You are currently viewing Arte – A roda é a maior brincadeira

Arte – A roda é a maior brincadeira

Olá, estudante! Esta videoaula de ARTE – Dança, foi veiculada na TV no dia 19/03/2021 (Sexta-feira). aqui no Portal Conexão Escola ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

As danças circulares emanam energia e flui alegria, bem estar. Reforçam a união e a solidariedade de um para com todos. É um caminho de mão única que leva todos à realizar movimentações num só compasso.

Assista a videoaula abaixo com o tema: Patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas – Danças circulares

Arte | 5º Ano | Turma E | Ciclo da Infância

E aí pessoal, como é que vocês estão? Beleza?

Hoje nós iremos falar sobre as danças circulares. Dizem que a música e a poesia existem no tempo; a pintura e a escultura no espaço. Porém a dança vive conjuntamente no tempo e no espaço. Os desenhos rítmicos do movimento, o sentido plástico do espaço, a representação animada de um mundo visto e imaginado, é criado pelo homem com seu próprio corpo por meio da dança, antes de utilizar a substância, a pedra e a palavra para destiná-las à manifestação de suas experiências exteriores.

 As danças circulares são danças coletivas que tem como finalidade a integração do grupo e o fortalecimento de valores como empatia, compreensão e sentimento de pertencimento. Nesse tipo de dança, as pessoas – de todas as idades – ficam em círculos e realizam coreografias juntas. Dessa forma, cada participante coloca sua intenção e energia na roda, demonstrando o melhor de si em busca de uma unidade. Elas promovem inúmeros benefícios para os participantes, valorizando a saúde integral e levando em consideração o lado físico, psicológico e social. 

Vejamos alguns deles:

  • desenvolvimento da consciência corporal;
  • fortalecimento da coordenação motora;
  • valorização de atitudes cooperativas e empatia;
  • ampliação de sentimento de pertencimento;
  • sensibilização e senso de organização coletiva além do desenvolvimento de noção de ritmo através da música.

As danças circulares são praticadas em grupos. O grupo, em círculo, segue uma coreografia e, conectados entre si, reúnem energias em busca da harmonia, da consciência do todo. No Círculo as atitudes de competição são substituídas por atitudes cooperativas, onde os participantes do grupo podem ajudar a superar os erros uns dos outros, manifestando o melhor de si. As Danças Circulares são desenvolvidas visando ampliar o conhecimento, em direção ao bem-estar físico, mental, emocional, energético e social. Inúmeros ritmos, cantos e danças, de povos e culturas do mundo são vivenciados. Em meio a momentos de muita descontração e também, momentos de introspecção, a pessoa que está na roda se percebe como um ser humano importante, independentemente da idade, pois a dança busca sensibilizar, socializar, resgatar valores humanos, incentivar as interações entre as pessoas.

Dentro das linguagens artísticas tem-se a oportunidade da expressão positiva de angústias, medos, sentimentos que são na maioria das vezes expressados de forma inadequada. Segundo o site todamateria.com.br, a dança circular veio para o Brasil, em meados da década de 80, a partir daí, as danças se disseminaram pelos cantos do país. Hoje as Danças Circulares estão cada vez mais inseridas no contexto social no qual vivemos. Podemos encontrar rodas em diferentes locais num mesmo dia. As danças circulares estão presentes nas escolas, empresas, parques, penitenciárias, hospitais e em outros lugares.

Me responda uma pergunta: Você já brincou de roda? Lembra que ali todos se divertem, seguem um mesmo compasso e ritmo? Pois então, a brincadeira de roda é uma dança circular. Bacana não é mesmo?  São muitas as danças executadas em roda. Vamos ver algumas…

Atividade

Moçadinha, vou desafiar você a fazer uma roda aí na sua casa e cantarolar algumas cantigas de roda. Aquelas que você já conhece e as que a sua família também conhece. Chama a família e pede a mãe, a avó, os tios, pai e irmãos mais velhos para cantarem com você. Vai ser muito divertido…

Relembrando o que aprendemos hoje,

Então amores, hoje falamos um pouco sobre as danças circulares, e entendemos um pouco mais sobre as brincadeiras de roda, como elas são legais e passaram através de muitas gerações para chegar até os nossos dias.


Habilidade estruturante:(GO-EF05AR44) Expressar por meio de gesto e movimento em dança, ideias, sentimentos, emoções e pensamentos de forma autônoma e singular.
Referências:https://www.todamateria.com.br/danca-circular/ Acesso em 15/02/2021
http://www.educacaofisica.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=63Acesso em 15/02/2021
https://pixabay.com/pt/images/search/dan%C3%A7a%20circular/ Acesso em 15/02/2021
https://pixabay.com/pt/photos/dan%C3%A7a-equipe-folclore-crian%C3%A7as-1712714/ Acesso em 15/02/2021
https://pixabay.com/pt/photos/pessoas-chiapas-m%C3%A9xico-dan%C3%A7a-82565/ Acesso em 15/02/2021
Arquivo pessoal Arquivo pessoal da Professora Jussara Hosana de Freitas