You are currently viewing Arte/Artes Visuais – Cavalhadas de Pirenópolis

Arte/Artes Visuais – Cavalhadas de Pirenópolis

Esta proposta de atividade de ARTE/ARTES VISUAIS é destinada aos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental.

Disponível em https://www.canva.com/design/DAFk-xShci4/sglkBSdx2fvyhFqBGyJYQg/edit Acesso em 05, jun. 2023

As Cavalhadas de Pirenópolis é considerada uma festa tradicional e centenária que ocorre na cidade histórica de Pirenópolis, localizada no estado de Goiás, Brasil. É uma celebração folclórica que preserva a memória e as tradições do povo goiano, mantendo viva uma manifestação cultural que atravessa gerações.

Disponível em https://pirenopolis.tur.br/cultura/folclore/festa-do-divino/cavalhadas/a-encenacao-das-cavalhadas Acesso em 05, jun. 2023.

Origem e características

As Cavalhadas têm origem na Espanha medieval, trazida ao Brasil pelos colonizadores portugueses. A festa é baseada em uma representação dramática dos confrontos entre Cristãos e Mouros durante a reconquista da Península Ibérica. Ela acontece sempre no período da Semana Santa, mais precisamente no Domingo de Pentecostes.

A principal característica das Cavalhadas de Pirenópolis é a encenação teatral a céu aberto Os grupos são divididos em dois exércitos, cada um derrotado por um general.

Disponível em https://pirenopolis.tur.br/cultura/folclore/festas-populares Acesso em 05, jun. 2023.

As encenações acontecem nas praças e ruas da cidade, onde são montados palcos e arquibancadas para o público acompanhar as batalhas. Os cavaleiros realizaram apresentações coreografadas de lutas e combates, utilizando lanças, espadas e escudos. Tudo isso é acompanhado por música, dança e cantorias típicas.

Disponível em https://pirenopolis.tur.br/cultura/folclore/festa-do-divino/cavalhadas/a-encenacao-das-cavalhadas Acesso em 05, jun. 2023.

As Cavalhadas de Pirenópolis têm uma estrutura bem definida, com momentos marcantes em sua programação. A festa começa com uma procissão, seguida pela encenação do encontro entre os exércitos Cristãos e Mouros. Há uma série de combates simbólicos, culminando com a vitória dos Cristãos e a conversão dos Mouros ao cristianismo.

Os mascarados

Além das encenações das batalhas entre Cristãos e Mouros, um dos aspectos mais fascinantes das Cavalhadas de Pirenópolis são os personagens mascarados que participam da festa.

Os mascarados são figuras enigmáticas e misteriosas que acrescentam um toque especial à atmosfera festiva.

Os mascarados são personagens vestidos com trajes exuberantes e coloridos, cobertos por máscaras que ocultam suas identidades. Eles desfilam pelas ruas de Pirenópolis, dançando e brincando com o público, criando uma atmosfera lúdica e animada. Suas máscaras podem variar desde expressões alegres e caricatas, representações de personagens históricos ou folclóricos.

Disponível em https://pirenopolis.tur.br/cultura Acesso em 05, jun. 2023.

Esses personagens misteriosos têm uma longa tradição nas Cavalhadas, sendo considerados guardiões da festa. Eles são responsáveis ​​por trazer alegria, animação e mistério, criando uma conexão entre o sagrado e o profano.

Disponível em https://www.flickr.com/photos/7246301@N05/8872174586/ Acesso em 05, jun. 2023.

Acredita-se que os mascarados têm o poder de afastar os maus espíritos e trazer boa sorte para a comunidade. Eles se destacam pela habilidade em dançar, pular e interagir com o público de forma cativante.

Os mascarados representam uma manifestação cultural única, envolvendo teatralidade, folclore e expressões artísticas, reforçando a importância dessa celebração histórica para a identidade e o patrimônio cultural do povo goiano.

QUESTÃO 1

Além das encenações das batalhas entre cristãos e mouros, um dos aspectos mais fascinantes das Cavalhadas de Pirenópolis são os personagens mascarados que participam da festa. O papel dos mascarados é

(A) Representar os exércitos cristãos e mouros.

(B) Realizar batalhas coreografadas.

(C) Trazer alegria, animação e mistério.

(D) Desempenhar papéis teatrais principais.

QUESTÃO 2

Os mascarados são personagens misteriosos com uma longa tradição nas Cavalhadas, sendo considerados guardiões da festa. Eles são responsáveis ​​por trazer alegria, animação e mistério, criando uma conexão entre o sagrado e o profano. Existe a crença associada aos mascarados de

(A) Atrair a atenção do público durante uma festa.

(B) Representar personagens históricos importantes.

(C) Proteger a identidade dos participantes.

(D) Afastar os maus espíritos e trazer boa sorte.

QUESTÃO 3

Qual é a importância dos mascarados nas Cavalhadas de Pirenópolis? Explique sua opinião considerando o papel que cumprem na festa e sua herança para a preservação cultural.

QUESTÃO 4

Como você interpreta a simbologia por trás dos mascarados nas Cavalhadas de Pirenópolis? Descreva o significado das máscaras, sua relação com a tradição e a conexão entre o sagrado e o profano na festa.

AutoriaVeruska Bettiol
FormaçãoArtes Visuais
Componente CurricularArte/Artes Visuais
Habilidade(GO-EF09AR03-A) Reconhecer e valorizar a influência de distintas matrizes estéticas e culturais das artes visuais nas manifestações artísticas das culturas locais, regionais, nacionais e universais, assim como as representações que estas fazem dos sujeitos, observando papeis de gênero e outros marcadores sociais, utilizar conceitos e contextos das produções socioculturais de diferentes períodos da história da arte para produzir artisticamente.
Referências BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Cavalhadas de Pirenópolis: um estudo sobre representações de mouros e cristãos em Goiás. São Paulo: Oriente, 1974.
SILVA, Mônica Martins da. A festa do Divino: Romanização, patrimônio & tradição em Pirenópolis (1980-1988). Goiânia: AGEPEL, 2001.