona Lisa.

QUESTÃO 3

Como você acha que a preservação do patrimônio cultural e histórico por meio dos museus contribui para a identidade de uma sociedade?

QUESTÃO 4

De que forma uma visita ao Museu do Louvre pode enriquecer a experiência cultural e artística de um indivíduo?

AutoriaVeruska Bettiol
FormaçãoArtes Visuais
Componente CurricularArte/Artes Visuais
Habilidade(GO-EF06AR07-A) Reconhecer, explorar e habituar-se a frequentar espaços do sistema das artes visuais, tais como: museus, espaços culturais, centros culturais, fundações, ateliês de artistas e artesãos. Desenvolver o sentido de pertencimento a uma cultura, aprender de forma significativa as relações entre o sujeito e as experiências em artes visuais, assim como ampliar o repertório imagético, estético, o pensamento investigativo, crítico e sensível.
Referências ABREU, Regina e CHAGAS, Mário (orgs.). Memória e patrimônio: ensaios contemporâneos. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
CHAGAS, Mário de Souza & STORINO, Cláudia M. P. Os museus são bons para pensar, sentir e agir. In: MUSAS- Revista Brasileira de Museus e Museologia, n.3, 2007. Rio de Janeiro: Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Departamento de Museus e Centros Culturais, 2004.