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Índios Karajá Xambioá se reúnem em área próxima a Aldeia Okara, Foto de Marcelo Camargo/Agência Brasil CCBY3.0,20 de out de 2015.

Arte – Indígenas Karajás

Esta proposta de atividade de Arte, é destinada a estudantes de 1º ano do Ensino Fundamental

Índios Karajá Xambioá se reúnem em área próxima a Aldeia Okara, Foto de Marcelo Camargo/Agência Brasil CCBY3.0,20 de out de 2015.
IMAGEM 1: ÍNDIOS KARAJÁ XAMBIOÁ SE REÚNEM EM ÁREA PRÓXIMA A ALDEIA OKARA, FOTO DE MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL CCBY3.0,20 DE OUT DE 2015.

VOCÊ SABIA QUE OS ÍNDIOS KARAJÁS SÃO HABITANTES SECULARES DAS MARGENS DO RIO ARAGUAIA NOS ESTADOS DE GOIÁS, TOCANTINS E MATO GROSSO? E QUE, O PASSAR DOS ANOS E A CONVIVÊNCIA COM A SOCIEDADE URBANA NÃO OS IMPEDIU DE MANTER COSTUMES TRADICIONAIS?

PINTURAS CORPORAIS COMO OS CARACTERÍSTICOS DOIS CÍRCULOS NA FACE.

PINTURAS CORPORAIS COMO OS CARACTERÍSTICOS DOIS CÍRCULOS NA FACE.OS KARAJÁS MANTÉM SEUS COSTUMES TRADICIONAIS COMO A LÍNGUA NATIVA,  AS PESCARIAS FAMILIARES,  OS ENFEITES PLUMÁRIOS, O ARTESANATO EM MADEIRA E A CRIAÇÃO DE BONECAS DE CERÂMICA.

CONTUDO, ELES NÃO SÃO OS ÚNICOS POVOS INDÍGENAS QUE VIVEM NO CENTRO OESTE, TÃO POUCO NO BRASIL.

É IMPORTANTE RESPEITAR E VALORIZAR A DIVERSIDADE CULTURAL DOS POVOS INDÍGENAS, COMO OS KARAJÁS, RECONHECENDO SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A HISTÓRIA E CULTURA DO BRASIL.

QUESTÃO 1

A DANÇA PARA OS POVOS INDÍGENAS POSSUI DIVERSOS SIGNIFICADOS, HÁ MOMENTOS QUE ELA É USADA PARA CELEBRAR FESTAS, HOMENAGEAR ALGUÉM, PEDIR CURA, AGRADECER A COLHEITA OU AINDA COMO PREPARAÇÃO PARA GUERRAS.

VAMOS VER O VÍDEO ABAIXO, OBSERVANDO AS MÚSICAS E MOVIMENTOS CORPORAIS:

Encontro de Culturas – ALDEIA MULTIÉTNICA: Iwraru Karajá (TO) – cc – Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=KHeq68E_9K4>

DIALOGUE COM OS COLEGAS SOBRE O VÍDEO, MÚSICAS E DANÇAS?

QUESTÃO 2

 EM NOSSO DIA A DIA A CULTURA INDÍGENA ESTÁ PRESENTE, UTILIZAMOS DIVERSAS PALAVRAS DE ORIGEM INDÍGENAS, SENDO A MAIOR PARTE DELAS DE ORIGEM TUPI.

VAMOS PROCURAR ALGUMAS DESSAS PALAVRAS? 

ABACAXI, ARAGUAIA, GOIÁS, JATAÍ, MANDIOCA, PAJÉ, TAPIOCA

QUESTÃO 3

UMA DAS CARACTERÍSTICAS DO POVO KARAJÁ É A PINTURA FEIRA NO ROSTO COMO UM RITO DE PASSAGEM AO FIM DA INFÂNCIA. GERALMENTE SÃO TRAÇOS ESCUROS FEITOS COM CARVÃO.

A – APÓS SABERMOS DESSA CARACTERÍSTICA LHE CONVIDO A DESENHAR E PINTAR UMA FACE NO DESENHO ABAIXO, PARECIDA COM AS PINTURAS USADAS PELOS KARAJÁS. AS CORES SÃO BEM VINDAS!

Imagem editada no Canva. original em: https://colorindo.org/indio/

B – CASO DESEJE FAZER ESSA ATIVIDADE DIGITALMENTE ACESSO O LINK A SEGUIR E PINTE O ÍNDIO: HTTPS://WWW.COLORIRGRATIS.COM/DESENHO-DE-ROSTO-DE-CHEFE-%C3%ADNDIO-PENAS_5792.HTML

QUESTÃO 4

MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA.

OS ÍNDIOS KARAJÁS VIVEM PRINCIPALMENTE ÀS MARGENS DO

A) RIO AMAZONAS 

B) RIO NEGRO

C) RIO ARAGUAIA

D) RIO MEIA PONTE 

QUESTÃO 4

MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA.

OS KARAJÁS SÃO CONHECIDOS POR FAZER ARTESANATO DE

A) BONECAS DE BARRO

B) PANELAS EM MADEIRA

C) DESENHOS EM TECIDO

D) PINTURAS EM PAPEL


SAIBA MAIS

Para saber mais veja o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=20YgX5k_FQk

Visite a página: Povos indígenas no Brasil. Link: https://pib.socioambiental.org/pt/Povo:Karaj%C3%A1#Cosmologia.2C_mitos_e_ritos


Autoria:Ariadiny Cândido Morais
Formação:Pedagoga e Mestre em educação
Componente Curricular:Arte
Objetos:

Contextos e Práticas:
Patrimônio cultural material e imaterial

Processos de Criação:
Criação e a ressignificação em artes visuais
Habilidades:

(GO-EF01AR25) Conhecer e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial da brasileira, incluindo-se suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, construir e compreender o vocabulário e o repertório relativos às diferentes linguagens artísticas, bem como reconhecer as suas heranças culturais.



(GO-EF01AR05) Experimentar a criação e a ressignificação em artes visuais, explorando diferentes espaços da instituição escolar e da comunidade, sentindo-se pertencente a esses espaços, respeitando os contextos afetivos e sociais de modo individual, coletivo e colaborativo.
Referência: DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS (DC-GO). GOIÂNIA/GO: CONSED/ UNDIME GOIÁS, 2018. Disponível em: <https://cee.go.gov.br>. ACESSO EM: 24, FEV, 2022.

POVOS INDÍGENAS NO BRASIL. DISPONÍVEL EM: <https://pib.socioambiental.org/pt/Povo:Karaj%C3%A1#Cosmologia.2C_mitos_e_ritos>. ACESSO EM: 24, FEV, 2022.
Documento Curricular para Goiás