You are currently viewing Aprender brincando

Aprender brincando

Olá! Que tal começar o dia brincando!? Você gosta das brincadeiras de rua? Aquelas conhecidas desde do tempo das nossas bisavós… mas que são muito divertidas! Elas nos fazem interagir com os amigos e com o mundo que nos cerca. Bora se divertir!


Atividade 01-

Vamos fazer a leitura do texto: Jogos e Brincadeiras Populares

Os jogos e as brincadeiras infantis populares propiciam o desenvolvimento da imaginação, o espírito de colaboração, a socialização e ajudam a criança a compreender melhor o mundo.

Atualmente, devido ao progresso e às mudanças dele decorrentes, as brincadeiras e jogos infantis populares estão sendo substituídos pela televisão, pelos jogos eletrônicos e pelo computador. 

A evolução urbana também tem contribuído para a extinção dessas atividades. O fato de trocar a moradia em casas por prédios de apartamentos e o processo de insegurança generalizada no País, estão fazendo com que as calçadas deixem de ser um local de divertimento infantil. 

Há algum tempo, era muito comum nas cidades, principalmente nos pequenos municípios do interior, as crianças brincarem e jogarem na frente das suas casas, nas calçadas ou em praças e ruas tranquilas. 

Existe uma grande quantidade de jogos e brincadeiras populares conhecidas, que fizeram e ainda fazem a alegria de muitas crianças brasileiras: queimado, barra- bandeira, cabo-de-guerra, bola de gude, esconde-esconde, boca-de-forno, tá pronto seu lobo?, academia ou amarelinha, passarás, rica e pobre, esconde a peia, adedonha ou stop, quebra-panela, o coelho sai, sobra um, concentração.

 
Que tal conhecer um pouco mais dessas brincadeiras? 

“30 BRINCADEIRAS ANTIGAS AS MELHORES” Canal: TEM DE TUDO CANAL TUBE – https://www.youtube.com/watch?v=Q3KizivrCyM

Nesse vídeo você vai relembrar algumas das mais famosas brincadeiras populares e se surpreender com o aprendizado que seu corpo e sua mente podem alcançar brincando.

Agora é sua vez! Escolha uma das brincadeiras sugeridas no vídeo e registre no seu caderno de Educação Física as regras da brincadeira ou jogo que você escolheu.

Atividade 02-

As crianças de hoje tem os jogos da internet como opção de entretenimento, mas será que com nossos pais e avós foi assim? Assista o vídeo do link a seguir, e depois faça uma entrevista com alguém de sua família e registre em seu caderno. Escreva o nome do entrevistado, ano de nascimento e as brincadeiras e brinquedos preferidos de sua infância. Após o registro escrito, ilustre a brincadeira escolhida com um belo colorido.

“VEM BRINCAR NA RUA – Kitty Driemeyer – Música Infantil” Canal:Kitty Driemeyer – https://www.youtube.com/watch?v=z3LmtVKbGjU

Atividade 03-

Você sabia que muitas das brincadeiras populares herdamos de povos indígenas e africanos? Os povos indígenas deixaram para a sociedade brasileira uma diversidade cultural que foi importante para a formação da população brasileira, até mesmo nas brincadeiras. Assista esse vídeo para compreender um pouco dessa herança.

“Brinquedos e Brincadeiras dos Índios Brasileiros” Canal: MAYKIRA – https://www.youtube.com/watch?v=NRGHiB8jdpE

Que tal agora BRINCAR!? Você vai usar um aparelho celular como ferramenta. Se você ainda não tem o seu, peça ajuda para um adulto. Escolha uma brincadeira ou brinquedo popular (que você ou alguém de sua casa tenha) e grave um vídeo curto (de no máximo 3 minutos) brincando! Você pode escolher uma brincadeira com mais de uma pessoa, e convidar seus irmãos, ou primos, ou quem morar na sua casa. Conto com sua criatividade e participação! 


Saiba Mais Referências:

“Brincadeiras Indígenas” Canal: Alessandra leite custodio – https://www.youtube.com/watch?v=KFHIieVJxkA

Objeto de ConhecimentoBrincadeiras e Jogos populares do Brasil e do mundo
Habilidades(EF35EF01) Experimentar e fruir brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo, incluindo aqueles de matriz indígenae africana, e recriá-los, valorizando a importância desse patrimônio histórico e cultural.(EF35EF02) Planejar e utilizar estratégias para possibilitar a participação segura de todos os alunos em brincadeiras e jogospopulares do Brasil e de matriz indígena e africana.(EF35EF03) Descrever, por meio de múltiplas linguagens (corporal, oral, escrita e áudio visual), as brincadeiras e jogospopulares do Brasil e de matriz indígena e africana, explicando suas características e a importância desse patrimônio histórico e cultural na preservação das diferentes culturas.(EF35EF04) Recriar individual e coletivamente e experimentar na escola e fora dela, brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo, incluindo aqueles de matriz indígena e africana, e demais práticas corporais tematizadas na escola, adequando-as aos espaços públicos e disponíveis.

Proponentes/ Professores:Érika Fernada Lima Moreira Karla Nascimento de Carvalho
Instituição Educacional:
E. M. Joaquim Camera Filho
CRE:Jarbas Jayme

 Ensino Fundamental – Ciclo da Infância – Turma – E: 5 º Ano – Corpo, Expressão e Movimento