You are currently viewing Arte/Artes Visuais – Fotografia

Arte/Artes Visuais – Fotografia

Esta proposta de atividade de ARTE/ARTES VISUAIS é destinada aos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental.

Disponível em https://www.canva.com/design/DAFnHCbLwxE/DoSNvQdWb-0tMqwk7tz8dg/view?utm_content=DAFnHCbLwxE&utm_campaign=share_your_design&utm_medium=link&utm_source=shareyourdesignpanel Acesso em 28, jun. 2023.

A fotografia é uma forma de expressão artística e um meio de documentos visuais que captura momentos e registra a realidade de forma concreta. É a arte de criar imagens por meio da luz, com o uso de uma câmera ou dispositivo fotográfico.

Disponível em https://pixabay.com/pt/photos/fotografias-lentes-fotografia-256888/ Acesso em 28, jun. 2023.

O conceito de fotografia baseia-se no princípio fundamental da formação de imagens através da projeção da luz. Quando a luz incide sobre uma superfície sensível à luz, como um filme fotográfico ou um sensor digital, ocorre uma reação ou química elétrica que registra a imagem.

A fotografia permite congelar um instante no tempo, capturando emoções, paisagens, objetos, pessoas e eventos de maneira precisa. Ela desempenha um papel fundamental na preservação da memória coletiva e individual, permitindo-nos reviver momentos importantes ou até mesmo históricos.

Disponível em https://pxhere.com/pt/photo/1069341 Acesso em 28, jun. 2023.

Os fotógrafos podem explorar uma ampla variedade de estilos e técnicas para transmitir mensagens, contar histórias e despertar emoções. Seja no fotojornalismo, na moda, na natureza, na arte conceitual ou em qualquer outro gênero, a fotografia oferece inúmeras possibilidades criativas.

Disponível em https://www.wallpaperflare.com/brazil-brumadinho-wild-tree-conceitual-tropical-forest-wallpaper-ewhhm Acesso em 28, jun. 2023.

Além disso, a fotografia também é uma ferramenta poderosa para comunicação visual. Em um mundo cada vez mais visual, as imagens têm um impacto imediato e universal, transcendendo barreiras linguísticas e culturais. Elas podem transmitir ideias, denunciar injustiças, provocar reflexões e inspirar mudanças.

Com os avanços tecnológicos, a fotografia se tornou mais acessível e versátil. Atualmente, muitas pessoas têm acesso a câmeras digitais ou até mesmo a smartphones com capacidade fotográfica, permitindo que elas capturem e compartilhem instantaneamente suas experiências visuais com o mundo.

Disponível em https://pxhere.com/pt/photo/1077817 Acesso em 28, jun. 2023.

No entanto, por trás da aparente facilidade de tirar fotos, há uma complexidade técnica e artística que define os grandes fotógrafos. Composição, iluminação, enquadramento, escolha de momentos e a habilidade de contar histórias visualmente são apenas alguns dos aspectos que afetam a qualidade e o impacto de uma imagem.

Disponível em https://pixabay.com/pt/photos/homem-mais-velho-senior-pessoas-7678619/ Acesso em 28, jun. 2023.

A fotografia continua a evoluir e se reinventar, acompanhando as transformações da sociedade e da tecnologia. Novas técnicas, estilos e abordagens continuam a surgir, ampliando as possibilidades criativas e desafiando os limites da forma visual.

QUESTÃO 1

O conceito de fotografia baseia-se no princípio fundamental da formação de imagens através

(A) Composição.

(B) Iluminação.

(C) Projeção da luz.

(D) Absorção da luz.

QUESTÃO 2

Por trás da aparente facilidade de tirar fotos, há uma complexidade técnica e artística que define os grandes fotógrafos. Qual são os aspectos que afetam a qualidade e o impacto de uma imagem fotográfica?

(A) Composição, iluminação e enquadramento.

(B) Transformações da sociedade.

(C) Técnicas, estilos e câmera fotográfica.

(D) Avanços tecnológicos.

QUESTÃO 3

Na sua opinião, qual é o papel da fotografia na preservação da memória coletiva e individual? Você acha que a fotografia pode ajudar a construir uma identidade cultural?

QUESTÃO 4

Considerando a evolução da tecnologia e a popularização das câmeras digitais e smartphones, como você vê o impacto dessa democratização da fotografia no campo artístico e na forma como compartilhamos nossas experiências visuais?

AutoriaVeruska Bettiol
Formação Artes Visuais
Componente CurricularArte/Artes Visuais
Habilidade(GO-EF09AR01-A) Apontar, relacionar, compreender criticamente as formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, locais, regionais, nacionais e universais, desenvolvendo a percepção, o imaginário, o pensamento crítico, a interpretação, a capacidade de simbolizar e valorizar o repertório imagético pessoal e do cotidiano, em contextos diversos.
ReferênciasBIANCO, Bela Feldman & LEITE, Miriam M. Desafios da Imagem. Campinas: Papirus Ed., 1998.
COSTA, Helouise. A Fotografia Moderna no Brasil. Rio de Janeiro: FUNARTE, 1995.
SONTAG, Susan. Sobre fotografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.