Esta proposta de atividade de ARTE/ARTES VISUAIS é destinada aos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental.
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Observe a imagem do artista francês Marchal Mithouard. O artista é mais conhecido como Shaka e utiliza no seu trabalho elementos visuais diversos em grandes dimensões, explorando principalmente a forma de expressão artística do grafite.
Qual é a sua forma de olhar para esta imagem?
Consegue ver os detalhes?
Acesso em 03, fev. 2023.
Agora observe esta outra imagem do artista espanhol Joan Miró.
Acesso em 08, fev. 2023.
Joan Miró é um artista espanhol que produziu um trabalho inovador, tornando-se assim uma das referências para o movimento surrealista, trazendo para suas obras, composições poéticas, simplicidade, equilíbrio e muitos elementos imaginativos.
Suas obras são marcadas por características marcantes, com elementos únicos, como uso de cores primárias fortemente delineadas em preto e formas desproporcionalmente maiores do que outras.
Vamos pensar…
Como as imagens são construídas?
Como formamos as imagens?
Observando as obras de Marchal Mithouard e Joan Miró, percebemos que são formadas por elementos visuais como pontos, linhas, formas, cores e movimentos. A combinação destes elementos resulta numa variedade de imagens que formam uma composição, que são a base daquilo que vemos por meio do desenho e da pintura, comunicando e expressando mensagens, ideias, pensamentos e emoções.
O PONTO é o elemento básico de uma composição artística visual.
Georges Seurat criou sua obra La senna alla grande-jatte (1888) utilizando inúmeros pontos que formaram a composição de uma paisagem, ao que podemos chamar de pontilhismo. Pontilhismo é uma técnica de pintura, na qual provocam uma mistura óptica nos olhos de quem a vê, em função da justaposição de pequenas manchas ou pontos de cor.
Disponível em https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Georges_seurat,_la_senna_alla_grande-jatte,_1888,_02_barca.jpg
Acesso em 08, fev. 2023
A LINHA é formada por uma sequência de pontos em movimento ligados entre si. Existem diversos tipos de linhas que transmitem ideias diferentes, como: movimento, agitação, alegria, calma, tranquilidade, tensão, e assim por diante.
A obra Praça da Concórdia (1938) de Piet Mondrian é um exemplo de composição delimitada por nítidos traços/linhas pretas e cores primárias, dispostas em figuras quadradas e retangulares.
Disponível em https://bentleyartpublishing.com/product/place-de-la-concorde-by-piet-mondrian/
Acesso em 08, fev. 2023
A FORMA é uma junção de linhas fechadas. Podem ser formas geométricas, abstratas, figurativas ou orgânicas (não tem formas exatas e pode representar figuras de seres vivos) e bidimensionais (duas dimensões) ou tridimensionais (três dimensões).
Exemplo dessa junção de linhas fechadas é a obra de Keith Haring, artista americano cujo trabalho tem um vocabulário próprio da Pop Arte, semelhante ao grafite. Os personagens apresentam uma identidade visual na qual linhas grossas, contínuas e simplificadas representam silhuetas coloridas, desprovidas de detalhes.
Disponível em https://www.flickr.com/photos/malbooth/8751691327
Acesso em 08, fev. 2023.
A COR é um elemento visual que agrega, que dá o toque final a uma composição artística. No fazer artístico as cores são exploradas de acordo com o gosto e a intencionalidade, gerando composições capazes de transmitirem sentimentos, significados e comunicar mensagens e sensações.
O Fauvismo (ou Fovismo) é um movimento artístico cuja principal característica é a utilização da cor pura, sem misturas, de modo a delimitar, dar volume, relevo e perspectiva às obras, predominando o uso de cores fortes e vibrantes, sem correspondência com o real.
Um dos principais artistas que correspondem a esse movimento é Henri Matisse, francês, conhecido por usar cores fortes e os seus desenhos originais.
Disponível em https://www.flickr.com/photos/dalbera/294580573
Acesso em 08, fev. 2023
O MOVIMENTO é uma linguagem visual na qual as linhas, as cores e as formas são dispostas de forma a direcionar o olhar para determinados pontos, ou seja, para o que é mais importante na imagem. Veja um exemplo na escultura de aço da artista plástica japonesa naturalizada brasileira, Tomie Ohtake. A escultura mede 15 m de altura, e foi criada para homenagear o centenário da imigração japonesa no Brasil, em 2008.
Disponível em https://www.flickr.com/photos/markhillary/33380472325
Acesso em 08, fev. 2023
QUESTÃO 1
Quais são os elementos constitutivos das artes visuais?
(A) o ponto, a linha, a forma, a dimensão, a perspectiva.
(B) o ponto, a cor, a imagem, a superfície, os materiais.
(C) o ponto, a linha, a forma, a cor, o movimento.
(D) o ponto, a forma, a cor, a harmonia, a imagem.
QUESTÃO 2
A combinação dos elementos constitutivos das artes visuais resulta numa variedade de imagens que formam:
(A) uma composição
(B) um cenário
(C) uma fotografia
(D) um projeto
QUESTÃO 3
O que é o ponto nas artes visuais?
QUESTÃO 4
O que representa o movimento enquanto elemento constitutivo das artes visuais?
Autoria | Veruska Bettiol |
Formação | Artes Visuais |
Componente Curricular: | Arte/Artes Visuais |
Habilidade: | (GO-EF09AR04-A) Explorar os elementos constitutivos das artes visuais, tais como: o ponto, a linha, a forma, a cor, o espaço, o movimento, a textura, os planos, a perspectiva, a composição, a proporção, o equilíbrio e desenvolver a produção, a expressão artística e imagética em contextos variados e significativos. |
Referências | BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino da arte. São Paulo: Perspectiva, 1991. Documento Curricular para Goiás Ampliado (DC-GO Ampliado). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2020. Disponível em: https://cee.go.gov.br. DONDIS, Donis A. Sintaxe da linguagem visual. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997. FERRARI, Solange dos Santos Utuari. KATER, Carlos Elias. DIMARCH, Bruno Fischer. FERRARI, Pascoal Fernando. Por toda a parte, 8º ano. São Paulo: FTD, 2016. |