You are currently viewing Arte/Artes Visuais – Arte Gráfica

Arte/Artes Visuais – Arte Gráfica

Esta proposta de atividade de ARTE/ARTES VISUAIS é destinada aos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental.

Disponível em https://pixabay.com/pt/vectors/gato-arco-%C3%ADris-colorido-arte-3385968/ Acesso em 09, out. 2023.

A arte gráfica é uma forma de expressão visual que utiliza elementos visuais para comunicar mensagens, ideias e emoções. Ela abrange uma ampla variedade de formas e estilos, e suas principais características incluem: composição visual, uso de tecnologia, variedade de estilos, mensagem e significado.

Disponível em https://www.pexels.com/pt-br/foto/crianca-bebericando-do-pipe-graffiti-2103127/ Acesso em 09, out. 2023.

Na composição visual, a arte gráfica envolve a organização cuidadosa de elementos visuais, como linhas, formas, cores, texturas e imagens, para criar uma composição visual harmoniosa e significativa. A disposição desses elementos desempenha um papel fundamental na comunicação da mensagem do artista.

Disponível em https://pixabay.com/pt/illustrations/moda-mulheres-obra-de-arte-183679/ Acesso em 09, out. 2023.

Frequentemente faz uso de tecnologias e ferramentas digitais, como programas de design gráfico e software de edição de imagem, para criar obras. No entanto, a arte gráfica também pode ser produzida de forma tradicional, usando técnicas como serigrafia, gravura, litografia e outros.

Disponível em https://www.flickr.com/photos/bancocentralbr/19288595190 Acesso em 09, out. 2023

A arte gráfica não se limita a um único estilo, pode ser minimalista, abstrata, realista, expressionista, pop art, surrealista, dentre outros. Permite assim, que os artistas expressem suas narrativas visuais de forma diversificada, ampliando os repertórios de acordo com os contextos artísticos. Muitas vezes a arte gráfica carrega mensagens e significados que levam a importantes reflexões. Essas mensagens podem ser de cunho político, social, cultural ou conceitual.

Disponível em https://pixabay.com/pt/vectors/padronizar-peixe-carpa-koi-3296033/ Acesso em 09, out. 2023.

Alguns artistas trouxeram contribuições importantes e significativas ao longo da história da arte, adaptando-se às mudanças tecnológicas e sociais e proporcionando diversidade para a expressão artística

Andy Warhol

Um dos ícones da Pop Art, Warhol é conhecido por suas obras que exploram a cultura popular, incluindo retratos de celebridades e produtos de consumo em série.

Disponível em https://www.flickr.com/photos/oddsock/100943517 Acesso em 09, out, 2023.

M.C. Escher

Famoso por suas obras geométricas e ilusões de ótica, Escher desafiou as convenções da arte tradicional com suas composições intrigantes.

Disponível em https://www.flickr.com/photos/nabruuc/9433189578 Acesso em 10, out. 2023.

Roy Lichtenstein

Artista da Pop Art, Lichtenstein é conhecido por suas pinturas que reproduzem a estética dos quadrinhos, com cores vibrantes e pontos de meio-tom.

Disponível em https://www.flickr.com/photos/thadz/50106717216 Acesso em 10, out. 2023.

Keith Haring

Com seu estilo distintivo e ícones como o “Homem Dançante”, Haring trouxe sua arte para espaços públicos, tornando-a acessível a um público amplo.

Disponível em https://www.flickr.com/photos/wallyg/3069924664/in/photostream/ Acesso em 10, out. 2023.

A arte gráfica desafia as convenções estéticas e inspira discussões sobre a sociedade, a cultura e a percepção visual no mundo da arte contemporânea.

QUESTÃO 1

A arte gráfica é uma forma de expressão visual que utiliza elementos visuais para comunicar mensagens, ideias e emoções. Ela abrange uma ampla variedade de formas e estilos. Qual é uma das principais características da arte gráfica?

(A) Uso de tecnologias digitais.

(B) Uso exclusivo de técnicas tradicionais.

(C) Limitação a um único estilo.

(D) Ausência de mensagem ou significado.

QUESTÃO 2

A arte gráfica não se limita a um único estilo, pode ser minimalista, abstrata, realista, expressionista, pop art, surrealista, dentre outros. Como a variedade de estilos na arte gráfica afeta a expressão dos artistas?

(A) Limita a expressão dos artistas a um único estilo.

(B) Torna a expressão dos artistas previsível e uniforme.

(C) Permite que os artistas expressem suas narrativas visuais de forma diversificada.

(D) Não tem impacto na expressão dos artistas.

QUESTÃO 3

Que tipo de mensagem a arte gráfica frequentemente apresenta?

QUESTÃO 4

O que a arte gráfica produz no mundo da arte contemporânea?

AutoriaVeruska Bettiol
Formação Artes Visuais
Componente CurricularArte/Artes Visuais
Habilidade(GO-EF09AR03) Analisar situações em que as linguagens das artes visuais se integram às linguagens audiovisuais, cinema, animações, vídeos, às gráficas, capas de livros, ilustrações de textos diversos, às cenográficas, às coreográficas, aos musicais. Compreender o processo de construção artística existente entre elas e desenvolver sua capacidade de elaboração de narrativas visuais.
ReferênciasDONDIS, A. Donis. A sintaxe da linguagem visual. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
MUNARI, Bruno. Design e comunicação visual. São Paulo: Martins Fontes, s. d.