You are currently viewing Aprimorando as capacidades físicas e mentais, durante o isolamento social

Aprimorando as capacidades físicas e mentais, durante o isolamento social

Olá! Espero que você esteja bem! Sabia que a ginástica é uma modalidade esportiva existente há milhares de anos? Veio com vários objetivos, dentre eles o de melhorar a saúde. Seus movimentos podem ser observados em diferentes atividades do dia-a-dia, incluindo ações como: caminhar, correr, saltar, rolar, transportar, suspender, alongar dentre outros.

Ela também envolve modalidades competitivas e não competitivas, exigindo uma série de movimentos que aprimoram nossas capacidades físicas como: velocidade, agilidade, força, resistência, flexibilidade e equilíbrio.

Aprenda mais sobre este assunto?

Ginástica – Capacidade Física – Educação Física Escolar – Canal Educação Física – Prof. Leandro M. Wielecosseles – YouTube

ATIVIDADE 1

Você sabe as diferenças entre as ginásticas competitivas e não competitivas? Observe os links a seguir, conceitue e classifique os tipos de ginástica sendo ela competitiva e não competitiva.

https://www.todamateria.com.br/ginastica/

Saiba mais assistindo o vídeo a seguir:

Ginástica – competitivas e não competitivas – Canal Amanda Rodrigues Alves de Almeida – YouTube

ATIVIDADE 2

Bom, agora que você já conhece os tipos de ginástica e como elas se classificam, falaremos agora sobre as capacidades físicas. Mas afinal, o que são capacidades físicas? 

As capacidades físicas são qualidades físicas corporais, próprias de cada indivíduo para a realização dos movimentos. São qualidades que podem ser melhoradas com atividades físicas específicas e, juntamente com as habilidades motoras, integram o desenvolvimento motor.

Veja o vídeo abaixo no canal do youtube para auxiliar sua compreensão:

“Jumping Colors” – VIII Fòrum Internacional de Ginástica Para Todos – Canal LAPEGI – YouTube

Apresentação da coreografia “Jumping Colors” realizada no VIII Fórum Internacional de Ginástica Para Todos em Campinas-SP em Outubro de 2016.

ATIVIDADE 3

Desenvolva desenhos incluindo ações do dia-a-dia, que possam ser observados movimentos como: velocidade, agilidade, força, resistência, flexibilidade e equilíbrio.

ATIVIDADE 4

Antes de praticarmos qualquer atividade física, devemos tomar certos cuidados para que elas aconteçam de forma segura e que venha trazer benefícios a nossa saúde. Que cuidados devem ser observados para praticar ginástica? Acesse o link disponível em: clique aqui

ATIVIDADE 5

Uma das capacidades físicas essenciais para a saúde é a flexibilidade, que corresponde a capacidade da sua articulação realizar movimentos em sua total amplitude. Como está a sua flexibilidade? Realize o teste sugerido abaixo e procure na tabela como você está classificado.

Flexibilidade – Sentar e alcançar – Canal PROESP-Br – YouTube

Tabela referente ao teste de Sentar e Alcançar Adaptado, sem banco segundo a padronização do PROESP – BR. (GAYA & SILVA, 2007), disponível em link

ATIVIDADE 6

Agora que já realizou seu teste, convide a família a participar da avaliação de flexibilidade  e  relate como foi sua experiência.

Saiba Mais| Referências:

https://www.todamateria.com.br/ginastica/

http://www.blog.saude.gov.br/index.php/materias-especiais/51521-ginastica-traz-beneficios-para-o-corpo-mas-deve-ser-praticada-com-cautela

http://www.saosebastiao.sp.gov.br/ef/pages/Corpo/Capacidades/index.html

Objeto de ConhecimentoGinástica geral: Conceito; Elementos gímnicos;
Componente CurricularEducação Física
Habilidades(EF67EF08) Experimentar e fruir exercícios físicos que solicitem diferentes capacidades físicas, identificando seus tipos (força, velocidade, resistência, flexibilidade) e as sensações corporais provocadas por sua prática. (EF67EF10) Diferenciar exercício físico de atividade física e propor alternativas para a prática de exercícios físicos dentro e fora do ambiente escolar.
Proponentes/ Professores:ADRIANE SOARES SANTANA/ NAIZA FERNANDES FRAGA/ MARILUCE PEREIRA DO NASCIMENTO
Instituição Educacional:E.M. BERNARDO ÉLIS
CRE:Brasil Di Ramos Caiado

Ciclo da Adolescência – Turma F (6º ano) – Corpo, Expressão e Movimento