You are currently viewing Aprendendo com Cantigas

Aprendendo com Cantigas

Olá Criança!!!Hoje, te convido a ouvir um poema cantado. Que legal! Tratada como recreação ou não, a verdade é que a música está presente na humanidade desde os tempos mais remotos. Veja como a música se manifesta nos dias de hoje: ela está presente na televisão, em sites da Internet, no telefone, no teatro e no cinema. Quando vamos à uma festa, lá está ela também.

Então ouça e e cante a música de hoje!

Atividade 1

Veja o vídeo 1, disponível a baixo:

canal-Daniel Minson Pucciariello-“A casa”-https://www.youtube.com/watch?v=jb5z-_TyJfw&feature=youtu.be

Agora, veja o vídeo novamente e comece a cantar junto, se for necessário, veja mais vezes, até que possa cantar junto e convide a sua família para cantar com você.

Ah! E você sabia que a música é uma das formas de representar a arte? Então cantores também são artistas! E você? Gosta de cantar? Qual a sua música preferida? Aproveite para cantar também. A diferença de ler um poema e cantar um poema é a melodia nele acrescentada.

Atividade 2

Você já ouviu e aprendeu o poema cantado, então vamos responder em seu caderno  as questões sobre esse poema:

Qual é o título do poema?

Quem é o autor?

Sobre o que fala o poema?

A casa que o poema fala é igual ou diferente da que você  mora? Por quê?

Por que a casa do poema pode ser considerada engraçada?

Atividade 3

Você percebeu que no poema algumas palavras terminam com o mesmo som, são as rimas. Na poesia, as rimas se caracterizam pela repetição de sons no final de dois ou mais versos, conferindo musicalidade ao poema. As rimas podem ser classificadas quanto à fonética, quanto ao valor, quanto à acentuação e quanto à posição no verso e na estrofe.

Agora veja o vídeo 2, para aprender mais rimas! 

canal-Roberta Paciência-“VAMOS RIMAR? Aprenda a rimar de forma divertida e musical.-https://www.youtube.com/watch?v=ZjoOT4bp2AE&feature=youtu.be

Atividade 4

Tente lembrar o que você vê quando anda pela comunidade e responda as questões abaixo, oralmente:

Quando você anda pela comunidade, observa os diferentes tipos de casa ali existentes?

As casas são todas iguais? Por quê?

Todas são feitas com os mesmos materiais?

Será que todas as pessoas vivem em casas? Ou existem outros tipos de moradias?

Atividade 5

Observe a imagem abaixo e tente perceber quais diferenças entre as casas do seu bairro com a dessa imagem? Conseguiu? 

http://n.i.uol.com.br/ultnot/album/110429moradias_f_009.jpgFonte: https://br.images.search.yahoo.com/search/images

Voltando um pouquinho na história de povoamento do Brasil… Os povos indígenas que já habitavam em nossas terras tinham hábitos e costumes diferentes dos que temos hoje. Isto é percebido também pela forma de moradia que se chama OCA. Agora é com você! Com auxilio de seu responsável pesquise do que era feito as ocas indígenas e registre no seu caderno. Depois registre também como é construída as casas de hoje em dia. 

Saiba que somos um povo miscigenado, ou seja, somos a mistura dos povos indígenas, africanos e europeus. Por isso, temos uma grande diversidade de culturas em nosso país! Temos heranças indígenas, na cultura, na dança, nas comidas típicas e no artesanato. Viu que legal a nossa história?!! A história nos possibilita observarmos, compararmos e compreendermos a evolução e a relação do tempo com a humanidade.

canal:Artes da Tia Rô-“História “A casa torta” – Maria Mazetti-https://www.youtube.com/watch?v=6CW_tG2Wr_0&feature=youtu.be

Panda vai à Escola – “O Jogo Das Rimas”-https://www.youtube.com/watch?v=riv2adaFKTo&feature=youtu.be

“Tipos de Moradia”-https://www.youtube.com/watch?v=U6HuzL3CPLU&feature=youtu.be

Objeto de ConhecimentoPoemas: entonação, ritmo, musicalidade
Contextos e Práticas: Patrimônio cultural material e imaterial Marcos de memória e registros históricos.

O “Eu”, o “Outro” e os diferentes grupos sociais e étnicos que compõem a cidade e os municípios: os desafios sociais, culturais e ambientais do lugar onde vive.
Componentes CurricularesLíngua Portuguesa, Arte e História
Habilidades(EF35LP27) Ler, compreender e apreciar, com certa autonomia, textos em versos, explorando rimas, sons e jogos de palavras, imagens poéticas (sentidos figurados) e recursos visuais e sonoros. 
(GO-EF03AR25) Conhecer e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial da brasileira, incluindo suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, construir e compreender o vocabulário e repertórios relativos às diferentes linguagens artísticas, respeitando seus contextos pessoais.

(GO-EF03HI01-C) Compreender as relações estabelecidas entre os diversos grupos étnicos que forma o seu município como: migrantes, imigrantes, afrodescendentes, indígenas, ciganos, conhecendo e respeitando suas culturas e religiões
Proponentes/ Professores:Cacilda Pires Batista de Oliveira Edidalma de Jesus Lopes
Instituição Educacional:Escola Municipal Prof. Salmon Gomes Figueiredo
CRE:Brasil Di Ramos Caiado