You are currently viewing Ciências da Natureza – Aplicações e interferências da radiação na vida e no ambiente

Atividade 1:

Quando você ouve falar em ‘’radiação’’, o que vem à sua mente? Tratamentos de saúde? Perigos? Acidentes nucleares? Seu encontro com a ciência hoje, vai tirar as suas dúvidas e te mostrar como a radiação é importante e fascinante! Assista ao vídeo “O que é radiação?’’

Fonte: YouTube. “O que é radiação?” – Canal: Espantoso Mundo

Durante o vídeo, você pode perceber as diversas formas pelas quais a radiação interfere no ambiente e possibilita inúmeros fenômenos naturais ou até mesmo contribui para tornar o seu dia a dia ainda mais fácil e prático, não é mesmo? Então, chegou a hora de exercitar o que aprendeu.  Use o seu caderno para responder:

1.   Quando você ouve as suas músicas preferidas, qual é o tipo de radiação ali aplicada? Como o som alcança os seus ouvidos?

2.   O que você entendeu por “radiação ionizante”? Ela traz algum perigo aos seres vivos? Comente.

3.   Dê uma boa ‘’olhada’’ à sua volta e procure se lembrar do que fez hoje, desde a hora que acordou. Agora, liste as situações vivenciadas por você, graças à interferência da radiação.

4.   A radiação pode trazer inúmeros benefícios ao ambiente e às pessoas, quando usada corretamente. No Brasil e em todo o mundo, vários campos utilizam-na de forma positiva e contribuem bastante para o bem-estar e saúde dos cidadãos, sem prejudicar a natureza.

5.   Aponte, em seu caderno, quais as aplicações da radiação que você considerou mais importantes e/ou interessantes. Consulte a matéria:

“Conheça outras aplicações da radioatividade” – Portal da Câmara dos Deputados – Agência Câmara Notícias

6. Com o avanço da industrialização e da modernização, a exploração da radiação como fonte de energia cresceu consideravelmente em todo o mundo nas últimas décadas e os resultados nem sempre foram positivos. Assista aos vídeos:

Fonte: YouTube: “Vídeo: Lugares mais radioativos da Terra” – Canal Universo Curioso

Fonte: YouTube. “Videoaula : Quais os 5 alimentos mais radioativos do mundo?’’ – Canal Ciência Em Show

Para organizar as ideias:

7.   Após assistir aos dois vídeos, reflita sobre as vantagens e desvantagens da radiação e de como fazemos uso dessa energia diariamente. Atente-se para os prejuízos e danos que ela pode provocar ao planeta e a todos os seres vivos. Você acha que a  exploração e a aplicação da radioatividade é positiva? Discuta com seus familiares essa questão e anote em seu caderno, usando apenas um parágrafo, a que conclusão chegaram.

PARA SABER MAIS:

Artigo: “Aplicações da radioatividade’’-  Portal Mundo Educação

Fonte: YouTube. “Videoaula: Meio Técnico-Científico-Informacional’’- Canal Vip Geografia

Fonte: “Mito ou Verdade – Radiação de Celulares” – Canal Maximus Magazine
HABILIDADES:(EF09CI06-C) Reconhecer a importância da radioatividade e as medidas de proteção radiológica.
(EF09CI07-A) Identificar as aplicações das ondas na medicina diagnóstica, em raios x, ultrassom, ressonância nuclear magnética, discutindo o papel do avanço tecnológico no tratamento de doenças: radioterapia, cirurgia ótica a laser, infravermelho, ultravioleta.