You are currently viewing Arte/Artes Visuais – Processos Criativos

Arte/Artes Visuais – Processos Criativos

Esta proposta de atividade de ARTE/ARTES VISUAIS é destinada aos estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental.

O processo de criação em artes visuais envolve uma combinação de experiência pessoal, uma emoção intensa, uma observação da natureza, uma reflexão sobre a sociedade ou qualquer outra fonte que desperte a imaginação do artista. Essa inspiração inicial serve como ponto de partida, como uma semente que será cultivada ao longo do processo criativo.

Os artistas visualizam uma ampla variedade de materiais, técnicas e estilos para dar vida às suas ideias e transmitir emoções aos espectadores.

Disponível em https://www.pxfuel.com/pt/free-photo-xhvpc Acesso em 27, jun. 2023.

Após a inspiração, o artista embarca em uma jornada de exploração e experimentação. Isso pode envolver pesquisas, coleta de referências, estudos preliminares e rascunhos. Nessa fase, o objetivo é ampliar o conhecimento sobre o tema, explorar diferentes abordagens e descobrir novas possibilidades. O artista pode mergulhar em livros, visitar exposições, realizar experimentos práticos ou qualquer outra atividade que ajude a expandir sua visão e compreensão.

Disponível em https://pxhere.com/pt/photo/121587 Acesso em 27, jun. 2023.

À medida que o processo criativo avança, o artista começa a moldar sua ideia em uma forma concreta. Isso envolve tomar decisões em relação a elementos como composição, estrutura, cores, texturas e materiais. O artista utiliza suas habilidades técnicas e conhecimento do meio escolhido para dar vida à sua visão. A experimentação continua sendo uma parte importante desse processo, permitindo que o artista teste técnicas diferentes e soluções para alcançar o efeito desejado.

Disponível em https://www.pexels.com/pt-br/foto/pessoa-desenhando-um-gato-398257/ Acesso em 27, jun. 2023.

Durante todo o processo, é comum que o artista enfrente desafios e obstáculos. Pode haver momentos de dúvida, bloqueio criativo ou insatisfação com o progresso da obra. No entanto, essas dificuldades também podem ser vistas como oportunidades de crescimento. O artista aprende a lidar com as adversidades, a buscar soluções criativas e encontrar novas perspectivas.

Conforme a obra de arte se aproxima da conclusão, o artista entra em uma fase de revisão e refinamento. É nesse momento que o trabalho é avaliado criticamente, ajustes são feitos e detalhes são aprimorados. O artista busca a harmonia, o equilíbrio e a coesão na obra, buscando transmitir sua mensagem de forma eficaz e impactante.

Finalmente, quando o artista está satisfeito com o resultado final, a obra de arte está concluída. No entanto, é importante ressaltar que o processo criativo nunca é oficialmente finalizado. Cada obra concluída alimenta o processo criativo do próximo trabalho, permitindo que o artista cresça, evolua e refine sua expressão artística ao longo do tempo.

Disponível em https://commons.wikimedia.org/wiki/File:F%C3%A1bio_Prado.jpg Acesso em 27, jun. 2023.

QUESTÃO 1

Conforme a obra de arte se aproxima da conclusão, o artista entra em uma fase de revisão e refinamento. Qual é o objetivo dessa fase no processo de criação em artes visuais?

(A) Testar técnicas diferentes e soluções criativas.

(B) Ampliar o conhecimento sobre o tema.

(C) Avaliar criticamente o trabalho e fazer ajustes.

(D) Cultivar a inspiração inicial.

QUESTÃO 2

O artista conclui a sua obra de arte quando está satisfeito com o resultado final. No entanto, é importante ressaltar que o processo criativo nunca é oficialmente finalizado. O que acontece com o processo criativo após a conclusão de uma obra de arte?

(A) O artista entra em uma fase de revisão e refinamento.

(B) O artista busca a harmonia, o equilíbrio e a coesão na obra.

(C) O artista enfrenta desafios e obstáculos.

(D) O artista alimenta o processo criativo do próximo trabalho.

QUESTÃO 3

Qual é a importância da fase de experimentação e exploração no desenvolvimento da criatividade do artista visual? Comente sobre como essa fase pode estimular novas ideias e abordagens.

QUESTÃO 4

Na sua opinião, por que é comum que os artistas enfrentem desafios e obstáculos durante o processo criativo? Como eles podem transformar essas dificuldades em oportunidades de crescimento e aprendizado?

AutoriaVeruska Bettiol
Formação Artes Visuais
Componente CurricularArte/Artes Visuais
Habilidade (GO-EF06AR05) Experimentar, apreciar e compreender criticamente a criação em artes visuais de modo individual, coletivo e colaborativo, explorando diferentes espaços da instituição escolar e da comunidade.
ReferênciasALENCAR, E. S.; FLEITH, D. S. Criatividade: múltiplas perspectivas. 3ª ed. Brasília: Ed. UnB, 2003.
BARBOSA, A. M. A Abordagem Triangular no ensino das Artes e Cultura Visuais. São Paulo: Cortez TCC, 2010.
CASTELO FILHO, Claudio. O processo criativo: transformação e ruptura. São Paulo: Blucher, 2015.