You are currently viewing Arte/Artes Visuais – Museu de Arte de São Paulo – MASP

Arte/Artes Visuais – Museu de Arte de São Paulo – MASP

Esta proposta de atividade de ARTE/ARTES VISUAIS é destinada aos estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental.

Disponível em https://www.canva.com/design/DAFkY12xbdQ/yJ-yXL138cMQ44ZBUqbu9g/edit Acesso em 30, mai. 2023

O que é o MASP?

O MASP é o Museu de Arte de São Paulo, considerado um dos mais importantes museus de arte da cultura brasileira, localizado na cidade de São Paulo. Fundado em 1947 por Assis Chateaubriand e projetado pela arquiteta Lina Bo Bardi, o MASP é reconhecido como um marco da arquitetura moderna e se destaca por sua estrutura arrojada, com um vão de mais de 70 metros apoiados por 4 pilares.

Disponível em https://commons.wikimedia.org/wiki/File:MASP_2017_001.jpg Acesso em 30, mai. 2023

MASP está entre os principais museus do mundo, o mais visitado no Brasil e possui uma das maiores bibliotecas de arte do país.

O museu abriga uma das mais importantes e completas coleção de obras de arte do Brasil, com ênfase na arte européia, brasileira, africana, asiática e das américas.

Disponível em https://commons.wikimedia.org/wiki/File:MASP_-_Sala_Georges_Wildenstein_01.jpg Acesso em 30, mai. 2023

Acervo do Museu

Seu acervo com aproximadamente 8 mil peças, referentes às pinturas, esculturas, desenhos, gravuras, dentre outros, contém obras de artistas renomados, como Rembrandt, Van Gogh, Renoir, Monet, Cézanne, Picasso, Portinari e Anita Malfatti, além de artistas da contemporaneidade.

Disponível em https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Acervo_Exposi%C3%A7%C3%A3o_Recente-8.jpg Acesso em 30, mai. 2023

Características do Museu

Uma das características mais marcantes do MASP é a forma como as obras são exibidas. Em vez de seguir uma abordagem tradicional de organização por épocas ou estilos, o museu adotou uma abordagem alternativa, colocando as obras em grandes painéis de vidro suspensos no ar, o que cria um efeito de transparência e dá aos visitantes uma visão panorâmica das obras.

Disponível em https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Acervo_Exposi%C3%A7%C3%A3o_Recente-4.jpg Acesso em 30, mai. 2023

Essa exposição em vidro é conhecida como “método MASP”, que tem como base a padronização de processos, identificando os problemas e as possíveis soluções, tornando-se assim uma marca registrada da instituição.

Ações do Museu

Além de suas exposições permanentes, o MASP também realiza exposições temporárias, palestras, cursos e atividades educativas, buscando promover a experiência e o conhecimento da arte em diversas formas.

Disponível em https://www.flickr.com/photos/portalpbh/5853694487/in/photostream/ Acesso em 30, mai. 2023

Acesse o site https://masp.org.br/ e conheça um pouco mais sobre o Museu de Arte de São Paulo.

QUESTÃO 1

O MASP possui algumas características importantes no que diz respeito a exposição das obras de arte, dentre elas podemos observar

(A) a organização por épocas e estilos

(B) a exposição em painéis de madeira suspensos

(C) o efeito de transparência com placas de vidro suspensas

(D) a exposição subterrânea com iluminação dramática

QUESTÃO 2

O acervo do MASP conta com aproximadamente 8 mil peças, referentes às pinturas, esculturas, desenhos, gravuras, dentre outros, com obras de artistas renomados, como

(A) Leonardo da Vinci, Michelangelo, Rafael

(B) Pablo Picasso, Salvador Dalí, Joan Miró

(C) Vincent van Gogh, Claude Monet, Pierre-Auguste Renoir

(D) Frida Kahlo, Diego Rivera, José Clemente Orozco

QUESTÃO 3

Descreva a importância do MASP como museu de arte para a cultura brasileira e sua relevância no cenário artístico internacional.

QUESTÃO 4

Com base nas obras de arte expostas em painéis de vidro suspensos no ar do pavilhão de exposição do MASP, reflita e escreva como esse formato pode influenciar a experiência do visitante e a sua apreciação artística.

AutoriaVeruska Bettiol
FormaçãoArtes Visuais
Componente CurricularArte/Artes Visuais
Habilidade(GO-EF07AR08-A) Reconhecer algumas categorias do sistema das artes visuais, tais como: museus, galerias, instituições, espaços culturais, centros culturais, fundações, ateliês de artistas, artesãos, curadores, e prender de forma significativa as relações entre o sujeito e as experiências em artes visuais, assim como ampliar o seu repertório imagético, estético, o pensamento crítico e sensível.
Referências ABREU, Regina e CHAGAS, Mário (orgs.). Memória e patrimônio: ensaios contemporâneos. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
CHAGAS, Mário de Souza & STORINO, Cláudia M. P. Os museus são bons para pensar, sentir e agir. In: MUSAS- Revista Brasileira de Museus e Museologia, n.3, 2007. Rio de Janeiro: Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Departamento de Museus e Centros Culturais, 2004.