You are currently viewing Animais invertebrados: insetos

Animais invertebrados: insetos

Olá, estudante!
Esta aula foi veiculada na TV no dia 17/11, terça-feira, contemplando o eixo Educação Ambiental e Saúde. Aqui no Portal Conexão Escola, ela está apresentada em forma de atividade, mas você pode assistir a videoaula quando desejar, acessando link na parte inferior da tela.

A proposta dessa atividade é apresentar um grupo muito grande do Reino Animal, os insetos. São mais de 800.000 espécies espalhados por todo o mundo. Desde as regiões polares até as zonas tropicais, passando por rios, mares e oceanos.

Disponível em: <http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/insetos.htm> acesso em 21.out. 2020

O gafanhoto faz parte do grupo dos insetos

Existem insetos no mundo inteiro. Eles conseguem sobreviver em praticamente qualquer lugar em que haja alimento disponível. Insetos são encontrados em regiões frias, em florestas úmidas e quentes, em desertos, em montanhas, em cavernas e na água doce. Há até alguns poucos tipos de insetos que vivem na água salgada.

Inseto. In Britannica Escola. Web, 2020. Disponível em: <https://escola.britannica.com.br/artigo/inseto/481571>. Acesso em: 20 de outubro de 2020.

Os insetos são animais invertebrados, não possuem coluna vertebral e nem crânio, e integram um grupo maior, os artrópodes. 

Assista a videoaula da professora Rafaela Lima do Canal Mais Ciências. Nessa videoaula a professora apresentará as principais características desse grupo: os insetos. Em seguida, responda as questões:

Professora Rafaela Lima – Canal Mais Ciências – Vida de Inseto

PERGUNTAS

Questão 1
Apresente as principais características dos artrópodes:

Questão 2
Explique o que é: ECDISE ou MUDA

Questão 3
Em tópicos, aponte as características típicas dos insetos:

Questão 4
Como é o processo de reprodução dos insetos?

Questão 5
Clique no link, leia o artigo e , em forma de esquema, explique como ocorre a metamorfose. Clique aqui para ler o artigo: metamorfose

Questão 6
Observe a imagem:

Inseto. 1 fot., color. In Britannica Escola. Web, 2020. Disponível em: <https://escola.britannica.com.br/artigo/inseto/481571/recursos/134579>. Acesso em: 20 de outubro de 2020.

A partir da videoaula e de suas pesquisas sobre o assunto, apresente quais são os segmentos que estruturam o corpo dos insetos e, em seguida, discorra sobre o funcionamento do seu organismo (sistema respiratório, sistema circulatório, sistema digestório e sistema excretor):

Assista ao programa Conexão Escola – Eixo Educação Ambiental e Saúde – Sistema de Classificação dos Animais  – Bloco 2

Insetos – Ens. Fundamental – Ed. Ambiental e Saúde – Anos Finais – Bl 2 – 17 novembro 2020
Referências:
Inseto. In Britannica Escola. Web, 2020. Disponível em:<https://escola.britannica.com.br/artigo/inseto/481571>. Acesso em: 20 de outubro de 2020
Insetos. Fiocruz. Disponível em: <http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/insetos.htm> acesso em 21.out. 2020
Habilidades
(GO-EF07CI07) Caracterizar os principais ecossistemas brasileiros e compará-loscom outros ecossistemas globais quanto à paisagem, à quantidade de água, aotipo de solo, à disponibilidade de luz solar, à temperatura etc., correlacionandoessas características à flora e fauna específicas.
Objetos do ConhecimentoDiversidade de ecossistemas
Componente Curricular:Ciências