You are currently viewing Aprendendo a fazer leitura de horas em relógios analógicos

Aprendendo a fazer leitura de horas em relógios analógicos

Olá estudantes!!! Dando continuidade aos nossos estudos, na aula de hoje, vamos aprender mais sobre grandezas e medidas, em especial, como funcionam os relógios analógicos e como fazer leitura de horas neles.


Então vamos lá!!!

No nosso dia-a-dia, temos que estar sempre atentos com o tempo. Temos que ter horário certo para acordar, tomar café-da-manhã, estudar, almoçar, brincar. Para conseguir realizar tantas atividades ao longo do mesmo dia é muito importante marcar horário para cada coisa que temos que fazer, ou corremos o risco de não conseguirmos. 

Considerando o fato de que o tempo é muito importante, as pessoas criaram há vários anos alguns tipos de medidores de tempo, tais como a ampulheta e o relógio analógico. Observe as imagens abaixo: 

Foto de Relógio Vintage E Ampulheta Ou Areiavidro Para O Conceito ...
Relógio Digital Aton - Preto | Netshoes

Na primeira imagem, temos um relógio analógico e uma ampulheta, já na segunda imagem temos um relógio digital. 

A Ampulheta usa areia caindo de um recipiente mais alto para um mais baixo, por meio de uma pequena abertura que liga os dois. Com o passar dos anos, as necessidades do homem de medir melhor o tempo levou à invenção do relógio analógico (que tem formato circular e usa ponteiros apontando para horas, minutos e segundos). Nos dias atuais, os relógios estão cada vez mais eletrônicos (digitais), mas o relógio analógico segue sendo muito usado, portanto é muito importante compreender seu funcionamento e como ler horas neles. 

ATIVIDADE 1

Para iniciarmos a compreensão de como funcionam e como fazer leitura de horas em relógios analógicos, assista ao vídeo abaixo: 

(APRENDA A OLHAR HORAS E MINUTOS NO RELÓGIO DE PONTEIRO // CONTOTOYS – Canal Contotoys – Youtube)

ATIVIDADE 2

Mostre que você aprendeu!!!

Diga ao adulto que está cuidando de você neste momento, qual horário cada relógio analógico abaixo indica.

Relógio Analógico - Disciplina - Matemática
Relógio Analógico 22cm Quartz para Parede Kienzle Haller | LojaTudo
Desenho vetorial de relógio analógico | Vectores de Domínio Público

ATIVIDADE 3 

Se em sua casa houver um relógio analógico, peça ao adulto que está com você que mova os ponteiros para que você seja desafiado a ler as horas. Depois de praticar bastante a leitura de horas, registre em seu caderno de matemática, usando desenhos de relógios analógicos, os dois horários do dia que você mais gosta.


https://www.youtube.com/watch?v=DcXwZVtbQ-k
canal-Matemática Legal “COMO VER AS HORAS EM UM RELÓGIO DE PONTEIRO”-https://www.youtube.com/watch?v=DcXwZVtbQ-k

Objeto de ConhecimentoMedidas de tempo: leitura de horas em relógios digitais e analógicos, duração de eventos e reconhecimento de relações entre unidades de medida de tempo.
Habilidades(EF03MA22-A) Identificar semelhanças e diferenças entre relógios digitais e analógicos.
(EF03MA22-B) Ler e registrar medidas e intervalos de tempo, utilizando relógios (analógico e digital) para informar os horários de inicio e termino de realização de uma atividade e sua duração.
Proponentes/ Professores:JOÃO LUIS DIAS ALMEIDA
Instituição Educacional:ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL PRESIDENTE DUTRA
CRE:CENTRAL