You are currently viewing Arte/Artes Visuais – Arte Primitiva

Arte/Artes Visuais – Arte Primitiva

Esta proposta de atividade de ARTE/ARTES VISUAIS é destinada aos estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental.

Disponível em https://www.flickr.com/photos/naive_art/7157543632/in/photolist-bUuhmG-a62jCA-ztsnvf-dCyF64-gXpGuq-9Kbkyq-Sj6zcg-rLhqTR-9K8wK6-qazbc5-bkkDRZ-qYxZVR-9KbkMs-Rc1yYG-a62gVY-qjpCun-8f5C4s-a62gD3-8f2Xcn-c19Wgw-a5YqPt-a3RutX-zfFirW-zWtnuB-SStMvh-gBXVdN-a5YrSi-a62jQj-bzMeb3-GDKHyf-nTjbvE-ogdVkH-ntAzgL-a5Ytb8-jWxfVq-joqMwb-StJbzg-a3Ruqc-hpbsG6-a3Ukrd-b5fUp8-hUX5qC-9K8wT2-hpbQaN-9K8wDr-ruTxbu-ofWpQP-H9FW8R-7PkBma-dZm7KQ Acesso em 13, dez. 2023.

Arte Primitiva

A arte primitiva brasileira, muitas vezes caracterizada por sua simplicidade, ingenuidade e afastamento dos padrões eruditos, tem raízes profundas nas tradições culturais locais. Artistas que se destacam nesse contexto muitas vezes expressam uma linguagem visual e transmitem autenticidade à produção artística que, de alguma forma, permanece isolada e independente da cultura dominante.

Disponível em https://www.flickr.com/photos/naivepaintings/31210327104 Acesso em 13, dez. 2023.

Mestre Vitalino (1909-1963)

Reconhecido como um dos maiores ceramistas brasileiros, Mestre Vitalino é um ícone da arte primitiva no país. Originário do Nordeste, em Caruaru, Pernambuco, ele ficou conhecido por suas esculturas em cerâmica, especialmente suas representações da vida rural e cenas folclóricas do sertão nordestino. Suas peças são notáveis pela simplicidade estilizada que capta a essência do cotidiano.

Disponível em https://www.flickr.com/photos/fjota/2605458938 Acesso em 13, dez. 2023.

Antônio Poteiro (1925-2010)

Antônio Batista de Souza, conhecido como Antônio Poteiro, foi um artista autodidata nascido em Portugal e radicado no Brasil. Suas pinturas e esculturas refletem uma fusão única de influências portuguesas e brasileiras, muitas vezes retratando cenas folclóricas e religiosas.

Disponível em https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Minist%C3%A9rio_da_Cultura_-_I_F%C3%B3rum_de_Biodiversidade_das_Am%C3%A9ricas_%284%29.jpg Acesso em 13, dez. 2023.

Esses artistas primitivos brasileiros não seguiam padrões acadêmicos ou buscavam reconhecimento nos círculos eruditos. Ao contrário, encontraram inspiração em suas próprias vivências e nas tradições culturais locais, criando uma arte autêntica e original que continua a ressoar na cena artística contemporânea.

Disponível em https://www.flickr.com/photos/bernadethrocha/2272472443 Acesso em 13, dez. 2023.

A simplicidade e ingenuidade em suas obras não devem ser interpretadas como falta de sofisticação, mas como uma escolha consciente de expressão, genuinidade e autonomia artística.

QUESTÃO 1

A arte primitiva brasileira tem raízes profundas nas tradições culturais locais. Quais características são frequentemente associadas a ela?

(A) Complexidade, sofisticação e cultura.

(B) Ingenuidade, simplicidade e afastamento dos padrões eruditos.

(C) Abstração, modernidade e experimentalismo.

(D) Rigor acadêmico, tradição e formalismo.

QUESTÃO 2

Os artistas primitivos brasileiros encontraram inspiração em suas próprias vivências e nas tradições culturais locais, criando uma arte autêntica e original que continua a ressoar na cena artística contemporânea. O que esses artistas buscavam ao criar suas obras?

(A) Reconhecimento nos círculos eruditos.

(B) Inspirar a academia e seguir padrões acadêmicos.

(C) Transmissão de valores culturais e expressão autêntica.

(D) Fusão de estilos internacionais e modernidade.

QUESTÃO 3

O que a simplicidade e ingenuidade nas obras dos artistas primitivos brasileiros representam?

QUESTÃO 4

Como as obras dos artistas primitivos brasileiros são caracterizadas em relação à cultura dominante?

AutoriaVeruska Bettiol
FormaçãoArtes Visuais
Componente CurricularArte/Artes Visuais
Habilidade(GO-EF08AR01-A) Apontar, relacionar, compreender criticamente as formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, locais, regionais, nacionais e universais, desenvolvendo a percepção, o imaginário, o pensamento crítico, a interpretação, a capacidade de simbolizar e valorizar o repertório imagético pessoal e do cotidiano.
ReferênciasARAGON, BRODSKAIA, Nathalia. Arte naïf, Coleção Folha, volume 20, 2017.
Itaú Cultural.  Arte Naïf/Enciclopédia Itaú Cultural. Última atualização 20/05/2022.
Disponível em: 
<http://enciclopedia.itaucultural.org.br/termo5357/arte-naif> Acesso em: 19 de set. 2022.