You are currently viewing Aprendizagem virtual com jogos educativos

Aprendizagem virtual com jogos educativos

Olá! Hoje vamos retomar nossos estudos sobre o sistema de numeração decimal integrado ao manuseio de cores e formas geométricas. O que acham? Aproveitem a oportunidade para exercitarem, vivenciarem e manipularem seus conhecimentos através de brincadeiras e jogos, que serão bastante interessantes. Vamos lá?


Atividade 1 

1º Entra no site:

https://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=5229

2º Clique em JOGAR

3º Irá abrir uma tela como demonstrada abaixo 

4º A atividade funciona da seguinte maneira: você deve selecionar o tipo de material e quantidade (cubos, barras ou placas) e formar os números de acordo os pedidos realizados pelo jogo. Veja a marcação e o exemplo abaixo. 

5 º Em seguida, vai aparecer no jogo outra sequência numérica para você fazer.

6º  Conforme a tela abaixo, você deve preencher todas estrelas para treinar as duas operações: adição e subtração. Cada estrela corresponde a uma rodada que deve ser concluída.

Atividade 2

1º Entra no site:

https://rachacuca.com.br/raciocinio/tangram/

Nele você encontra atividades de Tangram. O Tangram é um quebra-cabeça chinês. Seu objetivo é bem simples: formar as figuras pedidas usando todas as sete peças (conhecidas originalmente como tans). As peças são 2 triângulos grandes, 1 triângulo médio, 2 triângulos pequenos, 1 quadrado e 1 paralelogramo. Nesta atividade você deverá escolher 3 figuras e montá-las de acordo com as peças. As figuras podem ser pessoas, animais, objetos e outros símbolos. As imagens abaixo demonstram um exemplo.

Atividade 3

1º Acesse o seguinte site:

https://pt.slideshare.net/CamilaRibeiro35/as-trs-partes-38724756

2º Inicie a leitura do livro “As três partes” clicando no sinal de avanço conforme imagem acima.

3º Após a leitura, identifique o nome das formas geométricas.

4º Observe o ambiente ao seu redor e identifique outros objetos que se pareçam com as formas geométricas encontradas.

Atividade 4 

1º Entra no site:

https://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=8358

2º Irá abrir uma tela como a demonstrada a abaixo

3º Selecione o animal que deseja montar através do sinal

4º A atividade funciona da seguinte maneira. São seis animais e você deve selecionar qual peça se encaixa com a figura do animal selecionado. Clique e arraste as peças de vermelho para os espaços da figura amarela. Ao final você descobre qual animal montou. Lembre-se que uma peça não deve ficar sobreposta a outra.


Referências:

BELLINGHAUSEN , I. Os animais no mundinho. São Paulo; DCL ,2007

Tarsilinha e as formas. Patricia Engel Secco e Tarsilinha do Amaral. São Paulo. Melhoramentos, 2014


Objeto de ConhecimentoSistema de Numeração Decimal;Composição e decomposição de números naturais até 199 unidades;Elementos constitutivos das artes visuais;Matrizes Estéticas e Culturais: Matrizes Estéticas e Culturais local e regional e seus artistas representantes;Brinquedos, brincadeiras, jogos, danças, canções e histórias de distintas matrizes estéticas e culturais de diferentes épocas.
Habilidades(EF02MA01-D) Comparar e ordenar números naturais, até a ordem de centenas, pela compreensão das características do sistema de numeração decimal, agrupando unidades em dezenas e centenas (valor posicional e funções do zero indicando ausência ou mudança de ordem), utilizados em contagens de objetos, situações para a estimativa, jogos, material estruturado, resolução de problemas envolvendo ou não o sistema monetário e exploração de estratégias pessoais de cálculo.(EF02MA04-A) Identificar diferentes formas de decompor um número por adições, utilizando materiais manipuláveis, como fichas numéricas ou jogos e/ou sistema monetário representando uma quantia com cédulas diversa.(EF02MA05-C) Calcular o resultado de adições e de subtrações de números naturais, com recurso ou reserva à ordem superior, utilizando recursos pessoais ou convencionais, e validar os resultados por meio de estimativas ou tecnologias digitais.(EF02MA14-A) Estabelecer relação entre as formas geométricas na natureza e nos objetos cria- dos pelo homem.GO-EF02AR02-B) Conhecer os elementos constitutivos das artes visuais: o ponto, a linha, a forma, a cor, o espaço, os planos, a textura, explorando diferentes suportes, ferramentas, materiais e técnicas tradicionais e alternativas, como componentes fundamentais para a composição, expressão e poética artística.(GO-EF02AR04-A) Distinguir, experimentar, vivenciar e explorar diferentes formas de expressão artística como desenhos, croquis, pinturas, gravuras, colagens, HQ, dobraduras, esculturas, modelagens, instalações, vídeos, fotografias, performances, usando sustentavelmente materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais, desenvolvendo o senso crítico, investigativo e a criação autoral.(GO-EF02AR24) Caracterizar e experimentar o contato direto e indireto com brinquedos, brincadeiras, jogos, danças, canções e histórias de distintas matrizes estéticas e culturais de diferentes épocas, considerando a diversidade e particularidades locais, relacionando com as experiências em artes visuais

Proponentes/ Professores:Marta Maura de Araújo TavaresEva  Helena CalilGraciela Ruth de Moraes Sousa
Instituição Educacional:Escola Municipal Professora Edna de Roure
CRE:Maria Helena Batista Bretas

Ensino Fundamental -Ciclo da Infância – Turma B– 2º Ano – Educação Financeira e empreendedorismo