You are currently viewing Arte/Artes Visuais – Arte e Tecnologia

Arte/Artes Visuais – Arte e Tecnologia

Esta proposta de atividade de ARTE/ARTES VISUAIS é destinada aos estudantes do 8º ano da Educação Fundamental.

Observe esta imagem 

Disponível em https://www.flickr.com/photos/wm_archiv/29828321818/in/photostream/ Acesso em 16, nov. 2022.

O que é isso?

Um amontoado de coisas?

Será uma torre?

Será uma escultura?

Será uma instalação?

De qual material foi feito? Madeira, plástico, vidro…

Você reconhece os objetos utilizados?

A imagem representa a instalação “Babel” de Cildo Meireles. O artista elaborou um empilhamento que coloca 900 rádios, numa estrutura medindo 5m (altura) e 3m (largura), organizados pelos mais antigos na base desta torre e gradativamente seguindo uma linha do tempo das tecnologias desses aparelhos, até chegar aos mais recentes da data da criação da instalação, que aconteceu no período de 2001 a 2006 na Pinacoteca do Estado de São Paulo.

Agora observe esta outra imagem

Disponível em Pinterest. Acesso em 16, nov. 2022.

Esta imagem também representa uma torre, a “Torre de Babel” de Pieter Bruegel, o velho. Trata-se de um painel pintado com tinta a óleo e mede 114cm x 155cm. A história conta que, em uma cidade, as pessoas resolveram construir uma torre muito alta para conseguir chegar até os céus e falar com Marduck, um deus poderoso que podia ver e ouvir tudo. Ao construir a torre, as pessoas acreditavam que poderiam atravessar o Babel (palavra em hebraico que significa portal de Deus) para falar com Marduck. Assim, esse deus soprou um vento muito forte e derrubou a torre. Depois, fez com que cada pessoa começasse a falar em uma língua diferente e ordenou que todos se espalhassem pelo mundo e ensinassem esses diferentes idiomas às futuras gerações.

Artistas como Cildo Meireles utilizam recursos tecnológicos para aumentar sua capacidade de se expressar e buscam causar surpresa e impacto, chamando a atenção para o sentido da obra, como podemos perceber na instalação “Babel”.

Dessa forma, a arte tecnológica tenta mostrar como a tecnologia e seus dispositivos substituem os materiais utilizados na produção da arte tradicional e como se infiltraram silenciosamente em nossas vidas, alterando costumes e ampliando nossa visão do mundo, sendo utilizada também na reflexão acerca das novas questões cotidianas, emocionais e filosóficas. Telas, pincéis, quadros e esculturas passaram a concorrer com uma arte virtualizada, conectada e interativa.

 A relação entre arte e tecnologia 

 Historicamente, a arte sempre esteve de mãos dadas com a tecnologia. Nunca houve essa divisão entre arte e tecnologia, pois o processo de criação de tecnologias e obras artísticas é muito parecido.

Desde a invenção da escrita, das primeiras técnicas de representação por imagem e som, ao uso de materiais inovadores até as diversas formas de tecnologia digitais, as artes sempre utilizaram a tecnologia como ferramenta para transformar as formas de expressão e interação humana.

O interesse do artista por certos temas, problemas ou a curiosidade sobre certos tipos de material os levam a pesquisar sobre maneiras de como utilizá-los para expressar ideias, emoções, críticas ou gerar interações inéditas entre as pessoas e sua arte. Assim, vários artistas usam a tecnologia em suas obras para fazer pensar sobre a nossa relação com a própria tecnologia e os usos que fazemos dela.

Vários artistas ao redor do mundo têm integrado a tecnologia às suas obras de arte, tanto para proporcionar uma maior interação da arte com o público quanto como forma de reflexão sobre como a tecnologia pode afetar nossas vidas. Vejamos alguns exemplos:

Cildo Meireles – a sua trajetória de criação artística apresenta a preocupação com os questionamentos sobre as pessoas, a sociedade, seus objetos e invenções e as realidades do mundo. Para o artista carioca, a arte precisa estar em sintonia com o tempo.

Disponível em < https://www.flickr.com/photos/mbiddulph/3085178483> Acesso em 18, nov. 2022.

Nam June Paik – considerado o pai da videoarte (forma artística capaz de unir som e imagem de maneira diferente da convencional), o artista coreano, conhecido por criar esculturas monumentais compostas por televisões de tubo, foi a primeira pessoa a trazer a TV e o cinema para dentro das galerias de arte. 

Disponível em < https://www.flickr.com/photos/youraccount/7177851500>  Acesso em 18, nov. 2022

Otávio Donasci – Desenhista, cartunista, performer, diretor de arte e com pesquisa poética voltada à tecnologia, Otávio Donasci é paulistano, considerado um artista multimídia e muito conhecido por suas Videocriaturas. Donasci, utiliza em suas obras imagens reproduzidas em aparelhos de televisão com gestos e movimentos do corpo dos atores ao vivo, misturando várias linguagens. As imagens e as gravações são previamente editadas em vídeos digitais.

Disponível em Pinterest. Acesso em 18, nov. 2022.

Suas Videocriaturas são resultados de pesquisas envolvendo como usar equipamentos eletrônicos e o corpo humano na criação artística. Nasceu do caminho percorrido na imagem (desenhado e depois em movimento) e do desenho migrou para a fotografia, para o cinema e para o vídeo.

Disponível em Pinterest. Acesso em 18, nov. 2022.

Com o avanço das novas tecnologias, além das criações artísticas, também podemos visitar os acervos de grandes museus do mundo, de forma detalhada. Além de conhecer obras de artistas em lugares remotos e tornar isso possível a grandes massas, o que antes só era possível de forma presencial ou pelos livros.

VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?

QUESTÃO 1

Observando a instalação “Babel” de Cildo Meireles e a pintura “Torre de Babel” de Pieter Brugel, que relação você consegue estabelecer entre essas obras?

Por que Cildo Meireles escolheu chamar sua obra de Babel? Que assuntos podem estar contidos como temas em sua instalação?

QUESTÃO 2

Observando as imagens das Videocriaturas e da instalação “Babel”, você percebe a relação com as tecnologias no cotidiano e na arte?

As invenções do rádio e da televisão com certeza mudaram a maneira das pessoas se comunicarem no passado. E hoje com a internet e os celulares, houve mudanças em relação ao passado?

E a arte, também se transformou? Você acredita que essas mudanças relacionadas a novas tecnologias nos libertam ou escravizam?

QUESTÃO 3

CRIANDO VIDEOCRIATURAS

 Na década de 1980, quando Otávio Donasci começou a criar suas obras tecnológicas, a tecnologia que ele tinha à disposição eram televisores, aparelhos de videocassete e fitas de vídeo. Hoje, ele inovou no uso de materiais. 

Podemos elaborar nossos seres tecnológicos usando tablets e celulares. 

Vamos criar VideoCriaturas?

Atividade 1: Organize grupos com os colegas e façam uma pesquisa sobre os materiais disponíveis (celular, tablet, outros). Selecione alguns tecidos, de preferência pretos ou de tons escuros e também um elástico.

Atividade 2: Escolha um texto, poema, trecho de música ou algo de que goste e possa ser falado. Gravem as falas escolhidas, filmando todo o rosto, ou somente alguma das partes (olhos, boca).

Atividade 3: Edite o vídeo criando uma sequência de falas gravadas, variando entre um e outro colega. Brinquem com essa ideia e criem vídeos bem expressivos.

Atividade 4: Amarre o aparelho que foi escolhido para a gravação num elástico e prenda em alguma parte do corpo (cabeça, barriga, braço, pescoço, outros), ou seja, onde querem que a videocriatura mostre o rosto, uma vez que os vídeos serão a expressão facial eletrônica dela.

Atividade 5: Cubram o corpo com o tecido escuro, deixando de fora apenas o aparelho disponível para mostrar os vídeos.

Atividade 6: Conversem entre vocês e vejam o que acharam da experiência.

SAIBA MAIS – ARTE/ARTES VISUAIS – ARTE E TECNOLOGIA

Canal Eurim Pablo – Arte Educação. “Saiba Mais – Arte – Arte e Tecnologia – VideoARTE por Eurim Pablo e Veruska Bettiol.”
Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=bAP-DIvESug> Acesso em 28, nov. 2022.

Canal Marcelo Badari. “luiz naka – videoarte com celular”.
Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=7WYowL02yRU> Acesso em 25, nov. 2022.

Canal ntateles. “Parte video arte-Colagem Coletiva”.
Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=c6rdQSGUuvg> Acesso em 25, nov. 2022.

Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando na imagem abaixo:

Componente Curricular:Arte/Artes Visuais
Habilidade:(GO-EF08AR32) Analisar e explorar, por meio de projetos temáticos diversos, as possibilidades de relacionar e experimentar os processos de criação e produção autoral, autônoma e colaborativa, relacionando-os com as linguagens artísticas, respeitando os contextos pessoais e sociais.
(GO-EF08AR05-B) Explorar a criação de artes visuais nas diferentes tecnologias e recursos digitais tais como: multimeios, animações, jogos eletrônicos, gravações em áudio e vídeo, fotografias, softwares nos processos de criação artística e composição estética, aproximando realidades distintas.
Referências:LEVY, Pierre. As Tecnologias da Inteligência. São Paulo, Editora 34, 1996. 
___________ O que é virtual. São Paulo, Editora 34, 1996. 
___________ Cibercultura. São Paulo, Editora 34, 1997. 
PILLAR, Analice Dutra; VIEIRA, Denyse. O Vídeo e a Metodologia Triangular no ensino da arte. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul/ Fundação Iochpe, 1992.