You are currently viewing Arte/Artes Visuais – Desenho Digital

Arte/Artes Visuais – Desenho Digital

Esta proposta de atividade de ARTE/ARTES VISUAIS é destinada aos estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental.

Arquivo pessoal Ana Cristina Diniz. Imagem gerada por IA (2023)

Desenho Digital

O desenho digital é uma forma de expressão artística que se tornou cada vez mais popular com o avanço da tecnologia digital. Em sua essência, o desenho digital é a prática de criar ilustrações, pinturas e obras de arte usando ferramentas e dispositivos digitais, em oposição ao tradicional papel e lápis.

Disponível em https://www.freepik.com/free-photo/top-view-career-guidance-items-designers_27642099.htm#page=2&query=desenho%20digital&position=28&from_view=search&track=ais Acesso em 30, out. 2023.

Esse meio oferece uma ampla gama de possibilidades criativas, bem como várias vantagens em relação ao desenho convencional.

Processo de Criação

O processo de criação de desenhos digitais começa com a escolha de um software ou aplicativo específico projetado para essa finalidade. Existem muitas opções disponíveis, desde os programas mais sofisticados, como o Adobe Photoshop e o Corel Painter, até aplicativos de desenho mais simples, como o Procreate e o Autodesk SketchBook.

Disponível em https://www.flickr.com/photos/designbyparts/10416410353 Acesso em 30, out. 2023.

A escolha do software dependerá das preferências e necessidades individuais do artista, que pode trabalhar em uma tela digital usando um dispositivo de entrada, como uma mesa digitalizadora ou um tablet sensível ao toque. Esses dispositivos permitem um controle preciso do traço e uma sensação que se assemelha ao desenho em papel. Além disso, muitos artistas preferem usar uma caneta stylus, que oferece maior precisão e controle em comparação com o uso de um mouse.

Disponível em https://www.freepik.com/free-photo/asian-woman-graphic-designer-freelancer-working-overtime-work-night-using-tablet-drawing-art-work-work-from-home-concept_27150524.htm#page=2&query=desenho%20digital&position=27&from_view=search&track=ais Acesso em 30, out. 2023.

Principais Características

O desenho digital oferece uma ampla gama de ferramentas e técnicas que permitem aos artistas criarem uma variedade de estilos, desde ilustrações realistas até arte abstrata.

Disponível em https://www.flickr.com/photos/estheraz/8232967049/ Acesso em 30, out. 2023.

Uma das maiores vantagens do desenho digital é a capacidade de desfazer ações, fazer configurações precisas e experimentar a criação, sem a preocupação de executar a produção final, tornando o processo de criação muito mais flexível. Muitos artistas combinam elementos de desenho digital com outras mídias, como fotografia e arte tradicional, para criar obras híbridas.

Disponível em https://pxhere.com/pt/photo/1670860 Acesso em 30, out. 2023.

Além de tudo, o desenho digital é considerado uma opção mais sustentável, pois elimina a necessidade de materiais físicos, como papel, lápis e tintas. Isso reduz o desperdício e tem um impacto ambiental positivo.

QUESTÃO 1

O desenho digital é uma forma de expressão artística que se tornou cada vez mais popular com o avanço da tecnologia digital. Em sua essência, o desenho digital é a prática de criar ilustrações, pinturas e obras de arte usando ferramentas e dispositivos digitais, em oposição ao tradicional papel e lápis. Qual é o primeiro passo no processo de criação de desenhos digitais?

(A) Escolha o melhor papel de desenho.

(B) Selecionar a caneta certa.

(C) Escolher o software ou aplicativo protegido.

(D) Encontrar um local adequado para desenhar.

QUESTÃO 2

O processo de criação de desenhos digitais começa com a escolha de um software ou aplicativo específico projetado para essa finalidade. A escolha do software dependerá das preferências e necessidades individuais do artista. Que tipos de dispositivos são frequentemente usados ​​no desenho digital para obter um controle preciso do traço?

(A) Canetas de tinta específica.

(B) Pincéis de cerdas naturais.

(C) Mouse comum.

(D) Tela digitalizadora e caneta stylus.

QUESTÃO 3

Qual é a principal diferença entre o desenho digital e o desenho convencional?

QUESTÃO 4

Por que o desenho digital é considerado uma opção mais sustentável?

AutoriaVeruska Bettiol
Formação Artes Visuais
Componente CurricularArte/Artes Visuais
Habilidade (GO-EF08AR05-B) Explorar a criação de artes visuais nas diferentes tecnologias e recursos digitais tais como: multimeios, animações, jogos eletrônicos, gravações em áudio e vídeo, fotografias, softwares nos processos de criação artística e composição estética, aproximando realidades distintas.
ReferênciasCADOZ, Claude. Realidade Virtual. São Paulo: Editora Ática, 1997.
VENTURELLI, Suzete. Arte: espaço_tempo_image. Brasília: Edunb, 2004.