You are currently viewing Arte – A cultura goiana e Cora Coralina

Arte – A cultura goiana e Cora Coralina

Esta proposta de atividade de Arte, é destinada a estudantes de 4ºano do Ensino Fundamental.

Imagem 1: Montada no Canva com os recursos da mesma ferramenta

Anna Lins dos Guimarães Peixoto Bretas nasceu em 20 de agosto de 1889 –  faleceu em 10 de abril de 1985.

Também reconhecida pelo pseudônimo de Cora Coralina, foi uma notável escritora e poetisa goiana. Sua obra literária é um retrato autêntico da vida cotidiana no interior do Brasil, especialmente na região de Goiás, onde passou a maior parte de sua existência.

Entre as obras de Cora Coralina estão “Poemas dos Becos de Goiás e Estórias Mais”, “Meu Livro de Cordel” e “Vintém de Cobre: ​​Meias Confissões de Aninha”. Além de suas conquistas literárias, Cora Coralina também desempenhou o papel de doceira, uma experiência que enriqueceu seus poemas e contos sobre culinária. Seu reconhecimento veio postumamente, com diversos prêmios e honrarias no Brasil e no exterior.

A relação entre poesia, arte e culinária permeia a vida e a obra de Cora Coralina. Poesia e arte, como expressões profundas da humanidade, unidas à capacidade de transcender barreiras temporais e culturais, permitindo-nos mergulhar em diversas realidades. Essa análise possibilita novas perspectivas e compreensões da vida e do mundo ao nosso redor.

A beleza desempenha um papel crucial tanto na poesia; a estética convida-nos a apreciar as coisas simples com intensidade, revelando a beleza em detalhes que muitas vezes passam despercebidos. Nesse contexto, podemos afirmar com certeza que Cora Coralina foi uma grande artista, eternizada por suas obras que transcendem fronteiras e continua a apreciar inspiradores da poesia, arte e culinária.

Questão 1

Vamos ver o vídeo a seguir e observar com atenção!

Vamos refletir e dialogar:

A – Sobre quem é o vídeo que acabamos de ver?

B – Você conhecia a história de Cora? O que chamou mais a atenção?

C – Qual a importância de Cora para a cultura goiana e para a cidade de Goiás?

Questão 2

Quem é Você?

Sou mulher como outra qualquer.
Venho do século passado
e trago comigo todas as idades.

Nasci numa rebaixa de serra
entre serras e morros.
“Longe de todos os lugares”.
Numa cidade de onde levaram
o ouro e deixaram as pedras.

Junto a estas decorreram
a minha infância e adolescência.

Aos meus anseios respondiam
as escarpas agrestes.
E eu fechada dentro da imensa serrania
que se azulava na distância longínqua.

Numa ânsia de vida eu abria
o vôo nas asas impossíveis do sonho.

Agora vamos lá:

A – Se houver palavras no texto desconhecidas vamos pesquisar sobre elas.

B – Depois que lemos, vamos observar quem é a autora? Que gênero textual é esse e quais suas características?

C – Vamos dialogar/refletir um pouco sobre a leitura que fizemos e o que nos chamou mais a atenção.

Questão 3

Em que região do Brasil Cora Coralina concentrou sua obra literária, retratando a vida cotidiana?

A) Nordeste

B) Sudeste

C) Sul

D) Centro-Oeste

Questão 4

Além de sua carreira literária, Cora Coralina teve outra atividade profissional significativa. Qual era essa atividade?

A) Jornalista

B) Arquiteta

C) Doceira

D) Médica

Questão 5

Agora que conhecemos um pouco sobre Cora e sua importância para a cultura goiana. Vamos ser os artistas da vez!

Vamos representar o que aprendemos hoje por meio de uma produção artística, pode ser um desenho, um poema ou até mesmo uma coreografia para encenar na declamação do poema.

Cada um de nós tem uma habilidade a ser explorada, então mão à obra!

Saiba mais

Para conhecer mais de Cora Coralina e a Cidade de Goiás, visite o  Museu Casa de Cora Coralina. Disponível em: <https://www.museucoracoralina.com.br/site/>

Banco de Imagens

Imagem 1: Criação feita no Canva com os recursos educacional.

Imagem 2: Cora Coralina, por Gabriel Stein Barreto. Creative Commons Attribution-Share Alike 4.0. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Escritora_Cora_Coralina.jpg>

Autoria:Ariadiny Cândido Morais
Formação:Pedagoga e Mestre em Educação.
Componente CurricularArte
Objetivos:
Matrizes Estéticas e Culturais:
Matrizes Estéticas e Culturais

Materialidades e Imaterialidades:
Patrimônio cultural material e imaterial
Habilidades:
(GO-EF04AR03-A) Conhecer, reconhecer, analisar e valorizar a influência das distintas matrizes estéticas e culturais das artes visuais nas manifestações artísticas locais, regionais, nacionais e universais, bem como produzir artisticamente, a partir das obras dos artistas estudados, relacionando-os aos contextos pessoais e sociais presentes na vida cotidiana, de forma reflexiva e investigativa.

(GO-EF04AR25) Conhecer e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial da brasileira, incluindo suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, construir e compreender o vocabulário e repertórios relativos às diferentes linguagens artísticas, respeitando seus contextos pessoais e sociais.
Referências Goiânia. Secretária Municipal de Educação e Esporte – GEREJA. Matriz Estruturante EJA. 2022Museu Casa de Cora Coralina. Disponível em: <https://www.museucoracoralina.com.br/site/> Acessado em: 08 de mar de 2022.

Coralina, Cora. Poemas dos becos de Goiás e estórias mais. Todas as Vidas. (1983). São Paulo: Global Editora.