You are currently viewing Apreciar Entrevistas

Apreciar Entrevistas

Olá, você conhece as diferentes abordagens de entrevistas e os meios utilizados para vincular essas entrevista?

ATIVIDADES:

Assistam os vídeos abaixo:

Entrevista Clarice Lispector – Parte 1 – Canal
Israel Barros – YouTube

JOSÉ SARNEY, EM MEIO A CRISE POLÍTICA, DÁ ENTREVISTA EXCLUSIVA AO JORNALISMO DO SBT — AO VIVO – Canal eumesmobr – YouTube

Acesse: https://super.abril.com.br/comportamento/a-ciencia-de-um-retrato-falado/

Sobre aspectos comuns encontradas nas entrevistas visitadas:

A presença de um entrevistado e um entrevistador; a organização interna da estrutura da entrevista em pergunta e resposta (superestrutura da entrevista); um tema central (pode ter subtemas) que orienta o esquema de perguntas e respostas; abertura e encerramento da entrevista pelo entrevistador; papel do entrevistador de incitar o outro, questionar, introduzir novos assuntos, reorientar a entrevista, mediar a interação; necessidade de estudo prévio do entrevistador para ordenar, escolher e criar perguntas para o entrevistado (o entrevistador necessita ser especialista no assunto?); papel do entrevistado de responder aos questionamentos e fornecer informações (precisa ser um especialista no assunto ou uma pessoa que goste ou tenha autoridade para falar do tema?); encadeamento das perguntas com base nas respostas dos questionamentos anteriores e com base no direcionamento que o entrevistador quer dar a um tema específico.

Sobre aspectos divergentes: Qual o objetivo de cada uma das entrevistas?  Esse objetivo relaciona-se com o local (mídia) onde foram produzidas? De que maneira há essa co-relação? Qual a posição social dos entrevistados? A relação interativa é simétrica (mesmos direitos interativos) ou assimétrica (um exerce pressão sobre o outro)? E o que falar da condução ideológica de cada entrevistador? Para quem foi produzida a entrevista, ou seja, qual o público-alvo? A entrevista foi conduzida em linguagem formal ou informal? Por quê? Quais as diferenças encontradas com relação às modalidades (oral e escrita) em que a entrevista foi realizada? A gesticulação bem como a expressão fácil dos candidatos nas entrevistas televisionadas ou ainda algum traço prosódico (entonação, ritmo) comunicam alguma coisa?

Depois de estudar todos os aspectos de uma entrevista os alunos produzirão uma entrevista virtual com o tema Aulas virtuais.

Saiba Mais | Referências:  http://www.odontopalm.com.br/podcast/cbn-low.mp3  (Entrevista radiofônica sobre uma dentista blogueira – CBN Curitiba)   
Objeto de ConhecimentoRelação entre textos: Comparação de informações sobre fatos divulgados, procedimentos de curadoria, em diferentes mídias. Reconstrução das condições de produção e recepção dos textos e adequação do texto à construção composicional e ao estilo de gênero: Relação entre textos: Comparação de conteúdos, dados e informações de diferentes fontes.
Habilidades(EF69LP29-A) Refletir sobre a relação entre os contextos de produção dos gêneros de divulgação científica – texto didático, artigo de divulgação científica, reportagem de divulgação científica, verbete de enciclopédia (impressa e digital), infográfico (estático e animado), relato multimidiático de campo, podcasts e vídeos variados de divulgação científica etc. EF69LP30-A) Comparar, com a ajuda do professor, conteúdos, dados e informações de diferentes fontes, levando em conta seus contextos de produção e referências, identificando coincidências, complementaridades e contradições. (EF69LP06-B) Vivenciar, de forma significativa, o papel de repórter, de comentador, de analista, de crítico, de editor ou articulista, de booktuber, de vlogger (vlogueiro) etc., como forma de compreender as condições de produção que envolvem a circulação desses textos e poder participar e vislumbrar possibilidades de participação nas práticas de linguagem do campo jornalístico e do campo midiático de forma ética e responsável.  
Proponentes/ Professores:Liszandrea Bezerra de Melo
Instituição Educacional:Escola Municipal Orlando de Morais
CRE:Bretas

Ciclo da Adolescência – Turma H (8º ano) – Experiências e Curiosidades