You are currently viewing Arte/Artes Visuais – Escultura Digital

Arte/Artes Visuais – Escultura Digital

Esta proposta de atividade de ARTE/ARTES VISUAIS é destinada aos estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental.

Disponível em https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Tulipes_de_Jeff_Koons_%28mus%C3%A9e_Guggenheim,_Bilbao%29_%283433265727%29.jpg Acesso em 08, dez. 2023.

Escultura Digital

A escultura, uma forma de arte que remonta a tempos imemoriais, passou por uma transformação com os avanços da tecnologia. A ascensão da escultura digital marca uma revolução na maneira como os artistas concebem, criam e interagem com suas obras. Neste novo território digital, a fusão entre habilidade artística e tecnologia oferece possibilidades ilimitadas para a expressão criativa.

Disponível em https://pxhere.com/pt/photo/981681 Acesso em 08, dez. 2023.

A escultura digital transcende os limites físicos, permitindo que os artistas esculpam obras tridimensionais em ambientes virtuais. Ferramentas como modelagem 3D e software especializado capacitam os criadores a manipularem formas e maneiras que seriam impensáveis ​​no mundo real. A flexibilidade digital não apenas desafia as restrições físicas, mas também acelera o processo criativo, permitindo experimentações instantâneas e interações.

Disponível em https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Sambaqui_SC_-_IPHAN_DF_-_reconstru%C3%A7%C3%A3o_facial_4D_digital.jpg Acesso em 08, dez. 2023.

Um aspecto interessante da escultura digital é a capacidade de explorar o virtual como meio artístico. As esculturas podem existir em mundos imaginários, desafiando as leis da física e criando experiências sensoriais. Ambientes de realidade aumentados ou virtuais possibilitam que o espectador mergulhe na obra, interagindo com ela de maneiras inéditas. Essa interatividade redefine a relação entre o observador e a obra de arte, ampliando os horizontes da experiência estética.

Disponível em https://www.flickr.com/photos/viamoi/2944770996/in/photolist-5udHPJ-sv4PTu-98xmeC-98xkTb-98udcp-TSXQF9-8kWTcy-8bfc74-2GmXD-chkVfJ-bbFxZr-bbFybp Acesso em 08, dez. 2023.

Apesar das inúmeras vantagens, a escultura digital também levanta questões sobre danos e materialidades. A ausência de uma forma física tangível desafia conceitos tradicionais de valor e permanência na arte. No entanto, muitos argumentam que a essência da obra de arte reside na ideia e na experiência, independentemente do meio.

Disponível em https://www.deviantart.com/fernandoreinicke/art/Blender-Sculpture-I-149526088 Acesso em 08, dez. 2023.

Pioneiros na Fronteira Tecnológica

À medida que a escultura digital se firma como uma forma de expressão artística, diversos artistas notáveis ​​emergiram, empregando suas habilidades para transcender os limites convencionais da escultura. Estes visionários utilizam ferramentas digitais não apenas como meio, mas como extensão de sua imaginação, explorando novas possibilidades estéticas e conceituais.

Jeff Koons: Conhecido por suas obras inovadoras e provocativas, Jeff Koons incorporou a tecnologia 3D em suas esculturas. Suas peças, como “Balloon Dog” e “Rabbit”, desafiam a noção de materialidade, refletindo o potencial da escultura digital em criar formas que desafiem a gravidade e a lógica física.

Disponível em https://www.flickr.com/photos/marcwathieu/3053359543 Acesso em 08, dez. 2023.

Diana Al-Hadid: Combinando elementos históricos e futuristas, Al-Hadid cria esculturas digitais que exploram a fusão entre passado e presente. Sua obra desafia as convenções ao utilizar a tecnologia para esculpir formas que aparentemente se desdobram no tempo, inspirando uma reflexão sobre a continuidade da arte através dos tempos.

Disponível em https://www.flickr.com/photos/rocor/34508112661 Acesso em 08, dez. 2023.

Quayola: Explorando a interseção entre arte e tecnologia, Quayola utiliza algoritmos para criar esculturas digitais que exploram a geometria e a simetria. Suas peças, muitas vezes efêmeras e fluidas, desafiam as noções convencionais de escultura sólida, evocando uma sensação de movimento e transformação.

Disponível em https://www.flickr.com/photos/arselectronica/28828032117 Acesso em 08, dez. 2023.

Estes artistas, entre muitos outros, estão na vanguarda da escultura digital, moldando o futuro da arte com sua visão inovadora e domínio das ferramentas tecnológicas. Seus trabalhos não apenas desafiam as fronteiras tradicionais da escultura, mas também inspiram uma nova geração de artistas a explorar as infinitas possibilidades oferecidas pelo meio digital.

QUESTÃO 1

A escultura, uma forma de arte que remonta a tempos imemoriais, passou por uma transformação com os avanços da tecnologia. Como a escultura digital marca uma revolução na arte?

(A) Limitando as possibilidades de expressão criativa.

(B) Transformando a maneira como os artistas concebem e criam obras.

(C) Mantendo as restrições físicas da escultura tradicional.

(D) Desvalorizando a importância da tecnologia na criação artística.

QUESTÃO 2

A escultura digital transcende os limites físicos, permitindo que os artistas esculpam obras tridimensionais em ambientes virtuais. O que as ferramentas de modelagem 3D e softwares especializados permitem aos artistas na escultura digital?

(A) Restringir a manipulação de formas tridimensionais.

(B) Facilitar a criação apenas de formas convencionais.

(C) Capacitar os criadores a explorarem formas impensáveis ​​no mundo real.

(D) Dificultar o processo criativo e a experimentação.

QUESTÃO 3

Descreva um aspecto interessante da escultura digital.

QUESTÃO 4

Como a flexibilidade digital impacta o processo criativo na escultura digital?

AutoriaVeruska Bettiol
Formação Artes Visuais
Componente CurricularArte/Artes Visuais
Habilidade (GO-EF08AR05-B) Explorar a criação de artes visuais nas diferentes tecnologias e recursos digitais tais como: multimeios, animações, jogos eletrônicos, gravações em áudio e vídeo, fotografias, softwares nos processos de criação artística e composição estética, aproximando realidades distintas.
ReferênciasVOLPATO, Neri et al. Prototipagem rápida: tecnologias e aplicações. São Paulo: Edgar Blücher, 2007.
KRAUSS, Rosalind E. “Caminhos da escultura moderna”, 1977.