You are currently viewing Arte/Artes Visuais – Arte Contemporânea

Arte/Artes Visuais – Arte Contemporânea

Esta proposta de atividade de ARTE/ARTES VISUAIS é destinada aos estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental.

Disponível em https://www.flickr.com/photos/infomastern/22589338477 Acesso em 02, out. 2023.

A arte contemporânea é um campo artístico vasto e diversificado que abrange uma ampla gama de estilos, técnicas e abordagens criativas. Surgida no final do século XX e continuando a evolução no século XXI, a arte contemporânea desafia as convenções tradicionais e convida os espectadores a explorar novas perspectivas e questionar as normas.

Carsten Höller (esculturas interativas)

Disponível em https://www.flickr.com/photos/amymyou/6595839177 Acesso em 02, out. 2023.

Uma das características distintivas da arte contemporânea é sua natureza efêmera e mutável. Os artistas contemporâneos frequentemente utilizam uma variedade de mídias, incluindo pintura, escultura, fotografia, instalação, vídeo, performance, arte digital e outros. Essa diversidade de formas de expressão permite que os criadores experimentem e escolham aquela que melhor se adapta à sua visão artística.

Marina Abramović (performance)

Disponível em https://www.flickr.com/photos/tukulti/30583395107 Acesso em 02, out. 2023.

Olafur Eliasson (instalação)

Disponível em https://commons.wikimedia.org/wiki/File:OLAFUR_ELIASSON_BIZITZA_ERREALEAN-Guggenheim_Bilbo_2020-2021_05.jpg Acesso em 02, out. 2023.

Cindy Sherman (fotografia)

Disponível em https://www.flickr.com/photos/dalbera/50524961958/in/photostream/ Acesso em 02, out. 2023.

Além disso, a arte contemporânea muitas vezes desafia as categorizações tradicionais e transcende as fronteiras entre diferentes disciplinas. Por exemplo, uma arte conceitual enfatiza a ideia por trás da obra, muitas vezes deixando de lado o aspecto visual, enquanto a arte de performance coloca o próprio corpo do artista como meio de expressão. Essas abordagens são desconcertantes para alguns espectadores, mas também podem ser profundamente envolventes e provocadoras.

Joseph Kosuth (arte conceitual)

Disponível em https://www.flickr.com/photos/toasty/36134937010 Acesso em 02, out. 2023.

Sol LeWitt (arte minimalista)

Disponível em https://www.flickr.com/photos/dhuiz/20881881895 Acesso em 02, out. 2023.

Jenny Holzer (arte de texto)

Disponível em https://www.flickr.com/photos/bg/2369908568/in/photostream/ Acesso em 02, out. 2023.

A arte contemporânea também reflete as questões sociais, políticas e culturais do seu tempo. Muitos artistas contemporâneos abordam temas como identidade, gênero, migração, tecnologia, sustentabilidade e desigualdade em suas obras. Essas explorações muitas vezes incentivam o público a refletir sobre questões importantes e a se envolver em diálogos significativos sobre a sociedade contemporânea.

Jenny Saville (questões de identidade e gênero)

Disponível em https://www.flickr.com/photos/tiannaspicer/13691554514 Acesso em 02, out. 2023.

A recepção da arte contemporânea nem sempre é unânime, e é comum que as obras gerem debates e controvérsias. O público muitas vezes se depara com desafios em compreender o significado por trás de certas criações, e isso pode ser parte da experiência artística. A arte contemporânea muitas vezes exige que os espectadores abandonem suas expectativas preconcebidas e se interessem pela exploração e interpretação de forma aberta.

A arte contemporânea é um campo em constante evolução que reflete a diversidade e complexidade do mundo contemporâneo, onde os artistas desafiam convenções por meio da inovação e a exploração de novos territórios para expressar suas visões criativas de maneira significativa.

Yayoi Kusama (arte polka dot)

Disponível em https://www.flickr.com/photos/infomastern/22778361229 Acesso em 02, out. 2023.

Ela nos convida a expandir nossos horizontes, questionar nossas suposições e explorar as complexidades do mundo em que vivemos. É um reflexo das preocupações e expressões de nossa época, desafiando-nos a pensar mais profundamente sobre quem somos e para onde estamos indo.

Banksy (street art)

Disponível em https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Banksy_Ratgirl_Artwork.jpg Acesso em 02, out. 2023.

QUESTÃO 1

A arte contemporânea é um campo artístico vasto e diversificado que abrange uma ampla gama de estilos, técnicas e abordagens criativas. Como podemos descrever a arte contemporânea em relação à sua evolução?

(A) Como um campo estático que não muda ao longo do tempo.

(B) Como um campo que surgiu no início do século XX e não evoluiu desde então.

(C) Como um campo em constante evolução que reflete a diversidade e complexidade do mundo contemporâneo.

(D) Como um campo que está preso às convenções tradicionais.

QUESTÃO 2

A arte contemporânea reflete as questões sociais, políticas e culturais do seu tempo. Muitos artistas contemporâneos abordam temas diversos, nos quais muitas das vezes incentivam o público a refletir sobre questões importantes e a se envolver em diálogos significativos sobre a sociedade contemporânea. Quais são alguns dos temas envolvidos por artistas contemporâneos em suas obras?

(A) Astronomia e história antiga.

(B) Identidade, gênero, tecnologia e desigualdade.

(C) Apenas paisagens naturais.

(D) Questões religiosas e mitológicas.

QUESTÃO 3

Como podemos definir a arte contemporânea?

QUESTÃO 4

Qual é uma das características distintivas da arte contemporânea?

AutoriaVeruska Bettiol
Formação Artes Visuais
Componente CurricularArte/Artes Visuais
Habilidade 
(GO-EF08AR07) Dialogar com princípios conceituais, proposições temáticas, repertórios imagéticos, processos de criação nas suas produções visuais, desenvolver e ampliar o pensamento crítico, reflexivo e as suas próprias experiências artísticas.
Referências
AGAMBEN, Giorgio. O que é ser contemporâneo? Em O que é o contemporâneo? E outros ensaios – Chapecó: Argos editora, 2009. 
BASBAUM, Ricardo (org.). Arte contemporânea brasileira: texturas, dicções, ficções estratégicas. Rio de Janeiro: Rios Ambiciosos, 2001.
HEARTNEY, E. Pós-Modernismo. S. Paulo. Cosac & Nayfy, 2002.
HONNEF, Klaus. Arte Contemporânea. Colônia: Taschen, 1992.