You are currently viewing Arte/Artes Visuais – Bienal de Arte

Arte/Artes Visuais – Bienal de Arte

Esta proposta de atividade de ARTE/ARTES VISUAIS é destinada aos estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental.

Disponível em https://www.canva.com/design/DAFonuXabhA/DgR_LbpRDKlW5dQc4Rgf3Q/edit?utm_content=DAFonuXabhA&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton Acesso em 14, jul. 2023

A função principal de uma Bienal de Arte é promover o intercâmbio cultural e artístico, proporcionando um espaço significativo para a exposição, discussão e reflexão sobre a produção artística contemporânea.

Disponível em https://www.flickr.com/photos/lais-castro/5270709181/ Acesso em 14, jul. 2023

Esses eventos têm como objetivo principal estimular o diálogo entre artistas, críticos, curadores e o público em geral, criando um ambiente propício para a troca de ideias e perspectivas sobre a arte e sua representação na sociedade.

Uma Bienal de Arte geralmente apresenta uma grande variedade de obras e formatos artísticos, como pintura, escultura, fotografia, instalações, performances, vídeoarte e arte digital.

Acervo pessoal Veruska Bettiol (2016)

A diversidade é uma característica importante desses eventos, pois buscam representar diferentes correntes estéticas, culturais e pontos de vista. Como resultado, uma Bienal pode abranger desde obras abstratas e conceituais até representações figurativas e tradicionais.

Acervo pessoal Veruska Bettiol (2016)

Além das exposições, uma Bienal de Arte também pode incluir uma série de eventos paralelos, como palestras, workshops, simpósios, apresentações de artistas, exibições de filmes e performances ao vivo. A intenção é proporcionar a interação entre a proposta artística e o público numa experiência significativa e conceitual.

BIENAL DE SÃO PAULO

A Bienal de Arte de São Paulo foi fundada em 1951 e tem registro regular a cada dois anos desde então. Realizada na cidade de São Paulo, é uma das mais importantes e antigas bienais de arte do mundo, tornando-se uma das instituições artísticas mais reconhecidas e prestigiadas do Brasil.

Acervo pessoal Veruska Bettiol (2016)

Tem como objetivo principal introduzir e reconhecer diversos movimentos artísticos e artistas contemporâneos em todo o mundo, proporcionando um espaço para a exibição e discussão de obras de artistas nacionais e internacionais, tornando-se uma plataforma para o diálogo e a colaboração entre diferentes culturas e perspectivas artísticas.

Acervo pessoal Veruska Bettiol (2016)

A Bienal de São Paulo é conhecida por sua curadoria rigorosa e inovadora, que busca apresentar tanto artistas consagrados quanto emergentes, revelando novas tendências e discursos artísticos. Cada edição da Bienal é organizada em torno de um tema central, que serve como ponto de partida para a seleção das obras e para a criação de uma narrativa curatorial coerente.

Acervo pessoal Veruska Bettiol (2016)

Através de suas exposições, programas educativos e atividades paralelas, a Bienal contribui para a valorização da arte, o intercâmbio de ideias e o enriquecimento cultural tanto no Brasil quanto no mundo.

QUESTÃO 1

Uma Bienal de Arte é uma exposição de arte que ocorre a cada dois anos em uma cidade específica, reunindo uma ampla gama de obras de arte contemporânea de artistas de todo o mundo. Qual é a principal função de uma Bienal de Arte?

(A) Celebrar a cultura local de uma cidade específica.

(B) Apresentar obras de arte históricas de artistas expressivos.

(C) Promover o intercâmbio cultural e artístico globalmente.

(D) Oferecer um espaço para artistas emergentes venderem suas obras.

QUESTÃO 2

Uma Bienal de Arte tem como objetivo principal estimular o diálogo entre artistas, críticos, curadores e o público em geral, criando um ambiente propício para a troca de ideias e perspectivas sobre a arte e sua representação na sociedade. Além das exposições, o que mais pode ser encontrado em uma Bienal de Arte?

(A) Feiras de artesanato e venda de souvenires.

(B) Competições de arte para artistas locais.

(C) Palestras, workshops e apresentações de artistas.

(D) Roteiros turísticos da cidade anfitriã.

QUESTÃO 3

Qual é a periodicidade de uma Bienal de Arte?

QUESTÃO 4

Qual é a proposta principal da Bienal de Arte de São Paulo?

AutoriaVeruska Bettiol
FormaçãoArtes Visuais
Componente CurricularArte/Artes Visuais
Habilidade(GO-EF06AR23) Reconhecer e experimentar, em projetos temáticos, as relações processuais e as conexões entre as diversas linguagens artísticas, a produção autônoma e autoral, respeitando os contextos pessoais, sociais e culturais.
jjghv
Referências AGAMBEN, Giorgio. O que é o contemporâneo? E outros ensaios – Chapecó: Argos editora, 2009.
BACHELARD, G. A poética do espaço. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
CALABRESE, O. A linguagem da arte. Trad. Tânia Pellegrini. Rio de Janeiro: Editora Globo, 2002.