You are currently viewing Arte/Artes Visuais – Elementos Visuais

Arte/Artes Visuais – Elementos Visuais

Esta proposta de atividade de ARTE/ARTES VISUAIS é destinada aos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental.

Observe a imagem do artista francês Marchal Mithouard. O artista é mais conhecido como Shaka e utiliza no seu trabalho elementos visuais diversos em grandes dimensões, explorando principalmente a forma de expressão artística do grafite.

Qual é a sua forma de olhar para esta imagem?

Consegue ver os detalhes?

Agora observe esta outra imagem do artista espanhol Joan Miró.

Disponível em https://www.ebay.com/itm/174783758599?_ul=MX&chn=ps&var=
 Acesso em 08, fev. 2023.

Joan Miró é um artista espanhol que produziu um trabalho inovador, tornando-se assim uma das referências para o movimento surrealista, trazendo para suas obras, composições poéticas, simplicidade, equilíbrio e muitos elementos imaginativos.

Suas obras são marcadas por características marcantes, com elementos únicos, como uso de cores primárias fortemente delineadas em preto e formas desproporcionalmente maiores do que outras.

Vamos pensar…

Como as imagens são construídas?

Como formamos as imagens?

Observando as obras de Marchal Mithouard e Joan Miró, percebemos que são formadas por elementos visuais como pontos, linhas, formas, cores e movimentos. A combinação destes elementos resulta numa variedade de imagens que formam uma composição, que são a base daquilo que vemos por meio do desenho e da pintura, comunicando e expressando mensagens, ideias, pensamentos e emoções.

O PONTO é o elemento básico de uma composição artística visual.

Georges Seurat criou sua obra La senna alla grande-jatte (1888) utilizando inúmeros pontos que formaram a composição de uma paisagem, ao que podemos chamar de pontilhismo. Pontilhismo é uma técnica de pintura, na qual provocam uma mistura óptica nos olhos de quem a vê, em função da justaposição de pequenas manchas ou pontos de cor.

Disponível em https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Georges_seurat,_la_senna_alla_grande-jatte,_1888,_02_barca.jpg

Acesso em 08, fev. 2023

A LINHA é formada por uma sequência de pontos em movimento ligados entre si. Existem diversos tipos de linhas que transmitem ideias diferentes, como: movimento, agitação, alegria, calma, tranquilidade, tensão, e assim por diante.

A obra Praça da Concórdia (1938) de Piet Mondrian é um exemplo de composição delimitada por nítidos traços/linhas pretas e cores primárias, dispostas em figuras quadradas e retangulares.

Disponível em https://bentleyartpublishing.com/product/place-de-la-concorde-by-piet-mondrian/

Acesso em 08, fev. 2023

A FORMA é uma junção de linhas fechadas. Podem ser formas geométricas, abstratas, figurativas ou orgânicas (não tem formas exatas e pode representar figuras de seres vivos) e bidimensionais (duas dimensões) ou tridimensionais (três dimensões).

Exemplo dessa junção de linhas fechadas é a obra de Keith Haring, artista americano cujo trabalho tem um vocabulário próprio da Pop Arte, semelhante ao grafite. Os personagens apresentam uma identidade visual na qual linhas grossas, contínuas e simplificadas representam silhuetas coloridas, desprovidas de detalhes.

Disponível em https://www.flickr.com/photos/malbooth/8751691327

Acesso em 08, fev. 2023.

A COR é um elemento visual que agrega, que dá o toque final a uma composição artística. No fazer artístico as cores são exploradas de acordo com o gosto e a intencionalidade, gerando composições capazes de transmitirem sentimentos, significados e comunicar mensagens e sensações. 

O Fauvismo (ou Fovismo) é um movimento artístico cuja principal característica é a utilização da cor pura, sem misturas, de modo a delimitar, dar volume, relevo e perspectiva às obras, predominando o uso de cores fortes e vibrantes, sem correspondência com o real.

Um dos principais artistas que correspondem a esse movimento é Henri Matisse, francês, conhecido por usar cores fortes e os seus desenhos originais.

Disponível em https://www.flickr.com/photos/dalbera/294580573    

Acesso em 08, fev. 2023

O MOVIMENTO é uma linguagem visual na qual as linhas, as cores e as formas são dispostas de forma a direcionar o olhar para determinados pontos, ou seja, para o que é mais importante na imagem. Veja um exemplo na escultura de aço da artista plástica japonesa naturalizada brasileira, Tomie Ohtake. A escultura mede 15 m de altura, e foi criada para homenagear o centenário da imigração japonesa no Brasil, em 2008.

Disponível em https://www.flickr.com/photos/markhillary/33380472325

Acesso em 08, fev. 2023

QUESTÃO 1

Quais são os elementos constitutivos das artes visuais?

(A) o ponto, a linha, a forma, a dimensão, a perspectiva.

(B) o ponto, a cor, a imagem, a superfície, os materiais.

(C) o ponto, a linha, a forma, a cor, o movimento.

(D) o ponto, a forma, a cor, a harmonia, a imagem.

QUESTÃO 2

A combinação dos elementos constitutivos das artes visuais resulta numa variedade de imagens que formam:

(A) uma composição

(B) um cenário

(C) uma fotografia

(D) um projeto

QUESTÃO 3

O que é o ponto nas artes visuais?

QUESTÃO 4

O que representa o movimento enquanto elemento constitutivo das artes visuais?

AutoriaVeruska Bettiol
FormaçãoArtes Visuais
Componente Curricular:Arte/Artes Visuais
Habilidade:(GO-EF09AR04-A) Explorar os elementos constitutivos das artes visuais, tais como: o ponto, a linha, a forma, a cor, o espaço, o movimento, a textura, os planos, a perspectiva, a composição, a proporção, o equilíbrio e desenvolver a produção, a expressão artística e imagética em contextos variados e significativos.
Referências BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino da arte. São Paulo: Perspectiva, 1991.
Documento Curricular para Goiás Ampliado (DC-GO Ampliado). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2020. Disponível em: https://cee.go.gov.br. 
DONDIS, Donis A. Sintaxe da linguagem visual. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
FERRARI, Solange dos Santos Utuari. KATER, Carlos Elias. DIMARCH, Bruno Fischer. FERRARI, Pascoal Fernando. Por toda a parte, 8º ano. São Paulo: FTD, 2016.