You are currently viewing Arte – Arte e Natureza se misturam

Arte – Arte e Natureza se misturam

Olá, educando (a)! Esta videoaula de ARTE foi veiculada na TV no dia 10/06/2021 (Quinta-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

NA VIDEOAULA DE HOJE, ESTUDAREMOS SOBRE COMO ARTE E NATUREZA SE MISTURAM. DA NATUREZA, PODEMOS RETIRAR VÁRIOS MATERIAIS QUE SERVEM COMO INSTRUMENTOS PARA REALIZAR AS REPRESENTAÇÕES ARTÍSTICAS. DIVERSOS ARTISTAS ENCONTRAM NOS RECURSOS NATURAIS AS INSPIRAÇÕES PARA QUE SUAS OBRAS SEJAM FEITAS.

Ofício, Criança, Mãos, Crianças, Mão, Comunidade

ASSISTA A VIDEOAULA ABAIXO COM O TEMA: ARTES VISUAIS – ELEMENTOS DA LINGUAGEM – A ARTE E OS CINCO SENTIDOS

Arte | Turma D | 4 Ano | Ciclo da Infância

Olá criança, tudo bem com você? A natureza é fonte de inspiração para que os artistas possam fazer suas representações em quadros, esculturas e fotografias. Mas você sabia que nela, também, podemos encontrar os recursos ou materiais para a realização de obras de arte?

Os recursos naturais possuem cores e texturas impressionantes! São elementos de origem animal, vegetal e mineral que oferecem ao artista inúmeras possibilidades de combinações e usos.

Nessa videoaula, veremos alguns materiais naturais que foram aplicados em obras e, como os artistas usam a sua imaginação para criar incríveis resultados a partir dos tesouros que a natureza nos dá.

Vamos lá? Já pegou seu material? Sua participação é fundamental!

ATIVIDADE 1

Veja a seguir a receita de tintas que tem como material principal recursos da natureza:

Ingredientes e modo de fazer:

Vocês irão precisar de pigmentos naturais: café, açafrão, urucum/colorau, terra ou beterraba.

O CAFÉ e a TERRA produzem a cor MARROM.

O URUCUM ou COLORAU produzem a cor LARANJA.

O AÇAFRÃO produz a cor AMARELA.

A BETERRABA ralada produz a cor VERMELHA.

Em um frasco, coloque um pouco de água para dissolver o pigmento natural e mexa bem. Se quiser, regule a cor. Adicione mais pigmento para ficar uma cor mais forte. Depois é só dar asas para a imaginação e pintar!

Ah! Caso queira utilizar a cor VERDE, recolha algumas folhas, amasse e utilize o seu sumo.

Agora que você já sabe como conseguir tintas a partir de recursos que a natureza nos oferece, vamos usar a criatividade? Com as cores conseguidas por meio das misturas indicadas na receita, observe uma imagem de algum objeto ou paisagem e desenvolva uma representação artística.

ATIVIDADE 2

Como o estado de Goiás é rico culturalmente, não é mesmo? Muitos artistas utilizando as fontes naturais do cerrado, desenvolvem magníficas obras. Goiandira do Couto é uma artista goiana que, a partir da areia encontrada em sua região, criou técnicas diferenciadas para a confecção de seus quadros. Veja o vídeo a seguir com a história dessa renomada artista:

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ehkTEqx7k-o. Acesso em: 16/05/2021

Imagine que você foi convidado para participar de uma feira de Arte, e ficou responsável pela explicação aos visitantes das obras de Goiandira do Couto. Como você abordaria as temáticas apresentadas pela artista em suas representações e qual a origem dos recursos que ela utilizava para realizar sua Arte? Escreva um roteiro sobre a sua apresentação.

ATIVIDADE 3

Na imagem a seguir, você verá um artista desenvolvendo um objeto artístico a partir da utilização de um material.

Cerâmica, Argila, Arte, Antigo, Escultura

Disponível em: https://pixabay.com/pt/photos/cer%C3%A2mica-argila-arte-antigo-3050615/. Acesso em 16/05/2021.

1 – O material utilizado é de origem natural ou sintética? Por quê?

2 – Se você fosse convidado a participar de uma expedição para estudar e colher argila, em que local ela poderia ser encontrada?

Relembrando o que aprendemos hoje.

• OBRAS REALIZADAS COM MATERIAIS NATURAIS E SINTÉTICOS.
  • MODELAGENS.
  • USO SUSTENTÁVEL DE MATERIAIS EM OBRAS ARTÍSTICAS.

Ciclo da infância: Habilidades estruturantes
(GO-EF04AR04-A) Reconhecer, distinguir, explorar e empregar  diferentes formas de expressão artística em criações autorais, tais  como: desenhos, croquis, maquetes, pinturas, gravuras, colagens,  HQ, dobraduras, esculturas, modelagens, instalações, vídeos,  fotografias, performances, fazendo uso sustentável de materiais, suportes, objetos, ferramentas, instrumentos, recursos e técnicas  convencionais e não convencionais, como componentes  fundamentais para ampliar as experiências artísticas e o seu  repertório imagético nas produções em contexto.
(GO-EF04AR01-A) Apontar, relacionar, compreender, explorar, representar e criar, criticamente, formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, locais, regionais e nacionais,  desenvolvendo a percepção, o imaginário, a capacidade de  simbolizar, bem como valorizar o repertório imagético do  cotidiano individual e coletivo, fortalecendo o respeito às  diferenças sociais e compreendendo-se enquanto sujeito atuante  na sociedade.
Referências:https://www.youtube.com/watch?v=ehkTEqx7k-o https://pixabay.com/pt/photos/cer%C3%A2mica-argila-arte-antigo-3050615/