You are currently viewing Arte/Artes Visuais – Arte Popular

Arte/Artes Visuais – Arte Popular

Esta proposta de atividade de ARTE/ARTES VISUAIS é destinada aos estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental.

Disponível em https://www.freepik.com/free-photo/painted-wall-with-colorful-flowers_31505970.htm#query=arte%20popular&position=8&from_view=search&track=ais&uuid=eb7ea615-db88-4360-94fc-63a6632175f9 Acesso em 12, dez. 2023.

Arte Popular

A arte popular é uma expressão vibrante e autêntica que emerge das raízes culturais de uma comunidade. Diferentemente das formas de arte mais formalizadas e acadêmicas, a arte popular é muitas vezes produzida por artistas autodidatas, transmitida oralmente e enraizada nas tradições locais.

Disponível em https://www.flickr.com/photos/pedrosimoes7/11204110194 Acesso em 11, dez. 2023.

O caráter distintivo da arte popular reside na sua capacidade de refletir a identidade de uma comunidade, capturando suas histórias, crenças e valores. Essa forma de expressão artística muitas vezes se manifesta em diversas mídias, como pintura, escultura, cerâmica, música, dança e artesanato, incorporando materiais locais e técnicas tradicionais.

Disponível em https://www.flickr.com/photos/mcdemoura/4467321061 Acesso em 11, dez. 2023.

Um elemento crucial da arte popular é a sua acessibilidade. Ao contrário de obras de arte mais elitistas, a arte popular frequentemente encontra seu público em contextos cotidianos, como mercados locais, festivais e espaços públicos. Essa proximidade cria uma ligação direta entre os artistas e o público, promovendo um senso de comunidade e preservando tradições culturais.

Disponível em https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Artesanato_na_Casa_do_Artes%C3%A3o_de_Ponta_Grossa.3.jpg Acesso em 11, dez. 2023.

A diversidade é uma marca registrada da arte popular, pois diferentes regiões e comunidades desenvolvem estilos únicos e distintos. Essa riqueza de expressão contribui para a preservação da diversidade cultural e étnica, proporcionando uma visão fascinante das diferentes formas de vida em todo o mundo.

Disponível em https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Museo_de_Arte_Popular_%28MAP%29_CG9A5191_%2826654967508%29.jpg Acesso em 11, dez. 2023.

A contemporaneidade não é estranha à arte popular, e muitos artistas populares incorporam elementos modernos em suas criações, proporcionando uma fusão entre tradição e inovação. Essa capacidade de se adaptar ao tempo presente mantém a relevância da arte popular, conectando-a a novas gerações e permitindo que ela evolua sem perder suas raízes.

Disponível em https://www.flickr.com/photos/pedrosimoes7/32034235266 Acesso em 11, dez. 2023.

QUESTÃO 1

A arte popular é uma expressão vibrante e autêntica que emerge das raízes culturais de uma comunidade. Qual é uma característica distintiva da arte popular?

(A) Formalização acadêmica.

(B) Produção por artistas autodidatas.

(C) Exclusividade elitista.

(D) Desprezo por tradições locais.

QUESTÃO 2

Um elemento crucial da arte popular é a sua acessibilidade. Ao contrário de obras de arte mais elitistas, a arte popular frequentemente encontra seu público em

(A) Exposições internacionais.

(B) Leilões de arte renomados.

(C) Mercados locais, festivais e espaços públicos.

(D) Museus de arte contemporânea.

QUESTÃO 3

Como a diversidade contribui para a arte popular?

QUESTÃO 4

O que a proximidade entre artistas e público na arte popular promove?

AutoriaVeruska Bettiol
FormaçãoArtes Visuais
Componente CurricularArte/Artes Visuais
Habilidade(GO-EF07AR01) Pesquisar, apreciar, analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, em obras de artistas goianos, brasileiros, bem como estrangeiros, de diferentes épocas e em diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar, de interpretar e ampliar o repertório imagético.
ReferênciasFISCHER, Ernst. A Necessidade da Arte. Rio de Janeiro: Editora LTC, 2010.
LIMA, Ricardo Gomes. Arte Popular. In: BARCINSKI, Fabiana Werneck (ORG.). Sobre a Arte Brasileira: Da Pré-história aos anos 1960. São Paulo: Martins Fontes, 2014.