You are currently viewing Arte/Artes Visuais – Ciberarte

Arte/Artes Visuais – Ciberarte

Esta proposta de atividade de ARTE/ARTES VISUAIS é destinada aos estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental.

Ciberarte

Disponível em https://www.flickr.com/photos/foradoeixo/11974791704/ Acesso em 30, abr. 2024.

O principal objetivo da ciberarte é investigar e desafiar as fronteiras entre o mundo real e o digital, criando experiências novas e sensoriais para as pessoas.

Um dos desafios fundamentais da ciberarte é navegar na constante evolução da tecnologia. À medida que novas ferramentas e plataformas digitais surgem, os artistas precisam se manter atualizados e adaptar suas práticas criativas.

A ciberarte oferece aos artistas a liberdade de explorar novas formas de expressão, usando tecnologia para criar experiências imersivas e interativas que transcendem as limitações do meio tradicional.

Disponível em https://www.flickr.com/photos/digaospbr/1657671791 Acesso em 30, abr. 2024.

Por meio da realidade virtual, realidade aumentada, inteligência artificial e outras tecnologias emergentes, os artistas podem mergulhar em novos territórios criativos, desafiando as percepções do público e estimulando reflexões sobre o papel da tecnologia na sociedade.

Disponível em https://pxhere.com/pt/photo/1670972 Acesso em 30, abr. 2024.

Além disso, a ciberarte tem o potencial de democratizar o acesso à arte, permitindo que as obras sejam compartilhadas e experimentadas em escala global por meio da internet. Isso abre portas para colaborações entre artistas de diferentes culturas e backgrounds, enriquecendo o diálogo criativo e promovendo a diversidade na expressão artística.

QUESTÃO 1

A ciberarte é uma expressão criativa que surge da intersecção entre a tecnologia digital e a arte contemporânea. Ela abraça uma vasta gama de formas, desde obras de artes visuais digitais até performances interativas e instalações multimídias. Seu principal objetivo é

(A) criar obras exclusivamente digitais e criativas.

(B) investigar e desafiar as fronteiras entre o mundo real e o digital.

(C) manter as práticas criativas tradicionais.

(D) limitar a expressão artística ao meio convencional.

QUESTÃO 2

Na ciberarte, os artistas podem mergulhar em novos territórios criativos, desafiando as percepções do público e estimulando reflexões sobre o papel da tecnologia na sociedade por meio da

(A) da realidade virtual, realidade aumentada, inteligência artificial e outras tecnologias emergentes.

(B) arte visual impressa, performances culturais e instalações multimídias.

(C) arte contemporânea, recursos artísticos e mídias digitais.

(D) realidade aumentada, arte moderna e televisão Parte superior do formulário.

QUESTÃO 3

Qual é um dos desafios fundamentais enfrentados pelos artistas na ciberarte?

QUESTÃO 4

Qual é a importância da ciberarte para a sociedade contemporânea?

AutoriaVeruska Bettiol
FormaçãoArtes Visuais
Componente CurricularArte/Artes Visuais
Habilidade(GO-EF07AR35) Identificar e manipular diferentes tecnologias e recursos digitais para acessar, apreciar, produzir, registrar, compartilhar práticas e repertórios artísticos, de modo reflexivo, ético e responsável, ampliando as experiências com esses recursos em diferentes contextos.
ReferênciasCOUCHOT, Edmond. A tecnologia da arte: da fotografia à realidade virtual. Porto Alegre: Ufrgs, 2003.
DOMINGUES, Diana. Criação e Interatividade na Ciberarte. São Paulo: Experimento, 2002.