You are currently viewing Arte/Artes Visuais – Art Déco em Goiânia

Arte/Artes Visuais – Art Déco em Goiânia

Esta proposta de atividade de ARTE/ARTES VISUAIS é destinada aos estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental.

Acervo pessoal (Eurim Pablo e Veruska Bettiol – 2023) editado no Canva https://www.canva.com/design/DAFtlZiPD8c/2ENI6Lg1_HcLCGmFkJAIDg/view?utm_content=DAFtlZiPD8c&utm_campaign=share_your_design&utm_medium=link&utm_source=shareyourdesignpanel

Goiânia é uma cidade que ostenta uma herança cultural e arquitetônica que revela uma influência do estilo Art Déco e se transformou em um exemplo singular desse movimento artístico.

Acervo pessoal (Eurim Pablo e Veruska Bettiol – 2023)

No final da década de 1930, Goiânia emergiu como um audacioso projeto do urbanista Atílio Corrêa Lima. Criada para se tornar uma nova capital de Goiás, a cidade surgiu em meio ao cenário do cerrado e rapidamente se transformou em uma metrópole única. Inspirado pelo espírito de modernidade e pelas tendências arquitetônicas da época, Corrêa Lima incorporou elementos do estilo Art Déco à visão de Goiânia. Assim, essa cidade nasceu sob a influência de formas reluzentes, linhas elegantes e detalhes ornamentais que se encaixaram harmoniosamente no cenário urbano.

Acervo pessoal (Eurim Pablo e Veruska Bettiol – 2023)

A arquitetura Art Déco em Goiânia é notável em edifícios governamentais, comerciais e residenciais. Os contornos geométricos, os frisos ornamentais e as esculturas abstratas adornam as fachadas dos prédios, criando uma fusão entre a funcionalidade moderna e a estética refinada. A simetria característica do estilo é visível nas janelas, portas e detalhes específicos, conferindo uma sensação de ordem e harmonia às ruas da cidade.

Acervo pessoal (Eurim Pablo e Veruska Bettiol – 2023)

As manifestações do estilo Art Déco em Goiânia são verdadeiras testemunhas da influência desse movimento artístico na arquitetura e no design da cidade. Cada uma dessas estruturas captura as características específicas do Art Déco, como linhas geométricas, ornamentos estilizados e a combinação de modernidade e elegância.

A Praça Cívica, o principal espaço público da capital, abriga em seu entorno um rico acervo histórico que inclui:

O Palácio das Esmeraldas, residência oficial do governador de Goiás. É um dos monumentos mais notáveis ​​do conjunto moderno da cidade, pois destacam-se como características da arquitetura Art Déco, a sua fachada e decoração de interiores. As linhas retas, os padrões repetitivos e os relevos ornamentais combinam-se com elementos que remetem às características regionais da época.  

Acervo pessoal (Eurim Pablo e Veruska Bettiol – 2023)

O Centro Cultural Marietta Telles Machado, construído em 1933 no estilo Art Déco, é outro exemplo que enriquece a paisagem urbana de Goiânia, promovendo a integração da história arquitetônica com a cultura e as artes. O Centro Cultural abriga uma biblioteca com rico acervo de obras, uma gibiteca, uma biblioteca em braile, o cine cultura, uma galeria de arte e o Museu de imagem e do som – MIS.

Acervo pessoal (Eurim Pablo e Veruska Bettiol – 2023)

O Museu Goiano Professor Zoroastro Artiaga (Muza) incorpora elementos Art Déco em sua arquitetura, com linhas angulares específicas e detalhes geométricos em sua fachada. O museu preserva um acervo relacionado à Região Centro-Oeste, incluindo artefatos destruídos, históricos e culturais.

Acervo pessoal (Eurim Pablo e Veruska Bettiol – 2023)

O Coreto exibe um design Art Déco com sua estrutura octogonal e elementos decorativos que incluem linhas retas, formas decorativas e detalhes em relevo.

Disponível em https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Coreto_da_Pra%C3%A7a_C%C3%ADvica,_Goi%C3%A2nia,_Goi%C3%A1s,_Brasil.JPG Acesso em 04, set. 2023.

O Tribunal de Justiça, projetado pelo arquiteto Armando Augusto Silva em 1937, é um monumento à harmonia entre linhas arrojadas e detalhes ornamentais elegantes.

Acervo pessoal (Eurim Pablo e Veruska Bettiol – 2023)

A Torre do Relógio, na Avenida Goiás, é um dos marcos mais emblemáticos da influência Art Déco em Goiânia, com uma estrutura icônica e números estilizados que representam uma combinação de formas modernas e detalhes ornamentais do estilo.

Acervo pessoal (Eurim Pablo e Veruska Bettiol – 2023)

Outros edifícios pela cidade também incorporam o estilo Art Déco, como:

Museu Pedro Ludovico

 Acervo pessoal (Eurim Pablo e Veruska Bettiol – 2023)

Colégio Lyceu de Goiânia

Acervo pessoal (Eurim Pablo e Veruska Bettiol – 2023)

Antiga Estação Ferroviária

Acervo pessoal (Eurim Pablo e Veruska Bettiol – 2023)

Grande Hotel e o Palace Hotel

Acervo pessoal (Eurim Pablo e Veruska Bettiol – 2023)

Teatro Goiânia

Acervo pessoal (Eurim Pablo e Veruska Bettiol – 2023)

O Trampolim e as Muretas do Lago das Rosas, com sua estética Art Déco, são igualmente reconhecidos como patrimônio histórico.

Acervo pessoal (Eurim Pablo e Veruska Bettiol – 2023)

A presença do estilo Art Déco em Goiânia testemunha a adaptabilidade e a atemporalidade desse movimento artístico. A cidade abraça essa herança estilística de maneira única, tornando-se um ponto de referência no Brasil Central para aqueles que desejam explorar a moda do passado em um cenário contemporâneo. A Art Déco em Goiânia não é apenas uma expressão arquitetônica; é uma parte integrante da identidade cultural da cidade, celebrando a fusão de arte, inovação e história.  

QUESTÃO 1

Goiânia é uma cidade que ostenta uma herança cultural e arquitetônica que revela uma influência do estilo Art Déco e se transformou em um exemplo singular desse movimento artístico. Como a influência do estilo Art Déco se manifesta na arquitetura de Goiânia?

(A) Através do uso de elementos neoclássicos.

(B) Com formas orgânicas e assimétricas.

(C) Com contornos geométricos e frisos ornamentais.

(D) Por meio de elementos góticos e românticos.

QUESTÃO 2

A arquitetura Art Déco em Goiânia é notável em edifícios governamentais, comerciais e residenciais. Além dos edifícios normativos, quais outros locais em Goiânia são reconhecidos como patrimônio histórico devido à sua estética Art Déco?

(A) Praia do Cerrado e Parque da Juventude.

(B) Jardim Botânico e Mercado Municipal.

(C) Trampolim e Muretas do Lago das Rosas.

(D) Praça das Artes e Centro Histórico.

QUESTÃO 3

Qual é o principal espaço público em Goiânia que abriga monumentos notáveis ​​do estilo Art Déco? Cite 3 exemplos desses monumentos.

QUESTÃO 4

Quais são as principais características do estilo Art Déco?

AutoriaVeruska Bettiol
Formação Artes Visuais
Componente CurricularArte/Artes Visuais
Habilidade(GO-EF08AR07) Dialogar com princípios conceituais, proposições temáticas, repertórios imagéticos, processos de criação nas suas produções visuais, desenvolver e ampliar o pensamento crítico, reflexivo e as suas próprias experiências artísticas.
ReferênciasLEMME, A. V. DE. Guia de Art Déco. São Paulo: Editora Estampa, 1996.
REIS FILHO, N. G. Quadro da arquitetura no Brasil. São Paulo: Perspectiva, 1983.