You are currently viewing Arte/Artes Visuais – Arte Ingênua

Arte/Artes Visuais – Arte Ingênua

Esta proposta de atividade de ARTE/ARTES VISUAIS é destinada aos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental.

Disponível em https://www.deviantart.com/artbyj9000/art/Untitled-963213697 Acesso em 13, dez. 2023.

Arte Ingênua

A arte ingênua, também conhecida como arte naïf, é um estilo artístico que se destaca pela simplicidade e autenticidade expressas nas obras. Este termo é frequentemente associado a artistas autodidatas ou aqueles que não têm formação formal em arte, resultando em criações que emanam espontaneidade e simplicidade aos traços, formas, cores, composição e muitas vezes simplificam os elementos visuais, criando imagens que são facilmente compreendidas.

Disponível em https://pxhere.com/es/photo/1061201 Acesso em 13, dez. 2023.

Principais Características

Os artistas não seguem as regras tradicionais de perspectiva, resultando em representações não convencionais dos objetos e paisagens. As obras artísticas frequentemente apresentam cores vibrantes e saturadas, adicionando um toque de alegria e vitalidade às representações.

Disponível em https://www.flickr.com/photos/lezumbalaberenjena/13310233033 Acesso em 13, dez. 2023.

Os temas abordados nas produções são frequentemente extraídos da vida cotidiana, festividades, atividades agrícolas, animais e retratos de pessoas comuns.

Principais Artistas

Henri Rousseau (1844-1910)

Rousseau foi um pintor francês autodidata e um dos pioneiros da arte ingênua. Suas obras muitas vezes retratam plantas e animais selvagens.

Disponível em https://www.rawpixel.com/board/1054552/henri-rousseau-original-public-domain-paintings Acesso em 13, dez. 2023.

Grandma Moses (1860-1961)

Anna Mary Robertson Moses, mais conhecida como Grandma Moses, foi uma famosa artista americana. Começou a pintar na terceira idade e ganhou reconhecimento por suas cenas rurais e representações da vida no campo.

Disponível em https://www.flickr.com/photos/kamikazecactus/3916414081 Acesso em 13, dez. 2023.

Séraphine Louis (1864-1942)

Séraphine foi uma pintora francesa autodidata cujas obras são conhecidas por sua intensidade emocional, padrões florais e paisagens.

Disponível em https://commons.wikimedia.org/wiki/File:S%C3%A9raphine_de_Senlis_au_Mus%C3%A9e_Maillol_%282955700234%29.jpg Acesso em 13, dez. 2023.

A arte ingênua continua a ser apreciada por sua autenticidade e capacidade de transmitir emoções de maneira direta e acessível. Ela celebra a criatividade inata e a expressão individual, desafiando muitas vezes as normas convencionais da arte acadêmica.

QUESTÃO 1

A arte ingênua emana espontaneidade e simplicidade aos traços, formas, cores, composição e muitas vezes simplificam os elementos visuais, criando imagens que são facilmente compreendidas. Então, o que diferencia os artistas ingênuos em relação à perspectiva?

(A) Seguem estritamente as regras tradicionais.

(B) Utilizam perspectiva abstrata.

(C) Ignoram completamente a perspectiva.

(D) Adaptam a perspectiva conforme a intuição.

QUESTÃO 2

A arte ingênua, também conhecida como arte naïf, é um estilo artístico que se destaca pela simplicidade e autenticidade expressas nas obras, com cores e traços marcantes. Como as cores são geralmente apresentadas nas obras de arte?

(A) Tons neutros e apagados.

(B) Cores vibrantes e saturadas.

(C) Sombras e contrastes intensos.

(D) Paleta monocromática.

QUESTÃO 3

Quais são as características principais que destacam a arte ingênua?

QUESTÃO 4

Quais são os temas frequentemente abordados nas produções artísticas ingênuas?

AutoriaVeruska Bettiol
FormaçãoArtes Visuais
Componente CurricularArte/Artes Visuais
Habilidade(GO-EF09AR01-A) Apontar, relacionar, compreender criticamente as formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, locais, regionais, nacionais e universais, desenvolvendo a percepção, o imaginário, o pensamento crítico, a interpretação, a capacidade de simbolizar e valorizar o repertório imagético pessoal e do cotidiano, em contextos diversos.
ReferênciasARAGON, BRODSKAIA, Nathalia. Arte naïf, Coleção Folha, volume 20, 2017.
Itaú Cultural.  Arte Naïf/Enciclopédia Itaú Cultural. Última atualização 20/05/2022.
Disponível em: 
<http://enciclopedia.itaucultural.org.br/termo5357/arte-naif> Acesso em: 19 de set. 2022.